Conrado sobrevive a vento e triplo bogey para vencer em Búzios

11/04/2011


Gaúcho encerra jejum de quase um ano com título do Aberto da Federação do Rio


Leonardo Conrado: muito o que comemorar em sua volta ao roll dos campeões do ranking brasileiro de golfe
   Conrado: muito que comemorar em sua volta ao roll dos campeões do ranking brasileiro de golfe

Álbum de fotos: veja uma centena de imagens inéditas do torneio, clicando aqui!


E, a partir de quarta-feira, o vídeo com a cobertura completa e os melhores momentos do Aberto da FGERJ e uma reportagem especial sobre o campo de Búzios

por: Ricardo Fonseca

Quase um ano depois de conquistar no Aberto Sul-Brasileiro de 2010, em Porto Alegre, o gaúcho Leonardo Conrado voltou a vencer um torneio do ranking nacional ao conquistar o título do Campeonato Aberto da Federação de Golfe do Estado do Rio de Janeiro, encerrado neste domingo no Búzios Golf Club, na Região dos Lagos. Conrado sobreviveu ao designer desafiador de Pete Dye, a ventos de até 40 km/h e a um triplo bogey no buraco 9, para ainda vencer por três tacadas de vantagem. Entre as mulheres, a paranaense Larissa Pombo venceu por seis.

Depois da desclassificação do carioca Eduardo Vasconcelos, que liderava por duas após a rodada de sábado, por causa de um erro no cartão, Conrado começou a volta final empatado em primeiro, com o também gaúcho Felipe Lessa, o Torito, e com o americano Clay Hamlin, que mora no Paraná e joga pelo Royal Golf. Conrado abriu a volta com birdie no 1, mas jogou três acima de ida, depois de jogar uma bola na água frontal no traiçoeiro buraco 9, um par 3, onde não entrou no green com a terceira e não escapou de um triplo bogey.

Liderança – Clay, o marcador que contribuiu para a desclassificação de Vasconcelos ao se esquecer de assinar o cartão do jogador na rodada se sábado, começou o dia batendo bem na bola, mas errando muitos putts, para jogar duas acima nos primeiros nove. Com isso, a liderança passou para as mãos de Torito, que depois de um bogey no 1 fez três birdies para jogar duas abaixo de ida e abrir três de vantagem sobre Clay e quatro sobre Conrado.

Mas uma bola mal jogada da banca, que resultou num duplo bogey, acabou com a confiança de Torito, que errou demais e jogou oito acima nos nove buracos finais. Torito fechou o dia com 79 tacadas e caiu para o terceiro lugar empatado com o paulista Ivan Tsukazan, do Santos São Vicente. Clay também jogou mal na segunda metade do campo e uma bola na água no 15 acabou com suas chances de vitória. Jogou 77 para ainda ser vice-campeão.

Virada – Conrado, que tinha feito a melhor volta do campeonato ao jogar 72, o par do campo, no sábado, quando as rajadas de vento chegaram a 40 km/h segundo informações do visinho aeroporto de Búzios, soube manter a calma após o desastre no nove. Preciso nos drives e nos tiros para o green, ele recuperou uma tacada nos na segunda metade do campo, para jogar 74, a segunda melhor voltar do dia, e vencer com tranqüilidade.

“Não pude jogar nos dois primeiros torneios do ano por razões particulares, mas estou de volta aos torneios do ranking e, claro que quero ter uma chance de conseguir uma vaga para a equipe da Los Andes”, disse o médico gaúcho, referindo-se ao Sul-Americano de Golfe por Equipes que o Brasil volta a sediar no Gávea, no Rio, em novembro, após nove anos.

Destaques – Henrique Pombo, do Paraná, foi o segundo melhor juvenil em campo, depois de Ivan, ao terminar em sétimo lugar, empatado com o pré-sênior Roberto Gomez. Destaque ainda para Edcarlos Oliveira Santos, de Búzios, que conseguiu terminar entre os dez primeiros num torneio com os melhores jogadores do Brasil

Depois de uma má estréia, Pedro da Costa Lima, o Pepê, jogou 75 nas duas rodadas finais para ainda ser o quinto colocado, empatado com Arthur Lang, que começou em segundo, mas piorou de resultado a cada dia. O paulista Giordano Junqueira, que chegou a Búzios como número 1 do Brasil, jogou mal na estréia e pior no sábado, mas se recuperou no domingo ao jogar 72, e igualar a melhor volta do torneio, ainda assim em 11º lugar.

Mulheres – Na esvaziada competição feminina, que reuniu apenas oito jogadoras, sendo seis veteranas, o destaque foi Larissa Pombo, do Paraná, que está voltando ao golfe após três anos parada em grande estilo. Ela jogou três voltas de 81 tacadas para conquistar seu primeiro título de um torneio do ranking nacional com seis tacadas de vantagem sobre a paulista Ruriko Nakamura, líder do ranking brasileiro. Adriana Oliveira, do Paraná, terminou em terceiro, 11 atrás da líder.

Destaque ainda para Sonia Vasena, de 13 anos, do Gávea, que estreou em competições nacionais quebrando 100 nas duas rodadas finais. Ela é uma das poucas esperanças de que o ranking brasileiro da mulheres faça algum sentido uma vez que o golfe competitivo feminino está desaparecendo ano após ano no Brasil e hoje não consegue reunir sequer as jogadoras suficientes para completar a lista das que recebem pontos para o ranking nacional.

Apoios – O Campeonato Aberto da FGERJ teve apoio do Hotel Atlântico Búzios e da Prefeitura de Búzios, através da Secretaria de Turismo, que distribui, durante os jogos, Hidrotônico I9 da Coca-Cola, e ainda sorteou vouchers para comer em diversos restaurantes de Búzios: Tartaruguinha, Boom, Rocca, Salsa e Lorenzo.

A Faculdade Unilagos, através do Dr. Gustavo Suarez, deixou uma equipe de enfermagem à disposição dos jogadores. A Privilège Búzios forneceu cortesias para a noite de sábado e o Portal Brasileiro do Golfe fez a cobertura do evento em conjunto com a revista Golf & Turismo.

  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course

  • Golfe 2016

    Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados