Estilo Golfe – 17 de maio de 2010

17/05/2010


Patrícia volta com vitória, Amadorismo persiste, Brasileiro Sênior, Taça Capitania, Myrian Loures e muito mais…


 por: Virgínia Salomão

Patrícia volta com vitória
A boa nova na nona edição do Aberto do Alphaville, disputada entre sexta-feira e domingo, no campo em Pinhais foi a participação da atleta paranaense Patrícia Carvalho, uma das feras do golfe brasileiro, que estava afastada dos campos há quase um ano (período que se dedicou aos estudos) e agora voltou para ficar. A presença de Patrícia, que continua em sua melhor forma, deu a competição feminina o que há muito faltava: maior competitividade entre as jogadoras da scratch.

Patrícia fez bonito desde a estréia, na sexta-feira (14), quando jogou 74 tacadas, duas abaixo do par do campo. Sua mais direta perseguidora era Hiromi Suzuki, que fechou com 84. Em terceiro lugar no dia o placar mostrava Luciana Fuchs, com 86. Atrás dela estava Julia Debowski, com 89. “Tive altos e baixos durante a partida. Sofri com os putts longos e os approachs”, contou Patrícia, que no buraco 2 fez duplo bogey, mas recuperou com quatro birdies nos buracos 1, 5, 7 e 11.

Na scratch dos jogos masculinos, o primeiro dia de disputa fechou com Vinicius Blasi na liderança com 73, seguido por Felipe Hasson, com 74, e Young Seung Han, com 77.
O segundo dia de disputa (sábado) contou também com a participação de jogadores das demais categorias.

Entre as mulheres, Patrícia continuou arrasando. Ela ampliou sua vantagem ao jogar 70 (a melhor rodada do torneio), duas abaixo do par do campo, para somar 144 tacadas, contra 167 de Adriana Oliveira (86-81) e Luciana Fuchs, que jogou 81 no dia. Entre os homens, Blasi jogou 75 para somar 148 e permanecer na linha de frente. Em segundo lugar estava Rodolfo Camargo, com 153 (77-76), e em terceiro, Hasson, que jogou 81 no dia para somar 155.

O terceiro e ultimo dia de disputa (domingo) não apresentou surpresas, tanto no feminino quanto no masculino da scratch. A favorita Patrícia correspondeu às expectativas. Ela jogou 78 no dia, seis acima, para ser campeã somando 222 tacadas. Adriana jogou 82 no dia para somar 249 e terminar como vice-campeã. Em terceiro lugar ficou Luciana, que jogou 82 para somar 250. Na categoria feminina com até 13 de handicap indez, a vencedora foi H. Suzuki, com 219 tacadas.

No masculino, Blasi (20 anos), do Maringá Golfe Clube, jogou 74 (+2), para somar 222 tacadas e sagrar-se campeão do Aberto. Em segundo lugar ficou Camargo, com 77 no dia e 230 na soma. Hasson jogou 77 no dia para somar 232 e terminar em terceiro.

Os demais vencedores do torneio foram: Masculino – F. Kokubu, 8,6 a 14, com 138; L. Cunha, 14,1 a 22,1, com 130; J. Nakamura, 22,2 a 31,2, com 85 pontos. Feminino – A. Azuma, 13,5 a 21,2, com 138; e H. Ishii, 21,3 a 31,2, com 77 pontos.
O 9.º Aberto do Alphaville, válido para o ranking da FPCG, contou com o patrocínio da Barigüi Automóveis (leia-se Fiat).

Nas fotos, de cima para baixo: Patrícia Carvalho, Adriana Oliveira e Luciana Fuchs; Vinicius Blasi, Felipe Hasson e Rodolfo Camargo; e Alexander Korioth, Homero Toledo e Lucas Benke. Fotos: Virgina Salomão.

Amadorismo persiste
A falta de aprimoramento na organização de alguns torneios é a prova maior de que o amadorismo ainda assombra algumas áreas do golfe no Paraná. Exemplo disso foi o Aberto do Alphaville. Levando-se em consideração os mais de 20 anos que escrevo sobre a modalidade, seria até antiético de minha parte se não registrasse o que senti na pele: a ineficiência, a má vontade e a displicência de alguns encarregados de fornecer informações sobre o torneio à imprensa.

Aqui volto a bater na mesma tecla: pessoas totalmente despreparadas para a função acabam prejudicando não só o bom nome do torneio mas, e principalmente, a sua divulgação. Depois querem lamentar a escassez de patrocinadores para o golfe, quando antes disso, promotores e organizadores de torneios deveriam estar cientes de que somos nós da imprensa que temos as ferramentas necessárias e eficazes para atrair aqueles que querem unir os seus nomes ou das suas empresas ao esporte. Realmente, não consigo entender.

Espero que o próximo Aberto do Alphaville seja planejado – acima de tudo – com profissionalismo, pois só assim terá qualidade. De nada adianta promover um torneio com uma bela programação social se fatos como os expostos no texto, persistem. Lembrem-se, são os “detalhes” que fazem toda a diferença.

Brasileiro Sênior
Curitiba (PR) – É grande a expectativa em torno do 31º Campeonato Brasileiro de Golfe Sênior, que começa hoje (quarta-feira) no Alphaville Graciosa Clube, em Pinhais, com a participação de atletas das categorias sênior e pré-sênior (masculino). Na quinta e na sexta-feira os jogos ocorrem no Clube Curitibano e no Graciosa Country Club, com a participação de todos os jogadores. As modalidades de disputa do torneio são stroke play e stableford, nas categorias cavalheiros scratch, hcp 8,6 até 14, hcp 14,1 até 22 e hcp de 22,1 até 31. Para as damas, a competição será dividida nas categorias scratch, hcp até 20 e hcp de 20,1 até 32. Também serão disputadas as categorias por idades e pré-sênior, divididas em scratch, hcp até 18 e 18,1 a 31.

Vale lembrar que é desse torneio que sai o campeão brasileiro, ou seja, o vencedor da scratch, que receberá a Taça Mario Gonzalez, de posse transitória, uma  homenagem que a ABGS faz ao maior golfista brasileiro de todos os tempos.

Além da programação esportiva haverá a social, que prevê após o primeiro dia de jogo, no Alphaville Graciosa, mesa de antepasto com bebidas; e no terceiro e último dia de jogo, no Graciosa Country Club, jantar festivo com baile seguido da cerimônia de premiação. Na ocasião haverá diversos sorteios. Detalhe: É indispensável o uso de traje da ABGS.

Histórico – O golfe sênior surgiu no Brasil em 1979, idealizado pelo gaúcho Ary Herzog, que presidiu a entidade durante muitos anos. Quando de sua fundação, a ABGS tinha apenas 75 filiados representando os estados de São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro. Hoje, a ABGS reúne 875 golfistas, sendo 777 da categoria sênior e 98 da categoria pré-sênior, de diversos estados brasileiros.

 O Calendário Esportivo da entidade inclui 16 competições nacionais, 23 competições regionais e 2 competições internacionais. Com a criação da ABGS, o Brasil passou a se fazer presente, com maior assiduidade, nos eventos internacionais, como o Sul-Americano e o Mundial, além de promover um certame nacional de grande repercussão, o Campeonato Brasileiro, que tanto quanto o Sul-Americano é disputado anualmente em sistema de rodízio.

Atualmente a ABGS é presidida por Paulo Pacheco, que tem a auxilia-lo no comando da entidade, além de diretores, vice-presidentes regionais, os quais desenvolvem em seus estados um trabalho que visa principalmente o desenvolvimento da categoria.

Taça Capitania
A golfista Bárbara Kim, com 90 tacadas, levou o prêmio Melhor Gross da Taça Capitania, uma competição feminina disputada na primeira quinzena deste mês no campo do Clube Curitibano, em Quatro Barras.

As demais classificadas, em suas respectivas categorias, foram Cassiana Stapff, 0/20, com 81; Cléa Demeterco, 21/30, com 71; e Rosa Furuta, 31/40, com 71. Prêmios especiais: near pin no buraco 4 (Cléa Demeterco), near pin no buraco 14 (Diva Mercer).

Nas fotos, de cima para baixo: Diva Mercer, Yoshiko Igarashi e Bárbara Kim; e Cléa Demeterco e Hilda Azuma, em primeiro plano, com Cassiana Stapff, Monika Voswinckel, Bruna Lee e Élia Romanó.

Fotos: Virginia Salomão

Myrian conquista melhor gross
Depois do sucesso da Taça Happy Day foi a vez da capitania feminina do Graciosa Country Club promover a Taça Umbrela, uma competição interna, disputada recentemente, por mais 40 jogadoras locais. Na categoria gross, o destaque foi Myrian Rocha Loures, que jogou 88. As vencedoras nas outras categorias foram Marisa Leal, 0/26, com 67; Gilka Feres, 27/33, com 70; e Arahy Sarrão, 34/40, com 66.

Brasileiros no exterior
A Confederação Brasileira de Golfe (CBG) convocou a catarinense Julia Debowski (foto), líder do ranking nacional amador feminino pré-juvenil, e o gaúcho William Clarke para representar o país no The Junior Open Championship, de 12 a 14 de julho, no Lundin Golf Club, próximo a St. Andrews, na Escócia.

A competição, organizada pelo R&A, entidade máxima do golfe mundial, ocorre de dois em dois anos, reunindo atletas de mais de 60 países. Além dos três dias de torneio e dois de treino, Julia e William irão cumprir uma intensa programação social. Não bastasse, eles serão levados pelos dirigentes do R&A para assistir a duas rodadas do British Open no Old Course de St. Andrews.

Só feras em campo
Rio de Janeiro (RJ) – O Itanhangá Golf Club recebe de 28 a 30 deste mês a segunda edição do HSBC LPGA Brasil Cup, um torneio que faz parte do LPGA Tour (Ladies Professional Golf Association). Além de contar com as 27 das melhores jogadoras do mundo, como a sul-coreana Eun-Hee Ji (19.ª colocada do ranking mundial de golfe de 2009), e a escocesa Catriona Matthew (nº 16 do mundo), defensora do título conquistado em 2009, na primeira edição do HSBC LPGA Brasil Cup, o torneio contará com atletas da Argentina, do Paraguai, da Colômbia e do Chile. A brasileira Ângela Park (67.ª do ranking feminino mundial) também irá jogar.

O HSBC LPGA Brasil Cup será disputado em 36 buracos. O público terá acesso aos dois dias de competição mediante apresentação de documento de identidade na entrada do clube. O Pro-Am ocorrerá na véspera da competição principal, reunindo jogadoras, convidados e celebridades.

Tour Juvenil
No fim de semana (22/23), o Alphaville Graciosa Clube, em Pinhais, abrigará a segunda das quatro etapas do Tour Nacional Juvenil de Golfe, que conta com o patrocínio do HSBC e a participação dos principais atletas brasileiros das seguintes categorias: juvenil e pré-juvenil (masculino/feminino); de 12 a 13 anos e até 11anos (masculino); até 13 anos (feminino); e incentivo, para crianças nascidas de 2000 para cá. Terminada a última etapa, o tour premiará os melhores juvenis e pré-juvenis com uma semana de treinamentos nos EUA.
 


Strokes

* Aulas para a garotada – Divulgar o golfe entre os alunos da rede estadual de ensino em Curitiba é o objetivo do projeto Golfe nas Escolas, implantado pela Federação Paranaense e Catarinense de Golfe (FPCG). Como primeiro passo a entidade abriu uma escola de golfe para crianças na sede da entidade. A estimativa, segundo o presidente da FPCG, Arata Hara, é que até o fim deste mês cerca de quatro mil alunos tenham contato com o golfe em oito escolas da rede pública de ensino. As aulas da escolinha, teóricas e práticas, serão ministradas pelos professores Francisco de Paula Soares, Anderson Stachechen e Julio Azevedo. Mais informações pelo fone (41) 3366-9159.

* Só mulheres – Algumas atletas do Clube Curitibano driblaram o mau tempo e foram a campo dia 11 para a disputa da Taça Pink, em categoria única. As três primeiras classificadas, respectivamente, foram Denise Bittencourt, com 71 tacadas; Cassiana Stapff, com 72; e Bruna Lee, com 73.  Por falar em Clube Curitibano, ontem (terça-feira) as golfistas locais voltaram ao green de Quatro Barras. Desta vez para a disputa da Taça Black & White (resultados na próxima coluna).

* Curitiba (PR) – O Faldo Series South America Final será jogado de 26 a 29 de julho no Alphaville Graciosa Club, em Pinhais. A competição somará pontos para a escolha do time pré-juvenil brasileiro que disputará o Sul-Americano entre 20 e 25 de setembro no La Tahona Golf Club, no Uruguai.

* Participem – A Taça Mensal de maio do Clube Curitibano está marcada para sábado (22), no campo de Quatro Barras.  No feminino estarão em ação atletas das categorias scratch, índex até 17,9, índex 18,0 a 26,7 e índex 26,8 ou acima. No masculino, as categorias vigentes são scratch, índex até 8,4, índex 8,5 a 14,0, índex 14,1 a 22,1 e índex 22,2 ou acima. Prêmios especiais: Melhor Approach e Melhor Drive (masculino/feminino), Melhor Net Juvenil, Melhor Net Sênior, Melhor Net Pré-Sênior (masculino) / Melhor Net Super-Sênior (masculino).

* Joinville (SC) – Amanhã (quinta-feira), uma competição feminina, denominada “Taça Batom”, movimenta o campo do Joinville Golf & Country Club.
 

  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course

  • Golfe 2016

    Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados