Deutsche: Stenson vence de virada, no colapso de Garcia. Veja vídeo

03/09/2013


Stricker ressurge da semi-aposentadoria para ser vice. Woods e Mickelson jogam mal


Stenson: retorno impressionante para a elite do golfe mundial depois de seis anso sem vencer nos EUA
Stenson: retorno impressionante para a elite do golfe mundial depois de seis anso sem vencer nos EUA

por: Ricardo Fonseca

Depois de ter sido vice-campeão do British Open, atrás de Phil Mickelson; vice-campeão do Bridgestone, da série mundial, atrás de Tiger Woods; terceiro no PGA Championship, vencido por Jason Dufner; e terceiro no Aberto da Escócia, tudo em seguida, estava mais do que na hora de o sueco Henrik Stenson voltar a vencer um torneio depois de seis anos de jejum no PGA Tour. Foi o que ele fez nesta segunda-feira, Dia do Trabalho nos EUA, quando jogou sua segunda volta seguida de 66 para somar 22 abaixo, e ser campeão do Deutshce Bank Championship, no TPC Boston, segundo torneio dos playoffs do PGA Tour, por duas de vantagem. Nada mal por quem era mais lembrado por ter jogado de cuecas do que por seu útlimo título no PGA Tour, o Accenture de 2007.

Veja, abaixo, o vídeo com os melhores momentos da volta final.

Um título que além de recolocar o sueco de 37 anos na elite campeã, ainda lhe deu o primeiro lugar do ranking dos Playoffs da Fedex Cup, empurrando Woods para segundo, Adam Scott para terceiro e Mickelson para sexto. Os três primeiros do ranking mundial de golfe tiveram torneios para esquecer, aliás o que Woods pediu à imprensa que fizesse sobre sua atuação, depois de fechar o torneio com voltas de 72 e 73 tacadas e terminar em 65º lugar.

Colapso – Num dia em que Sérgio Garcia, líder das duas rodadas anteriores, sucumbiu à pressão e teve que fechar o dia com dois birdies nos quatro buracos finais para jogar 73 e ainda empatar em quarto, muito mais gente teve o que comemorar. A começar pelo semi-aposentado Steve Stricker, que jogou, com esse apenas 13 torneios este ano, com direito a cabular o British Open e o Barclays, que abriu os playoffs na semana passada. Ele fechou o torneio com dois birdies – obrigando Stenson fazer birdie da banca no 17 para não ser mais ameaçado – jogou 63 e 67 nas voltas finais e terminou em segundo, com 20 abaixo, para chegar a oitavo no ranking da FedexCup e voltar a ter chances de levar os US$ 10 milhões do bônus do campeão da temporada.

E teve ainda Jordan Spieth, de apenas 20 anos, que este ano se tornou o mais jovem campeão dos últimos 80 anos no PGA Tour jogando 62, com um final de três birdies e um eagle seguidos, para terminar empatado em quarto, com 17 abaixo. Isso fez de Spieth o primeiro jogador desde Woods, em 1996, o primeiro jogador a começar o ano sem status algum no circuito e garantir vaga no Tour Championship. Woods conseguir isso em sete torneios; Spieth em 23, depois de dez Top 10.

Presidents Cup – Resultados que vão obrigar o capitão Fred Couples pensar várias vezes antes de anunciar, nesta quarta, suas duas escolhas para completar a equipe americana da Presidents Cup, o confronto bienal contra uma equipe Internacional, sem Europa. Agora, além e Spieth, ele tem Stricker a considerar.

Pelo segundo dia consecutivo, as chuvas e ameaças de raios tumultuaram o torneio. A volta final, como a anterior, teve saídas de três em três, por dois tees, mas a rodada já começou com uma hora e meia de atraso e ainda parou por mais duas horas no começo da tarde. Os resultados, como vimos, foram excepcionais, mas não valem como recordes oficiais, uma vez que os últimos 36 buracos foram jogados podendo levantar, limpar e recolocar a bola.

Equipes – Quem também roubou as atenções foi o canadense Graham DeLaet, que vinha de um 62 no domingo e jogou 69 na volta final, com birdies no 17 e no 18, para terminar sozinho em terceiro, com 18 abaixo, pular para quinto no ranking da Fedex Cup, e garantir vaga na equipe do capitão Nick Price, para defender o time Internacional da Presidents Cup.

O time americano da Presidents Cup, já tem os veteranos Tiger Woods, Phil Mickelson, Matt Kuchar, Steve Stricker, Bill Haas, Hunter Mahan e Zach Johnson e os estreantes Brandt Snedeker, Jason Dufner e Keegan Bradley. Por enquanto, o time Internacional já tem os veteranos Adam Scott, Jason Day, Charl Schwartzel, Ernie Els e Ángel Cabrera e os estreantes Louis Oosthuizen, Hideki Matsuyama, Branden Grace, Graham DeLaet e Richard Sterne. Faltam duas escolhas para cada lado.

  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course

  • Golfe 2016

    Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados