Copa Curitiba de Golfe: Philippe Gasnier vence por cinco

02/09/2012


Ronaldo Francisco termina em segundo e mantém liderança do ranking brasileiro


Gasnier com Beto, seu caddie de longa data: voltando a vencer um torneio de golfe no Brasil
Gasnier com Beto, seu caddie de longa data: voltando a vencer um torneio de golfe no Brasil

por: Ricardo Fonseca

O carioca Philippe Gasnier jogou 65, a melhor volta de todo o torneio, para somar 201 tacadas, 15 abaixo do par, e conquistar o título da Copa Curitiba de Golfe, encerrada neste sábado, no Alphaville Graciosa Clube, em Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, no Paraná. Gasnier terminou cinco tacadas à frente do paulista Ronaldo Francisco, patrocinado pela YKP, que jogou 67 na volta final e continua a liderar o ranking brasileiro, após a terceira da quatro etapas do CBG Pro Tour de 2012.

Gasnier, que fez oito birdies e apenas um bogey na volta final, estreou na temporada com um quarto lugar na etapa de Brasília, mas depois abandonou a segunda, no Damha Golf Club, em protesto contra um erro da arbitragem que lhe custou um quádruplo bogey no penúltimo buraco da estreia. Gasnier só voltou ao clube no dia seguinte para devolver seu cartão de sócio do departamento profissional da CBG, já destruído.

Palavrões – Assim que terminou sua rodada no Damha, Gasnier disse, na frente de várias pessoas, palavrões para o árbitro que fora se desculpar pelo erro. Ficou decidido que por causa dessa grave infração às Regras do Golfe ele seria punido com a suspensão de dois torneios, este de Curitiba, e o próximo no Terras de São José Golfe Clube, em Itu, que ele já não jogaria, por causa do calendário apertado do PGA Tour Latinoamérica.

Mas, ao que tudo indica, por motivos políticos, a punição foi esquecida em troca de Gasnier permanecer filiado à CBG, abrindo um precedente perigoso para o golfe nacional. Afinal, por mais razão que um jogador tenha num incidente de regras, isso não lhe dá o direito de faltar ao respeito com um oficial do evento, que também é diretor da CBG e bem mais velho do que o jogador. Após a vitória em Curitiba, a assessoria de imprensa da CBG divulgou nota à imprensa onde Gasnier é citado elogiando a entidade e tudo foi varrido para debaixo do “tapetão”.

Destaques – O paulista Felipe Navarro, que saiu ao lado de Gasnier, fez um triplo bogey no 18, jogou 74 e caiu do terceiro para o sexto lugar, com cinco abaixo no total. Ele terminou empatado com Edione Nogueira, de Londrina, líder do primeiro dia, que também devolveu três tacadas nos dois buracos finais, para jogar 71.

O paraguaio Nilson Cabrera começou e terminou o dia em terceiro, depois de jogar 70 e somar oito abaixo. O paulista Giordano Junqueira jogou 68 neste sábado, para somar sete abaixo e ficar sozinho em quarto lugar. O também paulista Pablo de La Rua jogou 68 e terminou em quinto, com seis abaixo.

PGA Tour LA – Daniel Stapff, que jogava em casa, passou seu primeiro corte no circuito e terminou em 13º, com duas abaixo, uma atrás de Rogério Bernardo, Guilherme Oda e JP Albuquerque, que empataram em décimo, com três abaixo. Gasnier, Ronaldo, Navarro, Bernardo e Stapff, além de Odair Lima, que não passou o corte, estréiam esta semana no PGA Tour Latinoamérica, que abre suas atividades com dois torneios no México, seguido por um na Colômbia.

A Copa Curitiba de Golfe, que distribuiu R$ 100 mil, em prêmios, sendo R$ 22 mil para o campeão, teve patrocínio da Nextel e SporTV, apoio da TAM Viagens, Nespresso, Cadence, Alphaville Graciosa Clube e Federação Paranaense e Catarinense de Golfe e contou com recursos da Lei de Incentivo ao Esporte.

  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course

  • Golfe 2016

    Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados