Escocês de 29 anos lidera British Masters, torneio que tem um inédito rodízio de anfitriões

22/07/2020

Lee Westwood, o homenageado do ano, levou a sede para o Close House, em Newcastle

por | Ricardo Fonseca

Depois de dois torneios realizados em conjunto com seu circuito de acesso, o Challenge Tour, o Tour Europeu fez sua reestreia solo na era da Covid-19, nesta quarta-feira, 22 de julho, com a disputa da primeira rodada do British Masters, um dos mais tradicionais eventos do continente, que começou a ser jogado em 1934, no mesmo ano em que nascia o Masters de Augusta. O torneio começou com o nome de Dunlop-Metropolitan Tournament, mas só passou a ser um evento oficial do Tour Europeu em 1946, com o nome de Dunlop Masters.

 

 

Durante a década de1980, o British Masters era o torneio mais bem pago do circuito Europeu com bolsa que chegava a um terço do total distribuído no ano, mas esse valor vem declinando nos últimos anos. Em 2008, quando terminou o contrato do patrocinador da época, o British Masters foi interrompido, só retornando em 2015 com um novo formato, com um rodízio de anfitriões entre os principais jogadores britânicos, encarregados também de escolher o campo de disputa. Westwood, que já havia sido anfitrião em 2017, escolheu novamente para ser sede o Close House, em Newcastle upon Tyne, a maior cidades do nordeste da Inglaterra, a 150 km de Edimburgo, capital da Escócia.

Festival de birdies – David Law (foto/European Tour), um escocês de 29 anos que venceu seu primeiro torneio do Tour Europeu em fevereiro de 2019, ISPS Handa Vic Open, realizado em parceria com o PGA Tour da Australásia, fez sete birdies em oito buracos para jogar 64, em uma volta sem bogeys, e ser o líder isolado após 18 buracos. Os ingleses Oliver Fisher e Garrick Porteous e o italiano Renato Paratore, dividem o segundo lugar, com 65, seis abaixo.

Law vinha de quatro cortes consecutivos antes de a pandemia de Covid-19 obrigar o circuito europeu a parar por quatro meses, e acredita que esse tempo em casa, curtindo a filha que ainda está para fazer dois anos, foi benéfico a seu jogo. Tanto Fisher como Porteous se recuperam de bogeys no buraco 2 com sete birdies, enquanto Paratore fazia uma volta livre de bogeys.

Destaques – O canadense Aaron Cockerill, o português Pedro Figueiredo, o dinamarquês Rasmus Højgaard e o inglês Lee Slattery empataram em quinto, com 66 tacadas, cinco abaixo. O anfitrião Westwood, que foi número 1 do mundo entre 2010 e 2011, jogou 70, uma abaixo, graças sobretudo a seus putts.

Os demais anfitriões desde a volta do British Masters, escolheram campos diferentes para a competição: Ian Poulter (2015), Woburn Golf Club; Luke Donald (2016), no The Grove; Justin Rose (2018), no Walton Heath Golf Club; e Tommy Fleetwood (2019), no Hillside Golf Club. Westwood escolheu o Close House Golf Club, em 2017 e 2020.

  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course

  • Golfe 2016

    Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados