Estilo Golfe – 21 de abril

20/04/2010


Torneio do Curitibano, Aberto do Santa Mônica, Escolinha de Golfe, Golfista Participativo e muito mais



por: Virgínia Salomão

Um dia perfeito
golfe do ParanáO clima alegre e descontraído propiciou momentos agradáveis aos participantes do Torneio Mensal do Clube Curitibano, disputado sábado (17) no green de Quatro Barras. Não bastasse, o sol deu o ar da graça durante todo o dia, entusiasmando ainda mais os atletas, que entravam em campo dispostos a dar o melhor de si.

Outro fator estimulante foi o percurso, elogiado sempre pelos jogadores, pois além de revelar uma paisagem fantástica, apresenta um bom grau de dificuldade. Diante do panorama totalmente favorável a prática do golfe, até mesmo o placar se rendeu a complacência e apresentou bons resultados.

No masculino, o campeão gross foi Felipe Hasson, com 75 (40-35); e o vice-campeão Diego Veiga, com 78 (41-37). Os vencedores nas demais categorias foram Yoshiki matsuda, índex até 8,4, com 73; Paulo Kokubu, índex 8,5 a 14,0, com 70; Marcos Caldas, índex 14,1 a 22,1 com 62; e Paulo Prado, índex 22,2 ou acima, com 70.

Entre as mulheres, a campeã gross foi Bárbara Kim, com 88 (43-45); seguida por Bruna Lee, com 92 (46-46). As vencedoras nas demais categorias foram Roselaine catarino, índex até 17,9, com 76; Diva Mercer, índex 18,0 a 26,7, com 70; e Cecília Calliari, índex 26,8 ou acima, com 67.

Terminada a competição, atletas e convidados participaram de um jantar no restaurante do clube. Na ocasião houve a cerimônia de premiação e sorteio de muitos brindes.

O Torneio Mensal de abril do Clube Curitibano contou com o patrocínio da Cia. de Automóveis Slaviero (Ford), AGF Veículos Ltda., Poliservice, Vianmaq, ClubCar, Do Lago Spa e Hotel e Brafer S.A., e o apoio, entre outros, desta coluna, é claro!

Nas fotos, de cima para baixo: Marcelo Canto e Gustavo Miro; Breno Thá de Carvalho, Ariel Laurnagaray, Felipe Hasson (campeão scratch) e Gilberto Caldas; Very Ceccatto, Diego Veiga, Bruno Castro e Bruno Azuma; e Edson Azuma, Antonio Prieto, João de Quadros e Luiz Eduardo Cunha. Fotos: Virgínia Salomão.

Eduardo e Luciana vencem
golfe do ParanáO Pro-Am referente ao 7º Campeonato Aberto de Golfe do Santa Mônica ocorreu sexta-feira (16), véspera da largada dos jogos principais, que terminaram no domingo. O time integrado pelo profissional Marcos Farias, do Clube Curitibano, e os amadores Henrique Settane, Alexander Padlecki, Angel José e Michel Badin foi o vencedor do Pro-Am com 47 tacadas (25-22).

Em segundo lugar, com 51 (26-25), ficou o time formado pelo profissional Marco Silva e os amadores RicardoHaas, José Néri, Cyro Pellizzari e José Lima, seguido pelo time integrado pelo profissional Bruno Adamoski e os amadores Diana Han, Bruna Lee, Cassiana Stapff e Antonio Jr., com 54 (30-24).

No torneio masculino, o campeão da scratch foi Eduardo Leal, com 151 tacadas. Atrás dele ficou Gerson Leal, com 159. Na competição feminina, cat. scratch, Luciana Fuchs foi a campeã jogando 162 tacadas na soma, uma de vantagem sobre Adriana Oliveira, que ficou em segundo lugar.
 
Nas fotos, de cima para baixo: o presidente da Federação Paranaense e Catarinense de Golfe (FPCG), Arata Hara, ladeado pelo diretor de golfe do Santa Mônica, Arnaldo da Costa, e pelo profissional Julio Azevedo; e Ismael Alves dos Santos (LPGCC), Paulo Érico (SM), Lecir de Brito (SM), em pé, com Diego Cardoso Silva e Vitório Penteado. fotos: Virgínia Salomão.

O primeiro passo foi dado
golfe do ParanáEstimular a garotada a jogar um bom golfe é um dos objetivo da Escolinha de Golfe do Clube Curitibano, um projeto antigo de autoria do profissional Bruno Adamoski, que voltou a ser colocado em prática com apoio da diretoria de golfe do clube, leia-se Luiz Carlos Krukoski, e do profissional Marcos Silva, que ao lado de Adamoski ministrará as aulas.

“Entre outros benefícios, a Escolinha de Golfe servirá para desenvolver a coordenação motora das crianças, o que por si só prepara para um desenvolvimento a longo prazo”, disse Adamoski, que está cursando Educação Física na faculdade Dom Bosco, na qual seu trabalho de conclusão de curso é voltado para a prática do golfe.

Quanto ao futuro do golfe juvenil paranaense, Adamoski não esconde seu otimismo. Ele acha que iniciativas como essa da Escolinha visam não só aumentar  o número de praticantes do esporte, mas descobrir valores e solidificar os já existentes.

Outro objetivo da Escolinha, bastante positivo, é ensinar a garotada a conviver em volta do esporte, o que muito jogador experiente não aprendeu até hoje.

O primeiro passo para o funcionamento da Escolinha foi dado no domingo (17), quando cerca de 20 crianças, divididas em grupo por faixa etária, participaram no green de Quatro Barras de uma aula teórica e prática envolvendo regras e etiquetas do golfe.
As aulas da Escolinha de Golfe do Clube Curitibano serão dadas, a principio, aos domingos. Crianças de 6 a 12 anos, das 10h30 às 12 horas. Jovens de 13 a 18 anos, das 9 horas às 10h30.

Nas fotos, de cima para baixo: os profissionais Bruno Adamoski e Marcos Faria; e algumas das crianças que fazem parte da Escolinha. Fotos: Virgínia Salomão.

Golfista participativo
A diretoria de golfe do Clube Curitibano, formada por Luiz Carlos Krukoski (diretor), Denise Bittencourt (capitã) e Airton Balabuch (capitão) enviou à coluna o regulamento do Golfista Participativo. Confiram na íntegra.

A iniciativa GOLFISTA PARTICIPATIVO é uma forma de incentivar e incrementar a atividade esportiva do golfe nas dependências do Clube Curitibano em Quatro Barras. Este regulamento se destina a disciplinar organizar e estabelecer as normas que regerão todas as atividades do GOLFISTA PARTICIPATIVO.

1- A capitania de golfe organiza todos os meses torneios denominados “torneio mensal” que acontecem em datas predeterminadas, obedecendo um calendário interno,destinado exclusivamente para os associados do Clube Curitibano, com handicaps da federação e/ou interno do clube. Após o encerramento dos torneios procede-se uma confraternização seguida de jantar e/ou outro tipo de
comemoração onde acontece a premiação dos golfistas classificados de cada categoria.

2- O GOLFISTA PARTICIPATIVO iniciará a partir do torneio mensal de ABRIL,com os seguintes procedimentos: Cada jogador se inscreverá para o torneio do mês e seguirá os procedimentos já utilizados anteriormente. Juntamente com o cartão para o jogo receberá um cupom, intransferível, que deverá ser preenchido e entregue ao final do jogo juntamente com o cartão da competição. O referido cupom será colocado numa urna apropriada que posteriormente será usada para sortear os prêmios oferecidos aos participantes, a serem estabelecidos em outro parágrafo.

3- O GOLFISTA PARTICIPATIVO continuará sucessivamente até o torneio do mês de novembro,seguindo o mesmo estabelecido no artigo 2. Os prêmios serão sorteados mês a mês, utilizando-se da urna com os cupons entregues pelos participantes desde o mês de abril. Observe-se que a urna mês a mês será incrementada com os novos cupons de cada torneio realizado. Durante a realização dos sorteios, poderá haver um participante a ser contemplado uma ou mais vezes, caso o cupom sorteado seja o dele. Considera-se que tal situação seja normal visto que o mesmo participou várias vezes e por isso tenha mais de um cupom na urna garantindo o seu direito na premiação. Após o encerramento do sorteio os cupons sorteados serão devolvidos.

4- Só serão contemplados os participantes que se encontrarem no recinto no momento da premiação. Serão sorteados tantos cupons quantos sejam necessários até que o participante contemplado apareça pessoalmente para receber o premio.

5- No mês de novembro será realizado o último evento denominado torneio mensal, que terá os mesmos procedimentos já estabelecidos acima.

6- No mês de dezembro por ocasião do evento denominado Field Day, O Evento GOLFISTA PARTICIPATIVO, terá seu ápice com sorteios de diversos prêmios, usando a urna que teve acumulado os cupons dos eventos de abril a novembro, onde evidentemente terão participantes comum ou mais cupons, de acordo com as suas participações mês a mês, o que aumentará suas chances de ser contemplado. E, os prêmios serão cumulativos.Tanto os prêmios sorteados durante os meses de abril a novembro quanto os prêmios que serão sorteados no encerramento serão adquiridos com verba de patrocínio a ser estabelecidos à frente.

7- Os prêmios a serem distribuídos mês a mês serão discriminados por ocasião do envio da mensagem convite para o torneio que todos os associados recebem via e-mail e/ou visualizam em cartazes afixados em locais apropriados no clube, com a finalidade de estimular a adesão aos eventos do clube.

8- A Capitania de Golfe se reserva o direito de fazer a escolha dos prêmios, ficando estabelecida uma comissão composta pelo diretor de golfe, da capitã de golfe e do capitão do Golfe. Entretanto, sempre que possível serão acatadas as sugestões dos muitos companheiros dispostos a partilhar seus talentos.

9- Eventualmente algum outro evento a ser realizado na sede de Golfe poderá ser incluído no GOLFISTA PARTICIPATIVO a critério da Capitania de Golfe. E, assim sendo obedecerá os mesmos preceitos já discutidos.

DAS RECEITAS
1- Todas as premiações advirão de patrocínios que estarão sendo angariados com empresas cujos titulares tenham simpatia pelo esporte e/ou pretendam difundir suas empresas.

2- Para vencer as despesas advindas com a compra dos prêmios, serão criadas 10 cotas de patrocinadores, no valor de R$ 3.000,00 , cada, perfazendo um total de R$ 30.000,00.

3- O Clube Curitibano, através de sua diretoria de Golfe providenciará um banner que terá os seguintes dizeres: GOLFISTAS PARTICIPATIVOS PATROCINADORES…

4- O banner será colocado no tee de saída do campo de golfe nos dias dos eventos do GOLFE PARTICIPATIVO e será de dimensões apropriadas (a serem definidas posteriormente) para que os jogadores e visitantes tenham uma visão bem definida de todas as empresas patrocinadoras. Os patrocinadores também terão espaço e permissão para demonstrar seus produtos, durante os
eventos do GOLFISTA PARTICIPATIVO, podendo distribuir panfletos e ou tomar a palavra durante a cerimônia de premiação para transmitir alguma singularidade de seus produtos que achem ser de maior importância.

DOS OBJETIVOS

1- A CAPITANIA DE GOLFE, objetiva unir os golfistas em torno do esporte, criando laços com pessoas e empresas, trazendo novos praticantes e com isso desenvolvendo o golfe do Clube Curitibano. Assim também criando situações de estimulo para que os participantes sejam eventualmente ganhadores de prêmios. Mas, o objetivo maior é que tragam seus familiares e amigo para a prática
do esporte e com isso passem mais tempo juntos com sua família e seus amigos. Porque sabemos que jogar golfe exige tempo, porém a recompensa é muito grande, no que diz respeito à saúde e ao lazer.


Strokes

* Somente mulheres – A golfista Rosely Rego Barros, com 66 tacadas, ficou em primeiro lugar, categoria 0/40, na Taça Outono, uma competição disputada quinta-feira no Graciosa Country somente por jogadoras da casa. Em segundo lugar ficou Gilda Roth, com 71, seguida por Gunila Lindestron, com 72.

* De olho nas Olimpíadas – O golfe brasileiro ganha mais uma profissional. Trata-se da paulista Victoria Alimonda, de 23 anos, radicada nos Estados Unidos desde os 16 anos, que depois de brilhar no golfe universitário americano, decidiu virar profissional. O objetivo de Alimonda é participar dos Jogos Olímpicos, no Rio de Janeiro, em 2016.

* Hoje (21), desde cedo, atletas do Graciosa Country Club disputam mais uma edição da Taça Mensal. No masculino estarão em ação atletas das categorias A e B. No feminino, a cat. é única (0/36).
Após o jogo, coquetel seguido da entrega dos troféus no Bar de Passagem.
 
* A largada dos jogos correspondentes ao 3º Aberto do Costão ocorre sábado (24) no Costão Golf Club, em Florianópolis (SC).

* Paulistas fazem a festa – Guilherme Oda (SP), número 1 do ranking brasileiro, faturou no domingo (18) o título do Campeonato Aberto de Brasília, disputado no Clube de Golfe de Brasília. Guilherme jogou 213 tacadas no total, contra 221 do gaúcho Felipe Lessa, que terminou em segundo lugar.
No feminino, Ruriko Nakamura (SP) sagrou-se campeã da scratch somando 241 tacadas. Atrás dela ficou Lúcia Guilger (SP), número 1 do ranking brasileiro, com 247.

* Em terras estrangeiras – Luiz Jacintho (SP), primeiro colocado do ranking nacional amador juvenil, e Guy Bragança (RJ), décimo lugar no ranking nacional amador adulto, foram os atletas convocados pela Confederação Brasileira de Golfe que representaram o país no 22º Campeonato Internacional de Aficionados – Copa Carlos Raffo /Copa Manuel Prado, que terminou sábado (17) no campo do Lima Golf Club, em Lima, no Peru. Eles somaram 604 tacadas (152-143-159-150) na classificação por equipes, denominada Copa Manuel Prado, e fecharam a competição na 16.ª posição. A equipe argentina, tendo os jogadores Martin Kim e Jorge Fernandez, ficou em primeiro lugar, com um total de 573 tacadas (143-142-144-144),
Na competição individual, denominada Copa Carlos Raffo, Jacintho foi o brasileiro mais bem classificado. Ele terminou empatado em 23º lugar, com 298 tacadas (78-71-77-72). Seu compatriota Bragança ficou em 40º lugar, com 306 tacadas (74-72-82-78). O campeão foi o argentino Jorge Fernandez, com 278 tacadas (72-68-69-69).

* Só para mulheres – Uma competição, promovida pela golfista Rosana Wamser, movimentou o campo do Clube Curitibano ontem. Detalhes na próxima coluna.
 
* Londrina (PR) – De 30 deste mês a 2 de maio realiza-se o 6º Aberto do Royal Golf Residence. Mais informações pelo fone (43) 3328-4030.

  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course

  • Golfe 2016

    Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados