Estilo Golfe – 16 de junho

16/06/2010


Taça Verde e Amarelo; Aberto do Paraná; Golfistas no exterior; Garotada no circuito e muito mais…


por: Virgínia Salomão

Taça Verde e Amarelo
As atletas do Graciosa Country Club entraram em clima de Copa do Mundo num torneio interno disputado na semana  passada.

Tanto assim que, para homenagear a seleção brasileira, as cores da nossa bandeira predominaram nos trajes usados.

Não só durante o torneio mas, e principalmente, por ocasião da entrega dos prêmios, a alegria contagiante ditou o ritmo.

Na categoria 0/26, a vencedora foi Monika Voswinckel, com 68 tacadas. Na 35/40, Gilda Roth venceu com 75.

Por fim, na 35/40 quem levou a melhor foi Cleide Dombroski, com 76.

Nas fotos, de cima para baixo: Monkika Voswinckel e Cleide Dombroski; e todas as participantes do torneio.

Aberto do Paraná
Um verdadeiro festival de golfe, envolvendo os melhores atletas brasileiros da modalidade. Assim será o 21º Campeonato Aberto de Golfe do Estado do Paraná, que ocorre de 25 a 27 deste mês no Alphaville Graciosa Clube, em Pinhais. No dia 24 o campo estará aberto para treino. A competição, é importante dizer, será a segunda etapa classificatória da equipe brasileira que representará o país no Mundial Amador, que ocorre em outubro, na Argentina.

As modalidades de disputa válidas para o ranking nacional e ranking estadual são stroke play em 54 buracos para as categorias M0 e M1 (índex até 8,5) no masculino e F0 e F1 (índex até 13,4) no feminino; e stroke play em  36 buracos para as categorias M2 (índex 8,6 a 14) M3 (índex 14,1 a 22,1) no masculino e F2 (índex 13,5 a 21,2) no feminino. competição será válida para o ranking nacional e estadual.

No masculino estarão em ação atletas das categorias scratch, índex até 8,5, índex 8,6 a 14, e índex 14,1 a 22,1. Já no feminino, scratch, índex até 13,4, e índex 13,5 a 21,2. Os prêmios não são acumuláveis. Um jantar seguido da cerimônia de entrega dos prêmios marcará o encerramento do Aberto.

No ano passado o campeão da scratch foi o paulista Guilherme Oda com 208 tacadas, contra 212 do carioca Felipe Navarro, o vice-campeão. Os demais campeões foram Leonardo Kitahara, índex até 8,5, com 203; Frederico Greenberg, índex 8,6 a 14,0, com 133; Leonardo Muricy, índex 14,1 a 22,1, com 133, e Mário Braga, índex 22,2 a 32,9, com 86 pontos.

Entre as mulheres, a campeã foi a paranaense Patrícia Carvalho (foto), com  216 tacadas. Em segundo lugar ficou Lúcia Maria Guilger, com 227. As outras vencedoras foram Tereza Baek, índex até 13,4, com 205 tacadas; e Tissako Hara, índex 13,5 a 21,2, com 135.

Golfistas no exterior
Entre os dias 31 de maio e 2 de junho, no Doral Golf, em Miami (EUA), foi disputada a primeira edição da Taça Caipirinha Internacional, na modalidade stableford, com 80% do handicap. O Paraná foi representado por algumas atletas do Alphaville Graciosa, entre as quais Yaeko Amélia Azuma, que venceu os jogos da cat. até 20,6; Tissako Hara (capitã do Alphaville Graciosa, que nessa mesma categoria classificou-se em terceiro lugar; Elise Silva, segunda colocada na cat. 26,6 a 30; e Rosana Marine, que faturou o prêmio longest drive no TPC Blue Monster Course. Quem também marcou presença no torneio foi Marisa Petráglia Caldeira, presidente da ABFGS. Detalhe: os prêmios conquistados pelas brasileiras no torneio foram entregues por Paulo Amado, cônsul do Brasil na Flórida.
A organização do torneio ficou por conta de Nice Terni, do Terras de São José Golf Club, da Nascimento Turismo e do Doral Golf & Spa.

Garotada no circuito
O Ponta Grossa Golf Clube, em Ponta Grossa (PR), recebe no sábado (19) a segunda etapa do Circuito Juvenil Paranaense e Catarinense. A exemplo da edição anterior, disputada no Clube Curitibano em fevereiro, os atletas jogarão divididos em categorias apenas por idade, em turmas mistas. Cat. Juvenil – Jogadores nascidos de 1/1/92 a 31/12/94; Cat. Pré-Juvenil – Jogadores nascidos de 1/1/95 a 31/12/96; Categoria 12 a 13 anos – Jogadores nascidos de 1/1/97 a 31/12/98 e Categoria até 11 anos – Jogadores nascidos após 1/1/1999.
Paralelamente será disputada a Copinha, por clubes, envolvendo equipes pré-definidas e contando com os resultados dos dois melhores juvenis. A equipe do Alphaville foi a vencedora da etapa do Clube Curitibano.

É importante esclarecer que no fim das quatro etapas, os dois melhores juvenis no ranking geral ganharão uma semana de treinamentos na David LeadBetter Golf Academy, na Flórida, EUA. Já o vencedor da categoria ganhará uma viagem ao Beto Carrero World.

A jogada máxima
O atleta  Roberto Wolowski (foto) foi protagonista da jogada mais cobiçada do golfe, o hole-in-one. A façanha ocorreu no inicio deste mês no Costão Golf Club, em Florianópolis (SC). Wolowski jogava com a mulher, Lúcia Helena. O buraco batizado por ele foi o 5.

Duplas e Casais
Em quatro etapas. Assim será disputado o 1º Campeonato Iberostar de Duplas e Casais. A primeira, no domingo (20), será no Ponta Grossa Golf Clube, em Ponta Grossa (PR); a segunda, dia 25 de julho, no Clube Curitibano, em Curitiba (PR); a terceira, dia 8 de agosto, no Maringá Golf Club, em Maringá (PR); a quarta, de 4 a 5 de setembro, no Joinville Golf & Country Club, em Joinville (SC). A grande final está marcada para dezembro, de 2 a 5, no Iberostar Praia do Fort Golf Club, na Bahia (BA).

O  torneio será disputado em duas categorias: duplas casais e duplas livres, com hcp índex de 0 a 32,9, cada jogador jogará com seu hcp com o corte de 20% do mesmo. A modalidade de jogo é Stroke Play – Best Ball da dupla net. Em caso de empate será considerada vencedora a dupla que possuir a soma de menor hcp. Caso ainda ocorra o empate, serão considerados os últimos 9 – 6 – 3 buracos até o desempate. Persistindo o empate, sorteio.

A pontuação será do primeiro ao décimo colocado, nas 4 etapas. Confira: 1º = 25 pontos, 2º = 20 pontos, 3º = 15 pontos, 4º = 12 pontos, 5º = 10 pontos, 6. º = 8 pontos, 7º = 6 pontos, 8º = 4 pontos, 9º = 3 pontos e 10º = 2 pontos.
Na final, a pontuação será assim: 1.° = 38 pontos, 2.° = 30 pontos, 3.° = 23 pontos, 4.° = 18 pontos, 5.° = 15 pontos, 6.° = 12 pontos, 7.° = 9 pontos, 8.° = 6 pontos, 9.° = 5 pontos e 10.° = 3 pontos. Todos os participantes receberão 3 pontos adicionais por participação em cada etapa. Premiação: 1º- 2º e 3º em cada etapa. Na final receberão prêmios o 1º- 2º e 3º lugares. A taxa de inscrição será cobrada pelo clube que estiver abrigando a etapa.


Strokes

* Uma boa escolha – O profissional Luiz Felipe Miyamura (à dir. na foto que aparece com Roberto Paciornik), do Alphaville Graciosa Clube, é o novo coordenador técnico da Federação Paranaense e Catarinense de Golfe. Além disso, ele irá coordenar as atividades da escola de golfe da FPCG; representar a entidade em todos os torneios válidos para o ranking estadual; e estar a frente dos torneios organizados pela FPCG.

* Curitiba (PR) – Sábado (19), no Santa Mônica Clube de Campo, os atletas locais disputam a Taça Mensal. A largada está prevista para às 12h40. Após o jogo haverá um coquetel. Na seqüência, cerimônia de premiação.

* Pelotas (RS) – O Clube Campestre de Pelotas abrigará no fim de semana o 1º Torneio Interfederações Sênior e Pré-Sênior de Golfe, que tem como objetivo uma maior integração entre golfistas brasileiros das categorias. A Federação Paranaense e Catarinense de Golfe (FPCG) será representada por duas equipes: a Sênior e a Pré-Sênior. A primeira contará com Arata Hara (presidente da FPCG), Paulo Kokubu, José Martins Bianeck e Yoshihiro Miyamura. Já a Pré-Sênior será integrada por Mauro Guimarães Filho, Eduardo Leal Macedo, Gilmar Carvalho e Arlindo Brun Júnior.

* Em clima de Copa – Amanhã (17), no campo do Alphaville Graciosa Clube, a boa pedida é participar do Torneio Copa do Mundo, na modalidade trinca scramble. As anfitriãs são Yuko Morimoto, Hiromi Suzuki e Yumiko Gotsu. O sistema de disputa é shot gun, com saída às 9 horas.
 
* Boas novas – O empresário carioca Paulo Cezar Pacheco, atual presidente da Associação Brasileira de Golf Senior (ABGS), foi nomeado recentemente vice-presidente e marketing da Confederação Brasileira de Golfe (CBG). “Vou dar continuidade ao excelente trabalho que já vem sendo desenvolvido. Pretendemos elaborar um plano estratégico para desenvolver ainda mais a área comercial e de marketing da Confederação”, disse Pacheco, que prosseguiu: “Nossa intenção é estreitar ainda mais a relação entre os patrocinadores e o golfe brasileiro, mostrando às empresas as vantagens que podem obter ao apostar no esporte. A idéia é somar forças para crescer”, conclui.
A CBG já conta desde a gestão anterior com um departamento de marketing profissionalizado. A área é encabeçada pelo publicitário Wilson Nogueira, gerente de marketing da entidade, que agora responderá ao novo vice-presidente, ao lado de quem desenvolverá novos projetos.

* Participem – O Clube Curitibano, em Quatro Barras, promove sábado (19) a Taça Mensal.
 

  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course

  • Golfe 2016

    Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados