Estilo Golfe – 13 de abril

14/04/2010


Brasileiro Feminino Sênior, Ivo Leão; Seniores 2010; Campeonato Paraguaio; Daniel Stapff e muito mais…


Todas as participantes do Campeonato Brasileiro Feminino de Golfe Sênior
   Todas as participantes do Campeonato Brasileiro Feminino de Golfe Sênior

por: Virgínia Salomão

Brasileiro Feminino
A
cerimônia de abertura do 11º Campeonato Brasileiro Feminino de Golf
Sênior – Copa HSBC ocorreu antes de ontem (segunda-feira), às 9 horas,
no pátio em frente à Casa da Golfista do Graciosa Country Club, com
direito a banda da Policia Militar do Paraná tocando o Hino Nacional e o
Hino Primeiro da ABFGS. Mais de 70 pessoas prestigiaram a solenidade.
Nesse mesmo dia, por volta das 9h30, foi  dada a largada na competição,
que se estendeu até o dia seguinte.

Na estréia quem liderou os
jogos gross da Pré-Sênior (0/36) foi Luciana Fuchs (CC), com 76 tacadas,
seguida por Hiromi Suzuki (AGC), com 86. Aliás, Luciana dominava também
os jogos net desta mesma categoria, com 68 tacadas. Na Sênior 0/18
(gross) liderava Tereza Baek (CC), com 86 tacadas, uma de vantagem sobre
Myrian Rocha Loures (GCC), sua perseguidora mais direta. Na Sênior 0/18
(net) liderava Myrian Rocha Loures (GCC), com 72. Já na Sênior 19/25,
Diva Mercer (CC) dominava com 71. Denise Bittencourt (CC), por sua vez,
liderava na Sênior (26/36), com 74.

O campo estava em ótimas
condições e chegou a ser elogiado por todas, apesar de muitas atletas se
queixarem dos greens, que estavam traiçoeiros (rápidos demais). “Tenho
procurado segurar firme no putter e jogar o mais suave possível, mas
mesmo assim está difícil embocar o bolinha”, disse Yonne Ninno Leite,
uma das diretoras da ABFGS.

A rodada final, na terça-feira,
terminou confirmando o favoritismo de Luciana Fuchs na Pré-Sênior, que
conquistou o Melhor Gross da categoria com 159 tacadas. Na Sênior, o
prêmio Melhor Gross ficou para Myrian Rocha Loures, que jogou 175
tacadas no total.

Por categoria, as outras classificadas no torneio
foram: Pré-Sênior 0/36 – Hiromi Suzuki, 1º lugar, com 147; Cristiana
Furtado, 2º, com 154. Sênior 0/18 – Tissako Hara, 1º, com 148; Ângela
Ninno Leite, 2º, com 149. Sênior 19/25 –  Doris Beck, 1º, com 146; Lúcia
Pupo, 2º, com 146. Sênior 26/36 – Cecília Calliari, 1º, com 149; Denise
Bittencourt, 2º, com 151. Super Sênior – Yoshiko Igarashi, 1º, com 155;
Terezinha Freitas, 2º, com 157.

 Para o melhor resultado gross e
net (de todas as categorias) foram oferecidas duas vagas para o Pro-Am
da etapa brasileira do LPGA, marcado para os dias 28 e 30 de maio no Rio
de Janeiro.

Segundo a presidente da ABFGS, Marisa Petráglia
Caldeira, esse é o torneio mais importante da entidade, pois congrega
golfistas de diversos estados brasileiros. “Me sinto feliz e orgulhosa
com a sua realização aqui em Curitiba, principalmente porque o
Brasileiro Feminino propicia o congraçamento das nossas associadas”,
disse Marisa.

Após o torneio as atletas participaram de um jantar
no Bar do Golfe do Graciosa, local também da cerimônia de premiação.
Vale destacar que os troféus foram confeccionados pelo artista plástico
Kenji Fukuda. O 11º Campeonato Brasileiro Feminino de Golf
Senior – Copa HSBC foi organizado pela Associação Brasileira Feminina de
Golf Senior e contou com o patrocínio do HSBC.

Nas fotos, de cima para baixo: Monika Voswinckel, Marisa Petráglia Caldeira (presidente da ABFGS), Heloisa Silva e Tânia Diniz; Luciana Fuchs, Bruna Lee e Hiromi Suzuki; e Nice Terni, Tissako Hara, Tereza Baek e Myrian Rocha Loures. Fotos: Virgínia Salomão.

A vitória de Ivo Leão
Após um curto período afastado dos torneios de golfe, o atleta Ivo Leão (foto) fez sua reaparição em grande estilo na terceira e última etapa do 62º Campeonato Aberto de Golfe Cidade de Curitiba, disputado de 1º a 3 deste mês no campo do Graciosa Country Club. Como recompensa acabou conquistou mais um título scratch para sua vasta coleção, ao somar 215 tacadas.

Apesar de o conhecimento de cancha ser sempre um fator preponderante (Ivo é atleta da casa), em momento algum do torneio ele foi displicente, muito pelo contrário, desde a estréia apresentou um repertório de jogadas digno dos grandes campeões. Sem subestimar adversários, como Guilherme Costa, que liderava após a segunda rodada, Ivo jogou a rodada decisiva tranqüilo, mas consciente de que qualquer tropeço poderia resultar em um placar desastroso. Afinal de contas, muita gente boa estava na briga pelo título da scratch. Exemplo disso era o carioca Rodrigo Lacerda Soares Filho, radicado há algum tempo na Suíça, que acabou ficando em segundo lugar, com 217 tacadas.

Na categoria índex até 8,5 o campeão foi Rafael Laurnagaray, com 208 tacadas, seguido por Paulo Ninno Leite, com 210, e  Pedro Junqueira, com 213. Na cat. índex 8,6 a 14, o vencedor foi Cosme Gomm, com 207. Em segundo lugar ficou Ramon Kleiber, com 212, e em terceiro, Tsuneo Suzuki, com 216.

Prêmios especiais da etapa: Melhor Pré-Sênior (Clay Hamlin IV). Melhor Sênior (José Martins Bianeck). Melhor Juvenil (Henrique Rocha Pombo.

Na competição feminina, Luciana Fuchs venceu os jogos da scratch com 243 tacadas, contra 262 de Hiromi Suzuki, que terminou em segundo lugar. Nos jogos da cat. índex até 13, 4, a campeã foi Adriana Oliveira, com 219, seguida por Olga Hieda, com 233, e Luciene Ceccatto, também com 233.  Prêmio Especial: Melhor Pré-Sênior (Maria de Fátima Arruda).

Em clima de festa
O campo de golfe do Clube Curitibano, um dos locais mais procurados para a prática do esporte, recebeu na sexta-feira (9), o 1º Torneio Sênior e Pré-Sênior ABGS PR/SC – 2010.

A largada ocorreu às 13 horas, no sistema shot gun (saídas simultâneas).

Apesar do frio e da garoa persistente, cerca de 100 jogadores prestigiaram a competição, disputada, como de costume, em diversas categorias.

Confira os vencedores: Damas – Scratch, Lúcia Sumikawa, com 90. Index até 22,0, Maria Helena Vian, com 73. Index 22,1 a 36,0, Cecília Calliari, com 76. Cavalheiros da cat. Pré-Sênior – Scratch, Teruo Tamura, com 81. Cat. de 40 a 54 anos – Index até 22 , Jorge Alberto Waechter, com 70; índex 22,1 a 36, Belmiro Rabaiolli, com 68.

Sênior acima de 54 anos – Scratch, José Bianeck, com 78; índex 15,1 a 24,0, Makoto Nakabo, com 63; índex 24,1 a 36,0, Yoshio Okamura, com 74. Por idade – Celso Castro (A), com 74.

Prêmios Especiais: Near Pin (Armando Rech), Melhor Straightest Masculino (Ulisses Morais) e Melhor Straightest Feminino (Helena Ishii).

O clima de festa se estendeu até à noite, quando atletas e convidados se reuniram em jantar no restaurante do clube. Na ocasião houve a cerimônia de premiação.


Nas fotos, de cima para baixo: José Bianeck, Arata
Hara (presidente da FPCG), Celso Castro e Wilson Waki; Osvaldir Benato
(à direita) leia-se Casteval, com Ricardo Mueller, Luiz Renato Krause e
Cosme Gomm; Friederich Max Schulteiss, Gilson Beckert, Hans Thomas e
Henry Johansson; e Nelson Slaviero, Luiz Carlos Krukosky (diretor de
golfe do CC), Teruo Tamura e Gustavo Courbassier. Fotos: Virgínia
Salomão.

 
Paranaense foi destaque
Nos três dias que antecederam o feriado de Páscoa, um grupo formado por 36 profissionais do primeiro time participou da segunda etapa do Campeonato Paraguaio, disputada no Paraná Country Club, em Hernandarias, no Paraguai. Entre as feras o paranaense Marcos Silva, que conquistou o título de vice-campeão jogando 214 tacadas, apenas duas atrás do campeão Nilson Cabrera (212). Na terceira colocação ficou Faustino Villamayor, com 215. Carlos Franco, ganhador de quatro torneios do PGA Tour e bicampeão do Aberto do Brasil terminou em oitavo lugar, com 217.

Na rota internacional
O paranaense Daniel Stapff, atual campeão brasileiro, radicado há mais de um ano nos Estados Unidos, faturou na semana passada o título do 2010 Buccaneer Invitational presented by Carrabba`s Italian Grill, competição disputada no Normandy Shores Golf Club, em Miami (EUA).

Este foi seu primeiro título individual na Divisão II do circuito universitário americano. Stapff jogou 209 tacadas (-4), parciais de 67-74-68. Em segundo lugar ficou Jeff Rein, com 210, seguido por Spencer Baldwin, com 211.
O time de Stapff, da Barry University, também foi campeão somando 854 tacadas. A equipe da Lynn Universityficou em segundo lugar, com 868 tacadas.

De olho nas Olimpíadas
Os juvenis Julia Debows, Lucas Kreich, Marcelo Richardo Aldebrand e Julio de Carvalho são os primeiros atletas selecionados para fazer parte do projeto Rio 2016 que o Costão Golf Club pôs em prática em meados de março, visando os Jogos Olímpicos no Rio em 2016. Sob a batuta do técnico argentino Mariano Fabeiro, a equipe vem treinando diariamente.

Torneio imperdível
A largada da programação referente ao 7º Campeonato Aberto do Santa Mônica Clube de Campo será na sexta-feira (16), às 8 horas, com a disputa de um Pro-Am (torneio entre equipes formadas por um profissional e três ou quatro amadores). Os principais jogos ocorrem no fim de semana em duas modalidades, stroke play e stableford, nas seguinte categorias: scratch gross, índex até 8,5, índex de 8,6 a 14, índex de 14,1 a 22, índex de 22,2 a 32 (stableford), no masculino, e scratch gross, índex até 21,2 e índex até maior ou igual a 21,3 (stableford).

Sobre o percurso – O campo de golfe do Santa Mônica está situado na rodovia BR 116, no município de Colombo, tem 9 buracos, par 72 e 6340 jardas. Começou a funcionar com 4 buracos e agora possui mais 5. Já existe uma área reservada para a construção dos 9 restantes. O projeto é de autoria de Kenji Oda e Massato Kawashima e prevê um total de 18 buracos. O percurso, apesar de curto pelo número de buracos, é desafiador e atende os gostos mais exigentes.

O vento constante e os hazards de água estimulam às jogadas estratégicas. Os fairways se alternam em largos e estreitos, e os greens são ondulados. A vegetação é nativa da região. Árvores como pinheiros, eucaliptos e pitangueiras integram a paisagem. A fauna é composta de diferentes espécimes. Lebres, lagartos e preás são alguns dos animais que circulam por lá. Aves também encontram no local um bom e seguro habitat.

O buraco 9/18, que era considerado o bicho-papão da turma, no qual o relevo do fairway e um hazard frontal davam a fama, foi totalmente reformulado, inclusive mudou de local, agora fica onde era o driving range do campo. A novidade é que agora em frente ao buraco 9 há um lago e no fim deste uma prainha. Outra boa nova é que em breve será inaugurada a nossa sede de golfe, com infra-estrutura completa, que certamente atenderá os gostos mais exigentes.

A programação social do torneio, que pretende aliar diversão e boa gastronomia, prevê happy hour na sexta-feira (16), às 18h30; jantar de confraternização no sábado, a partir das 18h30; e coquetel seguido da cerimônia de premiação no domingo.
         


Strokes


* Um torneio, exclusivo para cavalheiros, em memória do golfista Marcos Axelrud, reúne hoje  no green do Clube Curitibano dezenas de jogadores para a disputa na modalidade stroke play, no sistema shot gun, com saída às 13 horas.

* Ganhou data o 3º Aberto do Costão: de 23 a 25 de abril, no Costão Golf Club, na praia dos Ingleses, em Florianópolis (SC). As modalidades de disputa são stroke play e stableford. No masculino estarão em ação atletas das categorias scratch, índex até 8,5, índex 8,6 até 14,0 e índex 14,1 até 22,1). Já no feminino, scratch e índex até 21,2.

* Adriana Oliveira (GCC), com 160 tacadas, e Clay Hamlin (RGR), com 139, foram os campeões gerais do 5º Open Aguativa Volvo Euro Import de Golf, que terminou domingo (11), no Aguativa Golf & Resort, em Cornélio Procópio (PR).
Os demais vencedores foram Ruth Yagui, índex até 21,2, com 132; e Joana Yoshida (stableford), com 80 pontos, no feminino, e Noboru Yagui (LGC), índex até 8,5, com 133 tacadas; Oscar Borda (PRCC), índex 8,6 a 14, com 129; Akito Tomonaga (LGC), índex 14,1 a 22,1, com 134; Aparecido Ribeiro (AGU), índex 22, 2 a 32,9 (stableford) , com 90 pontos, no masculino.

* Sábado (17), no campo de 18 buracos do Clube Curitibano, em Quatro Barras, mais uma edição da Taça Mensal. Participem!

* Em terras estrangeiras – A japonesa Chie Arimura, de 22 anos, derrotou a coreana In-Bee Park (campeã do US Women`s Open de 2008) no playoff do Studio Alice Ladies Open, torneio do JLPGA Tour que terminou domingo  no campo do Hanayashiki Golf Club, em Hyogo, no Japão. Elas fecharam os 54 buracos vigentes no torneio empatadas por 211 tacadas, cinco abaixo do par do campo. A brasileira Maria Priscila Iida participou do torneio, mas foi vítima do facão.

* Com 132 tacadas, Sérgio Brasil venceu a terceira etapa do Mini Tour de Profissionais (MTPG), disputada semana passada no Aguativa Golf & Resort. Em segundo lugar ficou Guilherme Oda, com 134. O time formado pelo profissional Marcos Silva e os amadores Kouch Yui, Alcides Ida e Pedro Andrade, foi o vencedor do Pro-Am, com 50 tacadas.

  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course

  • Golfe 2016

    Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados