Estilo Golfe – 18 de novembro

18/11/2009

Taça das amigas, Lombardi na Febragolfe, homenagem a Renato Leitner, Aberto do Ponta Grossa e muito mais…

por: Virgínia Salomão

Em paz com a vida
Vários fatores contribuíram para que tudo saísse a contento na Taça das Amigas, disputada terça-feira (10) no campo de 18 buracos e par 72 do Clube Curitibano, porém dois merecem destaque: alto-astral e espírito de confraternização.

Prova disso é que as anfitriãs Maria Helena Vian, Rosana Nigro Moura e Cassiana Stapff fizeram questão de manter, do inicio ao fim do torneio, um clima agradável, próprio para jogar golfe.

Soma-se a isso uma programação social perfeita, que contou com café colonial e animada cerimônia de premiação.

Entre as atletas que prestigiaram a taça, destaque para Lúcia Pupo, que recentemente brilhou no 31.º Campeonato Sul-Americano de Golfe Sênior; Sandra Rymsza, Cristiana Furtado, Maitê Chiodini e a finlandesa Kirsi Kolehmainen.

Quem levou o prêmio Melhor Gross foi Myung Jang, com 85 (44-41).

Na cat. hcp índex até 17,9, o primeiro lugar ficou para Kazue Nakae, com 71; e o segundo para Bárbara Kim, com 72.

Já na cat. hcp índex 18,0 a 35,4, as quatro primeiras classificadas, respectivamente, foram: Sandra Rymsza, com 68, Ivete Chemin, com 69, Cecília Calliari, com 69, e Diva Mercer, com 71.

A competição, é importante dizer, deu a largada nos torneios com chancela da atual capitania feminina de golfe do Curitibano, que tem Denise Bittencourt no comando e Diva Mercer como vice-capitã, nomes que fazem jus à tradição do golfe no clube.

Nas fotos, de cima para baixo, Cleonice German, Kazue Nakae e Élia Romano; a atleta Bárbara Kim com a vice-capitã de golfe do Clube Curitibano, Diva Mercer, e a atleta Diana Han; Maite Chiodini, Kirsi Kolehmainen e Cristiane Furtado; e a capitã de golfe do Clube Curitibano, Denise Bittencourt, Cassiana Stapff (anfitriã), Sandra Rymsza, Maria Helena Vian (anfitriã), Rosana Nigro Moura (anfitriã) e Myung Jang. Fotos: Virgínia Salomão.

Ator Rodrigo Lombardi na Febragolfe              
Sucesso absoluto a segunda edição da Febragolfe, a maior feira de golfe da América Latina, que pôde ser visitada de 12 a 14 deste mês, no Transamérica Expo Center, em São Paulo. O evento foi idealizado e organizado pela Barrichello Sports, empresa do novo piloto da Williams, Rubens Barrichello, que esteve presente no coquetel de lançamento, no primeiro dia da feira. Professores do projeto Golfe Nota 10 da Federação Paulista de Golfe (FPG) também estiveram na feira para ensinar os fundamentos do golfe e as primeiras tacadas para os interessados.

As crianças não foram esquecidas. Tanto assim que tiveram um espaço dedicado a elas na Febragolfe. A seguradora Porto Seguro, uma das expositoras, montou uma mini cidade em que a garotada pôde se divertir em bicicletas, para aprender sobre educação e segurança no trânsito.

Entre os expositores deste ano estiveram a Mapfre, Dior, Titliest, Callaway, Oakley, Tour Edge Golf, Exotics, Hippo Golf, Zero Friction, USGlove, FootJoy, Odyssey, Top Flite, Ibero Star, New Golf, Full Swing, Cobra, DED Pilates, Instituto Barrichello Kanaan e a Tacada Cidadã, Instituto Ronald Mcdonalds e São Bento Golfe, entre muitos outros. Todos de olho no mercado do golfe do Brasil, que já conta com 107 campos em operação, outros 30 em construção e mais de 25 mil jogadores.

Na sexta-feira, penúltimo dia de feira, quem circulou por lá foi o ator Rodrigo Lombardi (foto), um iniciante no golfe, que esbanjou simpatia, arrancando suspiros das fãs, que pediam autógrafo e faziam pose ao lado do ator. Com o retorno do golfe à família olímpica a partir dos Jogos de 2016, no Rio de Janeiro, o incentivo à massificação do esporte é um dos objetivos da Febragolfe, que nesta edição teve o patrocínio do HSBC, G5 Blindagens, GOL Linhas Aéreas e Arnold Palmer Design.

Em memória de Renato
Nada menos que 140 golfistas prestaram homenagem a Renato Hauer Leitner, o maior incentivador do golfe infanto-juvenil que o Paraná já teve, participando no fim de semana da segunda edição do Torneio Renatão Leitner de Duplas, disputado em dois campos: Clube Curitibano, no sábado (14), e Graciosa Country Club, no domingo (15). No primeiro, a modalidade de jogo foi best ball, no sistema shot gun. Já no segundo, a modalidade foi canadian.

O calor intenso no sábado, com os termômetros ultrapassando à casa dos 30 graus, não prejudicou o bom andamento do torneio. É claro que o pessoal reclamou da temperatura, mas nada que tenha diminuído o “pique” dos jogadores, que abrandavam o calor bebendo muita água gelada.

As duplas formadas por Ivo Leão/Felipe Hasson, Rodrigo Diniz/ José Carlos Maestrelli pegaram o ritmo e fecharam a rodada de estréia empatadas em primeiro lugar por 66 tacadas gross, seis abaixo do par do campo. A dupla que mais se aproximou das líderes foi a integrada por Bruno Castro/Diego Veiga, com 70 (-2). Na categoria até 27,8 liderava a dupla formada por Alexandre Furuta/Márcio Kokubu, com 62. Já na categoria para jogadores com hcp índex 27,9 até 54,6, Lúcia Pupo e José Antonio Pupo dominavam com 56 tacadas. Nesse dia, logo após o término da rodada, houve degustação de Queijos e Vinhos nas dependências do Curitibano.

No domingo, último dia de competição, não houve surpresas. Na scratch, a dupla formada por Diniz/Maestrelli não deu chance às demais. Entrou em campo e saiu invicta jogando 62 no dia, para faturar o título com 128 tacadas no total, nove de vantagem sobre a dupla integrada por Leão/Hasson, que jogou 71 no dia para terminar em segundo lugar, com 137 na soma. Na cat. até 27,8, os classificados foram Eduardo Canto/José Mauricio Rego Barros, 1.º lugar, com 128, Fernando Barrionuevo/Ricardo Mello, 2.º, com 129, e Marcos Zanier/Lauro Oliveira, 3.º, com 131. Já na cat. 27,9 a 54,6, as três primeiras duplas classificadas, respectivamente, foram as compostas por Paulo Prado/Joel Carneiro da Silva Filho, com 129 tacadas, Lúcia Pupo/José Antonio Pupo Filho, com 130, e Yoshihiro Miyamura/Minoro Watanabe, com 134.

O prêmio melhor drive masculino ficou com José Carlos Maestrelli e o feminino com Rossana Marini. Já o melhor approach masculino ficou com Kenji Fukuda e o feminino com Sunilda Guimarães.  O 2.º Torneio Renatão Leitner de Duplas foi promovido por Yara Pedroso, viúva de Renato, e seus familiares, e contou com o apoio, entre outros, do Clube Curitibano, do Graciosa Country Club e desta coluna, é claro!

Nas fotos, de cima para baixo: Rodrigo Diniz/José Carlos Maestrelli (dupla campeã) com Felipe Hasson/Ivo Leão (dupla vice-campeã); Yara Pedroso, viuva de Renato, ladeada por seu neto Eduardo Marigliano e seu filho José Maria Pedrosa; Patrice Vian, Arthur Leme, Gilberto Caldas, Joaquim Portes, Very Ceccatto, José Gonçalves e Luiz Alberto Rego Barros; e Arlindo Brun Jr., Cristina Pedrosa, Fabricio Brun e Rafaelle Marigliano. Fotos: Virgínia Salomão.

Festejando o hole-in-one
A atleta Monika Voswinckel (à esq. na foto que aparece com Myrian Rocha Loures) reuniu amigas e convidadas, ontem, no campo de golfe do Clube Curitibano, para comemorar em torneio o hole in one feito por ela, em outubro, no buraco 6 do green de Quatro Barras.

A modalidade de jogo foi stroke play, nas categorias gross, A, B e C.  

Com destino a Miami
Os atletas Henrique Pombo (PR), Leonardo Kitahara (RJ), Matheus Ballestrin (RS), Vitória Teixeira (RJ), Clara Teixeira (RJ), Arthur Nunes (PR), Felipe Gonzalez (SP) e Luiz Jacintho (SP) se preparam para representar o Brasil na 28.ª edição do Doral-Publix Junior Golf Classic 2009, um dos mais importantes torneios juvenis do mundo, que ocorre de 17 a 23 de dezembro, em Miami, Flórida (EUA).

A competição, dividida em categorias por idade, reunirá 647 juvenis (447 meninos e 200 meninas) de mais de 40 países como Estados Unidos, Alemanha, Argentina, Canadá, Venezuela, França, Costa Rica, Colômbia, Espanha, Itália, Equador, México, Peru, Israel, Panamá, Croácia, Eslovênia, Tailândia, Nicarágua, Suíça, Bélgica, Chile, China, Irlanda, Uruguai, Áustria, Inglaterra, Porto Rico, Guatemala, Indonésia, Finlândia, Dinamarca, República Dominicana, Rússia, Hungria, Coréia, Bolívia e Suécia.
 
Aberto de Ponta Grossa
O fato de ser uma sexta feira (13) não intimidou os participantes do Pro-Am correspondente ao 21.º Aberto de Ponta Grossa, nem mesmo aqueles que se dizem supersticiosos deixaram de prestigiar o torneio. Haja vista o número de jogadores em campo, cerca de uma centena. O time formado pelo profissional do Clube Curitibano Marcos Farias (foto) e os amadores Cícero Arruda, Marcos Mattioli, Angel Mate e Alexsander Podlovisk, que jogou 52 tacadas, mesmo escore do time comandado por Rafael Gonzalez, levou o título pela melhor segunda volta. No individual, o campeão foi o profissional Anderson Namur, com 67 (-5). “Em 11 anos de clube é a primeira vez que realizo esse feito” disse Namur. Após o jogo, atletas e convidados participaram de um churrasco.

Os jogos propriamente ditos começaram sábado e prosseguiram até domingo. Terminada a última rodada, o placar mostrava, por categoria, no masculino, os seguintes campeões: scratch, Ricardo Nakamura, campeão, com 154 tacadas, Lúcio Minoru Hiratomi, vice-campeão, com 159; hcp índex até 8,5, José Hamylton Bernardi, com 145; hcp índex 8,6 a 14, Walter Yadomi, com 134; hcp índex 14,1 a 22,1, Luiz Gabriel dos Santos, com 138; hcp índex de 22,2 a 32,9 (stableford), Hiroki Miyazaki, com 83 pontos. No feminino, por categoria, as vencedoras foram: scratch, Tereza Kimura, com 174 tacadas; hcp índex até 13,4, Amélia Fujihara, com 149; hcp índex 13,5 a 21,2, Minako Nagato, com 142; hcp índex 21,3 a 31,7 (stableford), Maria Cristina de Almeida, com 69 pontos. Prêmios especiais: melhor gross sênior – Paulo Kato; melhor gross pré-sênior – Márcio Fernandes; melhor gross juvenil – Arthur Nunes.
No sábado, por volta de 20 horas, os atletas participaram de um jantar no Hotel Bristol Vila Velha. No domingo, após o término do campeonato, houve a cerimônia entrega de prêmios seguida de coquetel de encerramento.
   
Circuito empresarial
A equipe da System Marketing, formada por Eduardo Pimentel, Guilherme Camargo, André Egoroff e Carlos Gonzalez, com 94 pontos, foi a vencedora do Circuito Empresarial de Golfe 2009, disputado sexta-feira (13), no Terras de São José Golf Club, em Itu (SP). Os campeões individuais do torneio foram José Geraldo Silva (0/9), Laurence Liu (10/18), Eduardo Pimentel (19/36) e Marco Frenette (convidados), que também ganhou uma passagem da TAM Viagens ao vencer o Champions Near to the Pin. Reinaldo Lopes venceu o Accurate Longest Drive e ganhou um celular LG Arena. Renato Opice Blum ganhou um check-up completo do Hospital Alemão Oswaldo Cruz e Fernando Penazzo venceu o nearest to the pin do Instituto Barrichello Kanaan.
A Golfe & Cia, organizadora do evento, fez uma homenagem especial a Álvaro Almeida, ex-presidente da Confederação Brasileira de Golfe e da Federação Paulista de Golfe, pelos serviços prestados ao esporte. “Fiquei muito feliz com a homenagem, mas faço questão de ressaltar que não fiz nada sozinho. Tudo foi sempre fruto de um trabalho de equipe”, declarou.

A System Marketing, patrocinadora máster desta etapa, é uma companhia que impulsiona a qualidade de dados e informações promovendo resultados sustentáveis entre as organizações e seus clientes.

Seniores na batalha
Amanhã (quinta-feira) e depois de amanhã , no Alphaville Graciosa Clube (foto), em Pinhais, ocorre o 7.º Torneio Sênior e Pré-sênior ABGS PR/SC, com chancela da Associação Brasileira de Golf Sênior. As modalidades serão stroke play ou stableford (de acordo com a categoria do jogador), em 36 buracos (18 por dia).

No masculino, o torneio será dividido nas categorias scratch; handicap até 14,0, de 14,1 a 23,0, de 23,1 a 34,0 (modalidade stroke play); categorias por idades grupo A (de 55 a 59 anos), grupo B (de 60 a 64 anos), grupo C (de 65 a 69 anos), grupo D (de 70 a 74 anos), e grupo E (75 anos ou +); pré-sênior scratch, handicap até 23,0 e de 23,1 até 34,0 (modalidade stableford).

No feminino, o torneio será disputado nas categorias scratch, handicap até 23,0 (modalidade stroke play) e de 23,1 a 34,0 (modalidade stableford). O próximo torneio da entidade será o Aberto Sênior e Pré-Sênior de Bastos-FPG/ABGS, em parceria com a Federação Paulista de Golfe. A competição será disputada no Bastos Golf Club, em Bastos, no interior de São Paulo.


Strokes

Garota de talento – A catarinense Geandra Zimmer (foto) fez por merecer na temporada e alcançou o topo do ranking nacional, após conquistar o vice-campeonato do Aberto do Rio, disputado recentemente no Gávea.

Extremamente dedicada, Geandra pratica o esporte desde menina. Ela conta com o preparo técnico do seu instrutor e profissional de golfe Reginaldo Coelho de Sousa e com o acompanhamento da psicóloga esportiva Dra. Karine Teuber Pereira, além do apoio dos familiares e amigos.

Curitiba (PR) – O lançamento do livro de regras do Golf 7 (modalidade do golfe adaptada para crianças especiais) ocorreu quarta-feira passada, às 9 horas, na Escola Estadual de Educação Especial Lucy Requião de Melo e Silva, em Santa Felicidade. Quem elaborou o livro foi a professora Fátima Alvez da Cruz, a idealizadora do projeto Golf-7, que contou com o apoio da Federação Paranaense e Catarinense de Golfe (FPCG) para construir um putting green de grama sintética na escola.

Em terras vermelhas – No fim deste mês, mais precisamente de 28 a 29, no Londrina Golfe Clube, será disputado o 15.º Open Cidade de Londrina. No masculino estarão em ação jogadores das categorias scratch, hcp índex até 8,5, hcp índex 8,6 a 14,0, hcp índex 14,1 a 22,1 e hcp índex 22, 2 a 32,9. Já no feminino, estarão em ação jogadoras das categorias scratch, hcp índex até 21,2 e hcp índex 21,3 ou (+ -).

Torneio de duplas – O Graciosa Country Club e o Conselho Turístico do México promovem no fim de semana a 2.ª Taça México. A modalidade da disputa será Duplas Best Ball. Detalhe: As duplas poderão ser masculinas, femininas ou mistas. Para montagem das duplas, a soma do índex dos jogadores não poderá ultrapassar a 54,6.

Aberto do Santa Mônica – Um Pro-Am na sexta-feira (20) dá a largada na programação do 6.º Torneio Aberto do Santa Mônica Clube de Campo. Os jogos principais serão disputados nos dias 21 e 22. As inscrições para o Aberto poderão ser feitas até hoje (18) ou até o encerramento das vagas, limitadas em 90.

Melbourne (AUS) – O golfista norte-americano Tiger Woods, número 1 do mundo, com 274 tacadas, sagrou-se campeão do JBWere Masters, torneio do European Tour, disputado no Kingston Heath Golf Club, de par 72 e 7.059 jardas. Por sua participação no torneio, Woods recebeu dos organizadores um cachê de US$ 2 milhões para jogar. Em segundo lugar ficou o australiano Greg Chalmers, com 276.

 

  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course

  • Golfe 2016

    Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados