Estilo Golfe – 2 de dezembro

02/12/2009


Em memória de Daniel Zanatta, Retrospectiva da ABGS,  Aberto Catarinense, Copa Los Andes e muito mais…



por: Virgínia Salomão

José Carlos e Patrícia foram imbatíveis
Depois do sucesso do Torneio Renatão Leitner foi a vez dos golfistas do Clube Curitibano disputarem o tradicional torneio em memória de Daniel Zanatta, em sua sexta edição. A competição, a principio programada para o fim de semana, em conseqüência das muitas chuvas no sábado (27 de novembro), obrigou os organizadores e promotores a usarem de bom senso e cancelarem a rodada. Mas, isso não esfriou o ânimo dos atletas, que sem se importarem com as condições do tempo, prometiam para domingo (28 de novembro) voltar a campo com pique total.

Vale frisar, que desde a chegada os jogadores eram tratados com muito carinho. A exemplo das edições anteriores, todos recebiam uma camisa pólo com a logo do torneio. Um mimo que sempre agrada os participantes.

Contrariando a previsão, o domingo, para a alegria dos golfistas, amanheceu ensolarado e permaneceu assim durante todo o dia. O primeiro grupo entrou em campo às 8 horas e o último às 13h20. Após 18 buracos disputados, o placar mostrava os atletas José Carlos Maestrelli, Felipe Hasson, Gabriel Carvalho e Rafael Laurnagaray empatados em primeiro lugar por 76 tacadas gross (+ 4). A decisão foi para playoff, em morte súbita. No primeiro buraco do desempate Gabriel e Rafael foram eliminados. José Carlos e Felipe partiram para o segundo buraco extra, o qual  deu o título de campeão gross a José Carlos. Já Rafael Laurnagaray levou o título de vice-campeão gross.

Os vencedores nas demais categorias foram Gabriel Carvalho, hcp índex até 8,4, com 73 ; Lauro Oliveira, hcp índex 8,5 a 14,0, com 71 ; Geraldo Serman, hcp índex 14,1 a 22,1, com 61; Victor Song, hcp índex 22,2 e acima (stableford), com 36 pontos.

Entre as mulheres, ninguém atrapalhou a festa da favorita Patrícia Carvalho, que tranqüilamente sagrou-se campeã gross do torneio com 74 tacadas, duas acima do par do campo. Ela faturou pelo segundo ano consecutivo o troféu de posse transitória. Caso Patrícia vença a competição no ano que vem, fica em definitivo com o troféu. As demais vencedoras, por categoria, foram Luciene Ceccatto, hcp índex até 17,9, com 64; Lúcia Pupo, hcp índex 18,0 a 26,7, com 75; e Sunilda Guimarães, hcp índex 26,8 e acima (stableford), com 35 pontos.

No fim da tarde houve brunch no salão principal da sede de Quatro Barras. Na ocasião, além de confraternizarem, os atletas puderam curtir o melhor da música popular brasileira. Em seguida foram entregues os prêmios aos classificados no torneio: belas telas do artista plástico Kenji Fukuda, um mestre da pintura abstrata.

Nas fotos, de cima para baixo: Patrícia Carvalho e José Carlos Maestrelli, os campeões gross do torneio; os anfitriões Williams Zanatta e Myrle Zanatta cercam os atletas Aroldo Fedato e Frederico Fedato; Rafael Moro, Luiz Eduardo Cunha, Bruno Azuma e Heberson Wustro; Elenice Grott e Bernadete Guimarães; e Paulo Barbosa, Lauro Oliveira, Luiz Carlos Krukoski (diretor de golfe do Clube Curitibano) e Nelson Slaviero.

Retrospectiva 2009 da ABGS
Com festa, muita festa. Assim a Associação Brasileira de Golf Sênior (ABGS) comemorou seus 30 anos no Iberostar Praia do Forte, na Bahia. A Retrospectiva 2009, que reuniu mais de 80 jogadores, além da intensa programação social, com direito a show de Jorge Ben Jor, contou com um torneio de dois dias no Iberostate Praia do Forte Golf Club.

Os festejos começaram na quinta-feira (26), com coquetel no Club House do golfe oferecido pelo Iberostate, a divisão imobiliária do Iberostar. No dia seguinte, após a primeira rodada do torneio, houve o jantar da Retrospectiva. Na ocasião foram premiados os melhores jogadores do ano, com destaque para Ronald Gunn, melhor scratch de 2009; e homenageadas entidades como Confederação Brasileira de Golfe, Federação Paranaense e Catarinense de Golfe, Federação Paulista de Golfe, Federação Riograndense de Golfe e Federação Centro-Oeste Nordeste de Golfe.

Durante o jantar foi apresentado o Hino da ABGS, criado pelo advogado, músico e golfista sênior Edson Abdala e por Paulo e Vasti Pacheco. A ABGS homenageou também o gaúcho João Vontobel por sua dedicação à entidade. No domingo, após o término do torneio, houve a entrega de prêmios e sorteios de brindes, passagens aéreas da American Airlines, pacotes do Iberostar Bahia e Iberostar Amazon e televisores de 42 polegadas doados pela Casteval, CEI Brasil e Mili. Um show de Jorge Ben Jor, mais novo membro da ABGS, foi a atração oferecida pela ABGS para os participantes do evento e também para os demais hóspedes do hotel.

A Retrospectiva 2009 da ABGS, organizada pela GT Golfe, teve o patrocínio do Riserva Uno, um empreendimento da RJZ Cyrela que contará com campo de golfe na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, da American Airlines, Iberostar, Iberostate, Golf Travel, Webjet e apoio da Zum Brazil, Grou Turismo e Carryon/Club Car.

Confira os resultados do torneio:  Na categoria scratch, o campeão foi Manuel Gama, com 157 tacadas, seguido por Ronald Gunn, com 161. Vanderlei Micheleto venceu a categoria handicap até 14,0, com 149 tacadas net. A segunda posição ficou com Kunio Ishihara, que jogou 149 net. Entre os jogadores da categoria handicap de 14,1 até 23,0, o campeão foi Nivaldo Gerais, com 140. Logo atrás ficou Gunther Matter, com 142 net. Walter Taurisano venceu a categoria handicap de 23,1 até 34,0, com 73 pontos (modalidade stableford), apenas um ponto de vantagem em relação a Hilário Licheski.

Na categoria pré-sênior scratch, o campeão foi Silvio Cecin, com 147 tacadas. E, na categoria pré-sênior com handicap o campeão foi Francisco Carrer, com 144 tacadas net, seguido por Roberto Perez, com 153 net.

Entre as mulheres, a vitória ficou com Vasti Pacheco, que somou 72 pontos (modalidade stableford). Neusa Azevedo e Keiko Shimomaebara ficaram na segunda e terceira posições, respectivamente, com 71 pontos cada uma.

A competição também premiou os jogadores da categoria Amigos da ABGS. Os classificados foram Eduardo Príncipe Oliveira, com 145 net, 1.º lugar; Marco Frenette, com 151 net, 2.º; e José H. Teixeira Filho, com 157 tacadas net, 3.º.

Nos jogos por equipes, o time campeão, formado por E. Abdala, N. Gerais, W. Taurisano e Mariana Costa, somou 283 tacadas. Na segunda posição ficou o time composto por Humberto Monte Neto, A. Leme, H. Lisheski e Tissako Hara, com 258 no total. A equipe formada pelos jogadores Paulo Pacheco, presidente da ABGS, Domenico Abate, Francisco Becker e Vasti Pacheco, jogou 286.

Nas fotos, de cima para baixo, o presidente da Federação Paranaense e Catarinense de Golfe (FPCG), Arata Hara, recebe homenagem do presidente da Associação Brasileira de Golfe Sênior (ABGS), Paulo Pacheco; Osvaldir Benato, Pacheco e Edson Abdala; e o músico Jorge Ben Jor.

Em solo catarinense
A badalada programação referente ao 6.º Aberto Catarinense de Golfe começa depois de amanhã (sexta-feira), com o campo do Joinville Country Club abrindo para treino durante todo o dia. No período da noite, por volta das 19 horas, haverá Workshop sobre regras com John Byers. Os jogos ocorrem sábado, nas modalidades stroke play (18 buracos), para cavalheiros hcp índex até 22,1 e damas hcp índex até 21,9, e stableford, para cavalheiro hcp índex acima de 22,2 e damas hcp índex acima de 22,0. Também no sábado, a partir das 21 horas, na sede social do clube anfitrião, haverá um jantar dançante seguido da cerimônia de entrega dos prêmios. No domingo, o campo permanecerá aberto para os participantes do torneio. Participem!

Argentina, a grande campeã
Lambaré, Paraguai – Apesar do esforço, as equipes que defenderam as cores verde-amarela no 64.º Sul-Americano de Golfe – Copa Los Andes, que terminou sábado (28 de novembro), após três dias de jogo no Yacht Golf Club Paraguayo, não foram muito felizes nas suas apresentações. O time masculino, formado pelos paranaenses Daniel Stapff (atual campeão brasileiro) e Ivo Leão (sexto no ranking nacional), o carioca Felipe Navarro (terceiro colocado no ranking nacional), e os paulistas Rafael Becker (atual bicampeão brasileiro juvenil) e Guilherme Oda (n.º 1 do ranking nacional), terminou a competição em quarto lugar, com oito pontos. A primeira posição da disputa masculina ficou com os argentinos, que somaram 16 pontos, seguidos pelos colombianos e chilenos, com 12 pontos.

Na competição feminina, o time brasileiro integrado pela catarinense Geandra Zimmer (n.º 1 do ranking nacional), a carioca Clara Teixeira (primeira colocada no ranking nacional juvenil feminino), as paulistas Lívia Amado (que atualmente joga nos EUA), Nathalie Silva (terceira no ranking nacional) e Cecília Kleinert (que atualmente joga na NCCA, uma das principais ligas universitárias de golfe dos EUA), ficou em oitavo lugar, com quatro pontos. As  argentinas foram as vitoriosas, com 15 pontos, seguidas pelas paraguaias, com 14 pontos, e  colombianas com 12 pontos.

Também integraram a delegação do Brasil a atleta paulista Lúcia Guilger, capitã do time feminino; o atleta gaúcho Octávio Villar, capitão do time masculino;  a vice-presidente técnica da CBG, Vicky Whyte, delegada da equipe; e o diretor de regras da CBG, John Byers, que atuou como árbitro convidado pela Federação Sul-Americana de Golfe.

Copa do Mundo de Golfe
O Brasil, representado por Rafael Barcellos e Ronaldo Francisco (foto), terminou domingo (29), no Olazabal Course, no complexo de Mission Hills, na China, sua apresentação na  55.ª World Cup – Copa Mundial de Golfe (campeonato profissional de duplas mais importante e bem pago do planeta) na 26ª posição, com um total de 280 tacadas (68-74-68-69). A dupla italiana, integrada pelos irmãos Edoardo e Francesco Molinari, foi a vencedora com 259 (64-66-61-68). Em segundo lugar ficou a dupla irlandesa, composta pelos jogadores Graeme McDowell e Rory Mc Ilroy, com 260 (58-68-64-70).
       


Strokes

Imperdível – O Field Day Geral do Clube Curitibano, exclusivo para atletas da casa, será dia 12 deste mês, no campo em  Quatro Barras (foto). Segundo o diretor de golfe do clube, Luiz Carlos Krukoski, a festa será das boas, com brincadeiras e surpresas que certamente agradarão a todos. Na programação estão incluídos, além do torneio, almoço, tendo para degustar feijoada, e jantar de encerramento seguido da cerimônia de premiação. A boa música se fará presente.

Curitiba (PR) – As campeãs da Taça Vertigem, disputada quinta-feira (26 de novembro) no Graciosa Country Club, somente por atletas locais, foram Lúcia Pupo, 0/24, com 78; e Nilma Ribeiro, 25/40, com 71. Terminada a competição houve um lanche na Casa da Golfista.

Fim da temporada – Quadras scramble, sendo que a soma do handicap deve ser no máximo 110, é a modalidade de disputa escolhida para o torneio de encerramento da temporada 2009 do golfe no Alphaville Graciosa Clube, que ocorre dia 12 deste mês. Além da competição haverá uma clínica de golfe para iniciantes e um torneio infantil de putter e longest drive. O evento é uma promoção do clube anfitrião em parceria com a Escola Internacional de Curitiba. Após o jogo haverá um almoço no restaurante da sede, seguido da cerimônia de premiação. Mais informações pelo fone (41) 3551-1389.

Itapema (SC) – De 18 a 20 deste mês, a boa pedida é participar da 3.ª Copa Litoral Catarinense de Golfe no campo do Hotel Plaza Itapema.

Elas em campo – Para comemorar o sucesso da temporada 2009, a Associação Brasileira Feminina de Golf Senior (ABFGS) promove dia 15 deste mês, no campo de golfe do Graciosa Country Club, um badalado torneio. Prestigiem!

Taça dos Presidentes – Dirigentes das federações de golfe e de clubes de todo o Brasil participam entre amanhã e depois de amanhã, no Belém Novo Golf Club (foto), em Porto Alegre (RS), da 5ª Taça dos Presidentes, uma realização da Confederação Brasileira de Golfe (CBG), em parceria com a Federação Riograndense de Golfe.

No primeiro dia do encontro serão discutidos os principais projetos das federações e da Confederação Brasileira de Golfe (CBG) para o desenvolvimento do esporte. Além disso será feito o anúncio da criação do Instituto Cultural Museu Brasileiro do Golfe (ICMBG), projeto que pretende reconstituir os 100 anos de história do golfe brasileiro. O projeto será construído em uma área de 1.400 metros quadrados, doada pelo Gramado Golf Club, em Gramado (RS). , As obras estão previstas para começar já em 2010.
 
Na sexta-feira haverá o torneio de golfe, que promete ser dos mais prestigiados. Para o presidente da Confederação Brasileira de Golfe, Rachid Orra, esse encontro é fundamental para definir os novos rumos do golfe brasileiro. “Aproveitaremos a oportunidade também para trocar experiências entre todos os dirigentes”, disse Orra. 

 

  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course

  • Golfe 2016

    Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados