Equipe YKP/Azeite 1492 é destaque na volta do CBG Pro Tour

14/08/2014


Estreia de Thiele e pequena procura estrangeira marcam etapa que começa hoje, no DF


Gasnier, Ronaldo, Stapff e Becker: a equipe YKP/Azeite 1492 de golfe junta para o circuito brasileiro de golfe
Gasnier, Ronaldo, Stapff e Becker: a equipe YKP/Azeite 1492 de golfe junta para o circuito brasileiro de golfe

por: Ricardo Fonseca

Depois de 11 meses parado, o Circuito Brasileiro de Golfe Profissional, o CBG Pro Tour, volta à atividade a partir desta quinta-feira, em Brasília, tendo como destaque os quatro integrantes da equipe YKP/Azeite 1492 de golfe: Ronaldo Francisco, Rafa Becker, Daniel Stapff e Philippe Gasnier, que integram a chamada geração olímpica do golfe brasileiro. A competição abre o CBG Pro Tour de 2014, que terá mais quatro etapas até o final do ano, sendo a próxima em Porto Alegre, na próxima semana. YKP, Azeite 1492 e Nespresso estão entre os patrocinadores do circuito.

Entre as novidades do circuito deste ano está a estreia do paranaense Luis Thiele como profissional. Ele só pretendia iniciar a nova carreira após o Mundial Amador do Japão, em outubro, mas antecipou seus planos depois que foi preterido na equipe nacional, mesmo sendo o número 1 do ranking amador brasileiro durante quase toda a temporada de 2014. Outro jovem valor em campo é Felipe Navarro, que perdeu parte da temporada passada por cauda de uma contusão no cotovelo, seguida por um abcesso nas costas.

Estrangeiros – Outra novidade foi o pequeno interesse estrangeiro pelo circuito, o que levou ao cancelamento da seletiva em 36 buracos que seria feita nesta terça-feira para definir sete dos nove estrangeiros que poderiam jogar o circuito ao lado do argentino Maurício Molina, número 1 do CBG Pro Tour de 2013, que teria vaga assegurada, e de um convidado. Além de Molina e do também argentino Sergio Acevedo, número 2 do CBG Pro Tour de 2013, só se interessaram pelo torneio três paraguaios em final de carreira – Ramon Franco, Pedro Martinez e Nilson Cabrera – o argentino Guillermo Vivas, que já jogou no Brasil sem grande destaque, e o boliviano Jorge Luiz da Salvatierra.

Apesar do aumento da premiação de R$ 100 mil para R$ 120 mil por etapa, a procura também ficou abaixo do esperado entre os brasileiros, com apenas 47 se inscrevendo para o torneio. Ao todo serão 54 jogadores em campo, seis a menos do que o número máximo de inscritos. Contribui para a baixa procura os custos da competição, elevados com viagens como as de Brasília a Porto Alegre, que terão etapas seguidas. Alguns jogadores preferiram jogar só a segunda, que valerá também para a Série de Desenvolvimento, que classifica jogadores para o PGA Tour Latinoamérica de 2015.

PGA Tour LA – Ronaldo, Navarro, Becker e Rodrigo Lee, que também joga em Brasília, são os quatro brasileiros membros do PGA Tour Latinoamérica, que já teve a primeira metade da temporada e retoma as atividades em setembro. Nenhum deles está perto dos cinco primeiros que ganham cartões para o Web.com Tour de 2015, muito menos dos 10 primeiros que entram direto na seletiva final para o circuito de acesso ao PGA Tour.

A primeira preocupação dos quatro brasileiros nesses oito torneios finais da temporada é garantir dinheiro suficiente para ficar entre os 60 primeiros do ranking que mantém o cartão para 2015. Por enquanto, apenas Becker está na lista, na 60ª e última posição. Navarro venceu a etapa de Brasília do CBG Pro Tour, em 2012, enquanto Molina defende o título ganho em 2013.

Série de Desenvolvimento – Os dois primeiros colocados do ranking do CBG Pro Tour de 2014 ganharão vagas para a final da Série de Desenvolvimento, torneio que dá cinco vagas para o PGA Tour Latinoamérica do ano seguinte. Foi através dele que Navarro e Becker chegaram ao PGA Tour LA deste ano. Outras duas vagas para a final da Série de Desenvolvimento serão oferecidas na etapa de Porto Alegre. Além dessas duas primeiras etapa o CGB Pro Tour terá competições no Terras de São José GC, em Itu (SP), na Alphaville, em Pinhais (PR) e no Itanhangá, no Rio de Janeiro (RJ).

Fruto de uma parceria entre a Confederação Brasileira de Golfe (CBG) e a IMX, com recursos da Lei de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte, o CBG Pro Tour tem como patrocinadores YKP, Azeite 1492, HSBC, BMW, Sportv e Klabin. Nespresso é o café oficial. O torneio tem o apoio do Clube de Golfe de Brasília e Federação Centro-Oeste de Golfe.

  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course

  • Golfe 2016

    Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados