Crianças de Japeri jogam levam golfe para o Estádio do Maracanã

07/05/2015


Evento introduziu o StreetGolf, com apoio do R and A, The Golf Foundation e FGERJ


Crianças de Japeri leam golfe ao Maracanã em projeto hsitórico para o desenvolvimento do esporte
Crianças de Japeri leam golfe ao Maracanã em projeto hsitórico para o desenvolvimento do esporte

Uma das maiores iniciativas para a divulgação do golfe e atração de novos jogadores que já se viu no Brasil teve início na quarta-feira desta semana quando um grupo 16 crianças com idades entre 10 e 14 anos, da comunidade de Japeri, no Rio de Janeiro, foram ao Estádio do Maracanã, o tempo sagrado do futebol brasileiro, para praticar StreetGolf, uma modalidade que está sendo introduzida no Brasil numa iniciativa da Rio Golf que conta com o apoio do órgão regulador mundial do golfe, The R&A, e da instituição de fins sociais The Golf Foundation, do Reino Unido.

O StreetGolf, um novo projeto de legado social voltado para escolas e comunidades, é praticado com bolas e tacos de golfe reais, adaptados – e não com tacos de brinquedo -, com o objetivo de tornar a prática do esporte viável em ambientes urbanos. Sua finalidade é mudar percepções, derrubar barreiras sociais e esportivas e destacar os principais valores do golfe: honestidade, respeito e integridade.

Desenvolvimento – Dois integrantes da Golf Foundation estão no Rio de Janeiro para dar o pontapé inicial no Programa Rio StreetGolf, que terá a duração de 12 meses e apresentará o StreetGolf a mais de 15 mil crianças e adultos, através de uma série de programas em escolas e comunidades, além de quatro torneios de StreetGolf de alta visibilidade, os quais serão disputados no Centro do Rio de Janeiro.  

“É incrível poder ensinar golfe a crianças da minha comunidade na casa do meu time de coração, o Flamengo”, comemorou Cristian Barcelos, revelado em Japeri e que há dois anos tornou-se o primeiro negro a vencer o Tour Nacional Juvenil e o primeiro a conseguir esse feito sem pertencer a nenhum clube privado. Cristian e seu colega de Japeri, Breno Domingos, fazem parte da equipe brasileira de cinco integrantes que é treinada pela Golf Foundation com o intuito de ensinar o StreetGolf a crianças no Rio de Janeiro.

“Este é um projeto muito consistente para aumentar a conscientização acerca do golfe no Rio de Janeiro e para mostrar a pessoas das mais diversas origens sociais que é um esporte acessível para elas”, ressalta Luiz Henrique Lopes Leão Teixeira, presidente da Federação de Golfe do Rio de Janeiro (FGERJ).

Crianças – Cristian e seus amigos, conduzidos por profissionais da The Golf Foundation, vão ensinar o StreetGolf a crianças da comunidade da Mangueira, nesta sexta-feira, dia 8 de maio. Em meados do mês a equipe dará início a sessões de treinamento semanais em escolas e comunidades em todo o Rio de Janeiro. O programa vai culminar no primeiro Torneio público de StreetGolf, que será realizado no dia 5 de agosto de 2015, exatamente um ano antes do retorno do golfe aos Jogos Olímpicos, após uma ausência de 100 anos.

“Ninguém na Inglaterra acredita que estamos ensinando golfe no Maracanã”, diz a encarregada pelo desenvolvimento do golfe da The Golf Foundation, Katie Moggan. “É um evento incrível e o primeiro passo para mostrar aos jovens do Rio de Janeiro que eles podem jogar golfe, se quiserem”.

  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course

  • Golfe 2016

    Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados