Copa Itu de Golfe: Odair faz birdie no 18 para vencer por uma

30/09/2012


Barcellos faz melhor volta do torneio, mas erro no buraco final lhe custou o título


Rosaldo Malucceli, do Terras de São José Golfe Clube, entrega trofé de campeão a Odair Lima: emoção
Rosaldo Malucceli, do Terras de São José Golfe Clube, entrega trofé de campeão a Odair Lima: emoção

por: Ricardo Fonseca

Doze anos depois de virar profissional, o paranaense Odair Lima, head-pro do belo campo de 18 buracos de Maringá, finalmente poderá mostrar o troféu que seu filho de cinco anos vivia lhe cobrando: o de campeão da Copa Itu de Golfe, quarta e última etapa do CBG Pro Tour de 2012, encerrada neste sábado, no campo do Terras de São José Golfe Clube, em Itu. Odair fez birdie no 18 para jogar 71 pelo segundo dia consecutivo, ser o único em campo sem voltas acima do par, somar duas abaixo e vencer por uma de vantagem.

Odair Lima vence seu primeiro torneio de golfe profissional“Essa vitória significa tudo para mim”, diz Odair, o Cazuza, de 35 anos, que nasceu em Pitanga, no Norte do Paraná, fez carreira como caddie do Clube Curitibano, onde aprendeu a arte do golfe com o profissional Federico German e, desde 2000, passou a ser o profissional do Maringá Golfe Clube, para onde foi indicado pelo amigo Marcos Silva quando ainda trabalhava carregando bolsas.

Duelo – Odair começou o dia vencendo por três tacadas, mas perdeu sua liderança ainda na primeira metade do campo para Rafael Barcellos, que jogou seis abaixo de ida, na metade mais difícil do campo, para liderar por uma. Depois do começo arrasador, Barcellos sentiu a pressão de voltar a ter a oportunidade de vencer um torneio depois de muito tempo, não conseguiu fazer um birdie sequer na segunda metade do campo, e ainda fez um bogey, para jogar 67, cinco abaixo do par, ainda assim a melhor volta de todo o torneio.

Barcellos chegou ao buraco 18, um par 5, empatado com Odair. Bateu um excelente drive no meio da raia e deixou a segunda na esquerda do green, com chances de terminar como líder na sede, com duas abaixo. Mas errou feio a terceira tacada, uma “papa” que deixou sua bola no colar do green. O putt para birdie passou perto, mas ele fez apenas par, sabendo que poderia ter jogado fora a chance de vencer pela primeira vez desde que virou diretor de profissionais da CBG.

Odair Lima venceu o torneio e Ronaldo Francisco foi o nº 1 do circuito de golfeVitória – Odair também sentiu a pressão no meio da segunda volta, com bogeys no 13 e no 14, ambos com putts curtos que lhe custaram três tacadas sobre os greens. Ele chegou ao tee do 18 sabendo que precisava de birdie para vencer e não arriscou. Bateu o drive com segurança, a segunda para 70 jardas do green e de lá bateu um lob mágico, que deixou a bola a 70 cm do buraco. Birdie para vencer por uma e extravasar a emoção.

A segunda melhor volta do dia foi do paulista radicado no Rio Felipe Navarro, que jogou 68, quatro abaixo, com um eagle e três birdies, para ainda ser o terceiro colocado. Ronaldo Francisco, número 1 do Brasil, patrocinado pela YKP (ao lado com Odair), jogou 71, uma das seis voltas abaixo do par do sábado, para empatar em quinto, o suficiente para terminar o ano como número 1 do ranking de prêmios do CBG Pro Tour e ganhar um troféu comemorativo de Rachid Orra, presidente da CBG. Rosaldo Malucceli, sócio proprietário do Terras de São José entregou o troféu de campeão a Odair.

Mais destaques – Destaque ainda para o veterano paranaense Carlos Dluhosch, que voltou a figurar entre os melhores de um torneio profissional importante ao jogar 69 e empatar em quinto com Ronaldo. O paraguaio Nilson Cabrera, que fez um eagle para jogar 70, ficou sozinho em quarto lugar. Edione Nogueira, de Londrina, líder do primeiro dia, jogou mal a segunda metade do campo e terminou em 12º. Rogério Bernardo jogou 74 para terminar em nono, uma posição atrás de Giordano Junqueira (76), que começara o dia na vice-liderança.

A Copa Itu de golfe teve o patrocínio da Nextel e SporTV, apoio da TAM Viagens, Nespresso e Terras de São José Golfe Clube e contou com recursos da Lei de Incentivo ao Esporte. A realização foi da IMX, em parceria com a CBG, e a organização da Golf e Cia.

  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course

  • Golfe 2016

    Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados