Confirmado: Conrado e Carla são os lideres do ranking de 2013

09/10/2013


Gaúcho e paulista chegam ao posto de  nº 1 do Brasil. Pepê sobe para o quarto lugar


Conrado: terminando 2013 como o número 1 do golfe amador brasileiro
Conrado: número 1 do golfe amador brasileiro

por: Ricardo Fonseca

Conforme o Portal Brasileiro do Golfe já havia antecipado, o gaúcho Leonardo Conrado e a paulista Carla Ziliotto são os primeiros colocados do último ranking brasileiro, divulgado nesta terça-feira pela Confederação Brasileira de Golfe. Ambos chegaram à liderança no último grande torneio do ano, na Bahia, onde Conrado foi o vice-campeão masculino e Carla venceu entre as mulheres.

Confira, ao lado, os dez primeiros de cada ranking

A boa surpresa do ranking de 2013 é o paulista Pedro da Costa Lima, o Pepê, ex-campeão brasileiro, que competiu em apenas três dos 11 torneios válidos para o ranking deste ano até agora – sete abertos estaduais, o Amador do Brasil, que valeu 50% a mais, e três torneios regionais, de menor pontuação. Pepê venceu dois estaduais (SP e BA) e foi o melhor brasileiro em um regional (Aberto do São Paulo GC), para terminar o ano como número 4 do Brasil.

Concentração – Quatro dos 11 torneios do ranking nacional de 2013 até agora foram jogados no Paraná (Amador do Brasil, Aberto do Estado do Paraná e os abertos da Cidade de Curitiba e da Federação Paranaense e Catarinense de Golfe). Houve dois torneios em São Paulo (Aberto do Estado e do SPGC) e dois no Rio Grande do Sul (Sul-Brasileiro, que valeu pontos como estadual, e o Aberto do Estado do RS, que teve pontos como evento regional). Rio de Janeiro, Brasília e Bahia tiveram apenas um torneio contando para o ranking. Há quatro torenios regionais marcados ainda para este ano, dois no RJ, um no RS e um em SP.

À frente de Pepê no ranking masculino terminaram dois juvenis: o paranaense Homero de Toledo Sobrinho, segundo do ranking, e o gaúcho Matheus Balestrin, o terceiro colocado. Pepê terminou com pequena vantagem sobre três jogadores: Luis Thiele, do Paraná, quinto colocado; o gaúcho Octávio Villar, o Fanta, que era líder do ranking até desistir de jogar na Bahia no último final de semana e caiu para sexto; e Ivan Tsukazan, do Damha Golf Club, que terminou em sétimo. A diferença entre Pepê e Tsukazan foi de menos de seis pontos.

Mulheres – No feminino, Carla Ziliotto venceu o último grande torneio do ano para ser a número 1 do Brasil. Ela foi a única com três títulos estaduais no ano (BA, SP e RJ), superando Lúcia Guilger, a Barata, que depois de passar o ano todo como a número 1, caiu para segundo ao ser vice-campeã na Bahia, atrás de Carla. Barata venceu o Sul-Brasileiro e os dois torneios regionais do Paraná.

Ruriko Nakamura, campeã em Brasília, completou o trio de paulista no topo do ranking brasileiro. A seguir, terminaram duas juvenis: a carioca Giulia Malmann, em quarto, e a paranaense Carolina Yamada, em quinto. As duas seguintes – Nathalie Silva (6ª) e Luciane Lee (7ª) – jogam nos EUA e atuaram pouco no Brasil.

  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course

  • Golfe 2016

    Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados