Copa Los Andes: meninos do Brasil perdem dois jogos finais

26/11/2012


Equipe masculina terminou em quinto e feminina em sexto entre nove países sul-americanos


Delegação do Brasil na Venezuela: resultados aquém dos esperados e do potencial do golfe nacional
   Delegação do Brasil na Venezuela: resultados aquém dos esperados e do potencial do golfe nacional

por: Ricardo Fonseca

Depois de chegar à rodada final com chances de lutar até pelo vice-campeonato, a equipe masculina do Brasil perdeu seus dois jogos finais da 67º Copa Los Andes, o Campeonato Sul-Americano de Golfe por Equipes, e terminou apenas em quinto lugar no torneio encerrado neste sábado, no Lagunita Country Club, em Caracas, na Venezuela. A equipe feminina perdeu um e ganhou outro jogo da volta final, para permanecer em sexto lugar, entre nove países.

Para o Brasil, que vinha de um vice-campeonato, no Chile, em 2010, onde perdeu o título por uma tacada, e de uma vitória no Rio de Janeiro, em 2011, o quinto lugar foi um retrocesso, que devolve a equipe à colocação que vinha mantendo de 2006 a 2009, justamente no ano em que o time passou a contar com preparador físico, Paulo Mazzeu, e com um “coach” inglês, Shaun Case, que assumiu para si a convocação da equipe, passando por cima do capitão Octávio Villar, o Fanta.

Time – Do time masculino do Brasil campeão da Los Andes, apenas Rafael Becker, unanimidade do time, foi mantido. Daniel Stapff e Felipe Navarro viraram profissionais e Pedro da Costa Lima, o Pepê, foi cortado pelo “coach”, apesar de ele ser o único jogador com vaga garantida na equipe, por ser o número 1 do Brasil após o Aberto de São Paulo, regra aprovada em Assembleia Geral da CBG, por decisão unânime das federações estaduais, que foram desrespeitadas. O outro integrante da equipe campeã de 2011 foi Guy Bragança, que treinava com o time e substituiu Duda Vasconcellos, que saiu na última hora com problemas pessoais.

Dos oito jogos, o time masculino do Brasil venceu três, sendo dois por 7 a 5, a contagem mínima, empatou um e perdeu quatro. As vitórias foram contra o Equador, o lanterninha da Los Andes, que vai ser rebaixado (7 a 5), Uruguai (9 a 3) e Paraguai (7 a 5). O empate foi com o Peru (6 a 6). O time brasileiro perdeu para o campeão Chile (3 a 9); para a Argentina, vice-campeã no desempate (3 a 9); para a equipe da casa, a Venezuela (3 a 9) e para a Colômbia, que acabou em penúltimo (2 a 10).

O Chile, que perdeu apenas para a Venezuela, e a Argentina, derrotada apenas pelo Chile, empataram em primeiro, com sete vitórias (14 pontos) cada, mas os chilenos foram os campeões por terem vencido o confronto direto com os argentinos. A Venezuela e o Uruguai empataram em terceiro, dez pontos, seguidos por Brasil, em quinto, com sete, Paraguai com seis e Peru e Colômbia, com cinco. O Equador fez apenas um ponto.

Meninas – Para a equipe feminina, a sexta colocação foi um retrocesso em relação ao quarto lugar, no Rio, em 2012, mas uma melhora em relação à oitava colocação de 2009 e 2010. Mesmo assim, foi o terceiro pior resultado da equipe nos últimos dez anos, quando as meninas do Brasil amealharam dois Top 3 e cinco Top 5.

Da equipe de 2011, apenas Clara Teixeira e Nathalie Silva foram mantidas, já que Daniela Murray, contundida, foi substituída pela juvenil Luiza Altmann, de 14 anos, chamada às pressas já que não havia uma reserva preparada para uma eventualidade. Luciane Lee e Vitoria Teixeira completaram o time, que teve Beth Bunny como capitã e ao apoio técnico de Maria Alice Gonzalez.

Resultados – Dois oito jogos, o Brasil só ganhou três: Equador (11 a 1), Uruguai (10 a 2) e Bolívia (10 a 2). Dos cinco que perdeu, dois foram por 0 a 12, para Argentina e Colômbia, campeã invicta e vice-campeã, respectivamente. As meninas perderam ainda para o Paraguai (2 a 10) e deram trabalho para Peru (5 a 7) e Venezuela (5 a 7).

A Argentina, que manteve a equipe do último ano, venceu seus oito jogos para vencer a Los Andes pela 28ª vez, com 16 pontos. A Colômbia, que perdeu também para o Peru ficou em segundo, com 12, seguida por Paraguai e Peru, com 11 pontos e pela Venezuela, em quinto, com 9 pontos. O Brasil somou seis pontos, contra cinco do Equador. A Bolívia somou dois pontos e o Uruguai nenhum.

  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course

  • Golfe 2016

    Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados