Copa Brasília de Golfe: Navarro faz até chover no Distrito Federal

17/06/2012


Felipe flerta com recorde para conquistar primeira vitória em seu terceiro torneio profissional


Navarro: vencendo seu primeiro grande torneio de golfe como profissional por três tacadas de vantagem
Navarro: vencendo seu primeiro grande torneio de golfe como profissional por três tacadas de vantagem

Clique aqui e veja dezenas de fotos inéditas do torneio.

texto: Ricardo Fonseca – fotos: Thais Pastor

Assim que Felipe Navarro empurrou a bola para o buraco para fazer par no 18, jogar 67, somar 11 abaixo do par e ser campeão da Copa Brasília de Golfe, primeira das quatro etapas de 2012 do CBG Pro Tour, começou a chover forte, algo raríssimo em pleno mês de junho, no Distrito Federal. Deviam ser os deuses do golfe comemorando a chegada de uma das maiores promessas do esporte no Brasil ao círculo dos campeões, com uma vitória maiúscula por três tacadas de vantagem sobre Alexandre Rocha, nosso único representante no PGA Tour, e todos os outros melhores profissionais do país e fortes convidados do exterior, onde se destacava o paraguaio Marco Ruiz, número 1 do Tour das Américas de 2012.

Navarro, de 21 anos, começou a volta final no campo do Clube de Golfe de Brasília, desenhado por Robert Trent Jones, com seis abaixo do par e duas tacadas de vantagem sobre Rocha e Marcos Silva, que jogaram no pelotão ao seu lado, e de Ronaldo Francisco, atleta patrocinado pela YKP, que jogou no grupo da frente ao lado de Philippe Gasnier e Rogério Bernardo.

Ronaldo diminuiu a diferença com um birdie no 1, mas só conseguiu abaixar mais uma no 11, de par 5, o buraco mais fácil do campo, e ainda fez quatro bogeys para jogar74, sua pior volta da semana, e empatar em quinto. Gasnier também começou forte, com dois birdies em cinco buracos, mas só conseguiu mais um no 11, para jogar 69 e ficar sozinho em quarto, sendo o único dos 18 finalistas sem fazer um bogey sequer neste sábado. Gasnier foi o único, além do campeão, a jogar abaixo do par todos os dias.

Navarro fez um birdie no buraco 2 e outro no 5, um par 5, aonde chegou com a segunda no green com o melhor tiro do dia, uma alta de fade para sair do meios das árvores à direita da raia. Todos de seu grupo fizeram birdie neste buraco e no 7, o outro par 5 da primeira metade do campo. Mas foi com um approach magnífico no 11, onde deixou a bola dada para eagle, que Navarro começou a selar a sorte do jogo. Ele ainda fez birdies no 12 e no 13 para abrir seis de vantagem e só não igualou o recorde do campo de sete abaixo, porque a ansiedade para terminar o fez cometer um duplo bogey no 17, a única mácula em seu cartão.

“Essa vitória é muito importante para mim”, diz Felipe, que agradeceu publicamente ao pai, o profissional Rafael Navarro, por sempre o incentivar e acreditar em seu golfe. “Nunca fui um amador muito vitorioso, alternava boas voltas com dias ruins, mas como profissional tenho uma equipe muito boa, com preparador físico, psicólogo e nutricionista e minha atitude mudou”, conta Felipe, que tem como técnico seu pai.

Alexandre Rocha jogou 68 pelo segundo dia consecutivo, mas a volta de 72 no primeiro dia acabou lhe custando a chance de lutar por seu primeiro título no Brasil desde 2003. Rocha fez cinco birdies e um bogey para ficar sozinho em segundo, num dia em que ninguém, talvez nem Tiger Woods, conseguiria parar Felipe, que jogou um golfe irretocável por 17 buracos. Marcos Silva, que fez a melhor volta do torneio – 67 (-5) -, no segundo dia, igualada por Navarro na volta final, jogou 69 para terminar em terceiro, uma atrás de Rocha, que embarcou à noite para os Estados Unidos, onde voltar a jogar na próxima semana pelo PGA Tour.

O torneio será encerrado neste domingo, com um Pro-Am reunindo amadores e profissionais. A partir das 9 horas, haverá ainda aulas grátis de golfe para quem quiser dar suas primeiras tacadas.
O evento faz parte do circuito profissional de golfe criado pela Confederação Brasileira de Golfe em parceria com a IMX, tem apoio da Nextel e SporTV e conta com recursos da Lei de Incentivo ao Esporte.

O Portal Brasileiro do golfe viajou para fazer a cobertura da Copa Brasília de Golfe a convite da IMX e da CBG.



  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course

  • Golfe 2016

    Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados