Copa Los Andes: equipe masculina do Brasil inicia busca do bi

21/11/2012


Mulheres tentam vencer a competição pela primeira vez desde 2002, quando ganhou no Rio


Mazzeu (esq.), Conrado, Mantovanini, Thiele, Becker, Rocumback e Tourinho: golfe do Brasil em campo
Mazzeu (esq.), Conrado, Mantovanini, Thiele, Becker, Rocumback e Tourinho: golfe do Brasil em campo

O desfile das delegações, nesta terça-feira, abriu oficialmente a 67º Copa Los Andes, o Campeonato Sul-Americano de Golfe por equipes. A equipe masculina do Brasil começa hoje a busca do bicampeonato, depois de ter vencido a edição de 2011, no Rio de Janeiro, mas enfrenta fortes equipes como a Argentina, que ostenta 35 títulos entre os homens, Colômbia e da própria Venezuela, que venceu o torneio na última vez em que o país recebeu o torneio e fez dobradinha há 32 anos, quando a competição foi no mesmo campo deste ano, o Lagunita Country Club.

Rafael Becker, o destaque individual do time, e o capitão Octávio Villar, o Fanta, são os únicos campeões de 2011 que permanecem no time. Os demais jogadores serão Luiz Thiele, André Tourinho e Thomas Mantovanini, que jogam sua primeira Los Andes, e Leonardo Conrado, que já esteve numa Los Andes quando era adolescente, mas não chegou a estrear pelo time.

Mulheres – Na equipe feminina, que terminou em quarto no Rio de Janeiro, atrás de Colômbia, a campeã, Peru e Argentina (campeã de 27 Los Andes no feminino), permaneceram no time apenas Clara Teixeira e Nathalie Silva. As outras jogadoras serão Vitória Teixeira, irmã de Clara; Luciane Lee, irmã do profissional Lucas Lee; e a juvenil Luiza Altmann, de 14 anos, que substituiu Daniela Murray, contundida. Beth Bunny, que já exerceu a função no Mundial, é a capitã.

O experiente Wagner Rocumback também está na Venezuela, dando apoio às equipes brasileiras, que contam ainda com o preparador físico Paulo Mazzeu e com o “coach” inglês Shaun Case. José Joaquim Barbosa é o delegado do Brasil.

Campo – O Lagunita Country Club é presidido por Henrique Lavié, fundador do extinto Tour das Américas e hoje executivo do PGA Tour Latinoamérica, que o substituiu. O campo já recebeu o Mundial Amador de 1986 e a World Cup, o mundial profissional, de 1974. O campo vai ser jogado com 6.842 jardas e par 70 para os homens, que terão apenas dois pares cinco, e com 6.095 jardas e par 72 para as mulheres, mantidos os quatro pares cinco do campo.

A Los Andes é jogada por nove países, que se enfrentam três a três, em quatro rodadas, ou seja, cada time enfrenta outros dois por dia. Todos os jogos são na modalidade match play. Pela manhã são jogadas duas duplas na modalidade de tacadas alternadas, onde um jogador do time começa a bater nos buracos ímpares e o outro nos buracos pares. A partir daí eles se alternam jogando a mesma bola até embocar (ou ter a tacada concedida pelo adversário).

Regulamento – À tarde são disputados quatro jogos individuais, totalizando seis jogos por dia. Cada jogo vale dois pontos (um para cada em caso de empate) e vence quem somar mais pontos dos 12 em disputa. O time ganhador do confronto marca dois pontos – chamados “grandes” – não importando se a vitória foi por 12 a 0 ou 7 a 5 (os chamados pontos “pequenos”). Empates valem um ponto para cada time. Como cada time tem cinco jogadores, muitos são obrigados a jogar de manhã e à tarde, até 36 buracos por dia.

Em caso de empate entre dois times na primeira colocação do torneio, o confronto direto entre os dois valerá para o desempate. Se houve empate entre eles ou se o empate na primeira colocação foi entre mais de duas equipes, o desempate é pelos pontos “pequenos”, levando a melhor que venceu seus jogos com mais facilidade – e não é raro esse critério ser utilizado. O último critério de desempate é a soma os buracos ganhos em cada jogo da equipe.

  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course

  • Golfe 2016

    Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados