Copa Los Andes: Brasil estreia em quarto no masculino e no feminino

22/11/2012


Após uma vitória e uma derrota no primeiro dia, as duas equipes decidem sorte nesta quinta


Meninas do Brasil: estreando em quarto, mas com boas chances de chegar o título do golfe sul-americano
Meninas do Brasil: estreando em quarto, mas com boas chances de chegar o título do golfe sul-americano

por: Ricardo Fonseca

As equipes masculina e feminina do Brasil estrearam em quarto lugar, com uma vitória e uma derrota, em seus jogos desta quarta-feira, na 67º Copa Los Andes, o Campeonato Sul-Americano de Golfe por equipes, que está sendo disputado até sábado no Lagunita Country Club, em Caracas, na Venezuela. O Brasil que tenta o bicampeonato masculino e o primeiro título em dez anos no feminino, ainda pode chegar aos dois títulos, desde que vença seus jogos decisivos nesta quinta-feira.

Os homens começaram perdendo os dois jogos de duplas de tacadas alternadas pela manhã, tanto para o Paraguai, quanto para a Colômbia. André Tourinho e Leonardo Conrado perderam os dois jogos no 18 (1 up e 2 up), enquanto Luis Thiele e Rafael Becker ficavam em ambos no 17 (3 & 1). Thomas Mantovanini descansou. Octávio Villar, o Fanta, é o capitão do time e o inglês Shaun Case o “coach”.

Individual – Nos quatro jogos individuais da tarde, os meninos do Brasil viraram o jogo para vencer o Paraguai pelo placar mínimo de 7 a 5, com Mantovanini, Becker e Conrado vencendo seus jogos e Thiele empatando. Tourinho descansou. Com isso o Brasil somou dois pontos, para dividir a quarta colocação do torneio com Venezuela e Uruguai que também tiveram uma vitória e uma derrota cada. Conrado, reestreando na Los Andes, foi o único do Brasil a vencer dois jogos no dia.

A liderança entre os homens está sendo dividida por Argentina e Chile, que venceram seus dois jogos de estreia. A Argentina superou a Venezuela e o Equador por 7 a 5, enquanto o Chile fazia 7 a 5 no Peru e 8 a 4 no Uruguai. A Colômbia vem em terceiro com três pontos conseguidos com sua vitória sobre o Brasil e um empate contra o Paraguai, que só somou um ponto. Uruguai e Venezuela dividem a quarta locação com o Brasil, enquanto Equador e Peru estão em último.

Desafio – O Brasil precisa vencer os dois jogos desta quinta, contra Argentina e Uruguai, para manter as chances de conquistar o bicampeonato. A Argentina, maior ganhadora da Los Andes com 35 títulos, o último conquistado em 2009, é líder, mas não impressionou, com duas vitórias apertadas na estreia. O Uruguai perdeu as duas duplas para o Chile e não virou o jogo à tarde, com duas vitórias para cada lado, mas é uma equipe muito forte e que tem Juan Alvarez, o Bola, bicampeão da Faldo Series no Brasil, e Agustin Tarigo, dois velhos conhecidos dos brasileiros, como destaque.

Nos outros confrontos do dia, a Colômbia enfrenta a equipe da casa, a Venezuela, tentando permanecer viva no torneio, e o lanterninha Peru, em jogos de todos contra todos; enquanto o líder Chile é favorito tanto contra o Equador quanto contra o Paraguai.

Mulheres – No feminino, o Brasil nem tomou conhecimento do Equador, a quem venceu por 11 a 1, na estreia, mas tropeçou na Venezuela, a equipe da casa, que saiu das duplas pela manhã vencendo por 3 a 1, com Clara Teixeira e Luciane Lee perdendo seu jogo e Nathalie Silva e Luiza Altmann empatando. Vitória Teixeira descansou. Beth Bunny é a capitã, assessorada pela profissional Maria Alice Gonzalez.

Nos jogos da tarde, o Brasil teve chances de virar o jogo contra a Venezuela. Clara venceu fácil (5 & 4) e Luciane chegou dorme no 18 para vencer por 2 up, mas Vitória, que foi até o buraco final, perdeu por 1 up, enquanto Nathalie ficava no 16. A juvenil Altmann, de 14 anos, descansou.

Classificação – Argentina, Venezuela e Paraguai dividem a primeira colocação com 4 pontos – duas vitórias – cada, enquanto o Brasil vem em quarto ao lado de Colômbia e Peru, que também tem uma vitória e uma derrota. Uruguai, Equador e Bolívia estão em último, com duas derrotas.

Para as brasileiras, o jogo decisivo desta quinta-feira será contra a Colômbia, que defende o título ganho no Rio de Janeiro, em 2011. As atuais campeãs fizeram 12 a 0 na Colômbia e só perderam para a Argentina pela contagem mínima, depois que sua dupla favorita perdeu no 18 e o time saiu da manhã com as argentinas liderando por 3 a 1. O outro adversário é o Uruguai, candidato a último lugar do torneio.

Rodada – Nos outros dois grupos desta quinta, os líderes Argentina, Venezuela e Paraguai se enfrentam em três jogos que podem decidir o título, enquanto o Peru pega os lanterninhas Equador e Bolívia, tentando permanecer vivo no torneio.

  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course

  • Golfe 2016

    Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados