Copa Itu de Golfe: Edione volta a surpreender favoritos

28/09/2012


Profissional do Paraná é o líder isolado em dia de terror no green-ilha do buraco 14 de Itu


Edione: líder de mais um torneio profissional de golfe e perto de se consolidar entre os melhores do país
   Edione: líder de mais um torneio profissional de golfe e perto de se consolidar entre os melhores do país

por: Ricardo Fonseca

Uma volta de 71 tacadas, uma abaixo do par, deu ao profissional paranaense Edione Nogueira a liderança isolada da Copa Itu de Golfe, quarta e última etapa do CBG Pro Tour de 2012, que começou a ser jogada nesta quinta, no Terras de São José Golfe Clube, em Itu (SP). Edione fez quatro birdies e três bogeys, todos em pares 5, e foi um dos poucos que passou pelo novo green-ilha do buraco 14 sem devolver tacadas para o campo.

Inaugurado oficialmente no Pro-Am de quarta-feira, o green-ilha do 14 foi o “terror” do campo, com apenas dois birdies entre os 68 profissionais que passaram por esse par 4 de 400 jardas, que foi jogado com média de 5,16 tacadas (+1,16) e já pode ser considerado o buraco mais difícil do campo. Além dos dois birdies houve apenas 21 pares no buraco 14, contra 22 bogeys, 17 duplos bogeys e seis coisas piores, incluindo um 12! No total, o buraco 14 foi jogado em 79 acima do par pelos 68 jogadores em campo.

O buraco 5 perdeu o posto de mais difícil, mas não ficou muito atrás do 14. Ninguém fez birdie nesse par 4 que teve 21 pares, 22 bogeys, 17 duplos bogeys e seis triplos bogeys ou pior. Foram 66 tacadas acima do par, com média de 4,97 tacadas (+0,97). Com apenas um profissional abaixo do par e três jogadores no par do campo, a primeira volta do torneio foi jogada em média com 8,9 tacadas acima do par.

Liderança – Edione terminou à frente dos principais favoritos, repetindo o que já havia feito em outros torneios profissionais do ano. Em segundo, no par do campo (72), empataram o paulista Rogério Bernardo, o Tiger, que vem de uma vitória no Aberto do Arujá e se recuperou de um duplo bogey no buraco 5, e Odair Lima, do Paraná, ambos membros do PGA Tour Latinoamérica. Também em segundo terminou o veterano paranaense Carlos Dluhosch, que liderou o torneio durante quase todo o dia e volta a figurar entre os melhores de um torneio profissional. Todos os quatro primeiros passaram incólumes pelo 14 e só Odair fez bogey no 5.

Entre os cinco profissionais empatados em quinto, com 74 tacadas, duas acima, está Felipe Navarro, campeão da etapa de Brasília, que fez um dos três eagle do dia, no buraco 6, de par 5, e apenas mais um birdie. Ele divide a posição com José Aderbal, Rafael Gonzalez, Alex Sandro Leite e Fabeiro, da Argentina.

Destaques – Ronaldo Francisco, patrocinado pela YKP e número 1 do Brasil, que vem de uma vitória no Damha e um vice-campeonato no Arujá, estreou em 13º lugar, com 4 acima, ao lado de Daniel Stapff, que como ele é membro do PGA Tour Latinoamérica; de Tiago Silva, campeão do PL, e o paraguaio Nilson Cabrera que vem de um segundo e um terceiro lugar nas duas etapas anteriores do CBG Pro Tour (Damha e Paraná).

Após a segunda rodada, nesta sexta, haverá um corte, que está por enquanto em cinco acima, classificando apenas os 18 primeiros e empatados para disputar os R$ 100 mil em prêmios no sábado, na rodada final. A Copa Itu de golfe tem o patrocínio da Nextel e SporTV, apoio da TAM Viagens, Nespresso e Terras de São José Golfe Clube e conta com recursos da Lei de Incentivo ao Esporte.

  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course

  • Golfe 2016

    Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados