Dirigentes apontam caminhos para o futuro do golfe no Brasil

10/12/2013


Evento na Sport Infratech abordou desafios e soluções para o mais novo esporte olímpico


Palestras golfe, com Nico Rossini, Klaus Behrens, Paulo Pacheco, Alvaro Almeida, Carlos Gonzalez, Andre Egoroff e Giulio Rossi
Nico Rossini, Klaus Behrens, Paulo Pacheco, Alvaro Almeida, Carlos Gonzalez, Andre Egoroff e Giulio Rossi

O futuro do golfe como negócio, agora dentro da perspectiva de voltar a ser esporte olímpico, nos Jogos do Rio, em 2016, foi discutido por alguns dos principais dirigentes do esporte no Brasil em um evento especial, durante a Sport Infratech, a maior feira sobre gestão, equipamentos e tecnologia para áreas esportivas da América Latina. Com quatro palestras e uma mesa redonda, o evento de golfe realizado no Expo Center Norte, em São Paulo, mostrou como o profissionalismo é a palavra chave para desenvolver o esporte no Brasil, seja nas áreas técnicas, como na gestão dos clubes de golfe, que necessitam cada vez mais de soluções criativas para enfrentar os desafios de gestão.

Veja em nossa seção de vídeos, ou abaixo, a íntegra de cada uma das palestras, bem como da mesa redonda que encerrou o evento. Entre os palestrantes estavam Paulo Pacheco, presidente da Confederação Brasileira de Golfe (Perspectivas: Desafios e oportunidades para o golfe diante das Olimpíadas 2016); Carlos Gonzalez, presidente do Damha Golf Club (Gestão: Otimização de custos dos clubes); André Egoroff, presidente do Terras de São José (Soluções: Marketing aplicado do green fee); e Paulo Azeredo (Manutenção de campo: Cuidados básicos da grama à irrigação, das máquinas ao paisagismo).

Mesa-redonda – O Painel “O Marketing nos clubes para o desenvolvimento do golfe e a sustentação das despesas” teve Álvaro Almeida, ex-presidente da CBG, como moderador dessa mesa-redonda, que teve a participação dos quatro palestrantes: Pacheco, Carlão, Egoroff e Azevedo. As palestras e o painel foram acompanhados por um público que reuniu dezenas de presidentes de clubes, capitães, head-pros e profissionais, além de empresários e especialista ligados aos temas em discussão.

Para Álvaro Almeida, que voltou a atuar no golfe com o objetivo de ajudar o esporte num momento importante, as palestras e a mesa redonda que ele coordenou mostraram a necessidade de reinventar o golfe. “Nós estávamos mórbidos completamente parados por uma briga jurídica desnecessária, lamentável, que parou o golfe”, diz Álvaro. “Ninguém estava mais preocupado com o golfe e sim com a política do golfe, uma bagunça, e o saldo positivo desse evento foi dar a largada para reinventar o golfe, superar isso e fazer o golfe voltar a crescer”.

Horizontes – Para Paulo Pacheco, esse tipo de evento deveria ser realizado com mais constância. “Não só debate, mas as informações que se adquiriu dentro do evento abriram horizontes para que todos possam trabalhar na mesma linha”, resume o presidente da CBG. “Foram reunidas pessoas com conhecimentos dentro do golfe em áreas distintas, o que faz com que a gente cresça e propicie seguir com essa educação continuada”, diz.

Carlos Gonzalez dia que a iniciativa da Golf & Turismo em realizar esse debate foi o primeiro passo para a nova era que está surgindo no golfe brasileiro. “Todo mundo empolgado, todo mundo falando a mesma língua, unidos a ponto de se sentir a vibração no ar, uma iniciativa da mais alta qualidade onde só o golfe tem a ganhar”.

André Egoroff lembra que os debates duraram mais de três horas e que todos poderiam continuar falando sobre golfe muitas horas mais, tal o entusiasmo pelos temas das palestras e da mesa-redonda onde foram apresentadas história da luta de cada um para, através de sua unidade de trabalho, seu clube ou entidade, construir um futuro comum para o golfe. “O Giulio Rossi e o Nico Rossini, da Editora Casa Nova que edita a revista Golf & Turismo, e também sócios-diretores da Real Alliance, que promove grandes feiras, entre elas a Sport Infratech, estão de parabéns por essa grande iniciativa”, elogia André.

Parceria – A Sport Infratech, realizada desde 2008 e reconhecida como a maior feira do setor no Brasil e na América Latina, é organizada pela Real Alliance, empresa que a partir de 2013 passou a ser controlada pela Casa Nova, que edita a revista Golf & Turismo e mais uma dezena de revistas líderes de mercado em seus setores.

Atenção:
Os vídeos abaixo estão em alta definição e podem, de acordo com a velocidade de sua conexão, demorar um pouco para iniciar.
Se necessário, clique na iniciais HD para assistir ao vídeo em qualidade normal.
Use a opção com as quatro setas para ver em tela cheia.

  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course

  • Golfe 2016

    Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados