Estilo Golfe – 30 de junho

03/07/2010


Patrícia e Guilherme vencem o Aberto, “Arraia” chique das golfistas, Taça Caranguejo, Itapama e muito mais



por: Virgínia Salomão

Patrícia e Guilherme vencem o Aberto
Curitiba (PR) – Terminou dia 27 de junho, no Alphaville Graciosa Clube, em Pinhais, após três dias de acirrada disputa para golfistas da scratch e dois para os das demais categorias, o 21.º Campeonato Aberto do Estado do Paraná, que somou pontos para o ranking do estado e também nacional.

Desde o primeiro dia de disputa (25), a competição mostrou que ia ser muito especial. Afinal, com tantos e tão bons jogadores em campo, não se podia esperar outra coisa não fosse um grande espetáculo, no qual a técnica e a competitividade prevaleceram.

O carioca Felipe Navarro (GGCC) dominou o placar nos dois primeiros dias de disputa com parciais de 68-70, respectivamente, para somar 140 tacadas. Na rodada final ele não conseguiu manter o bom desempenho. Felipe jogou 76 (+ 4) no dia para somar 214 e terminar em quarto lugar.

O paulista Guilherme Oda que jogou 73 (+1) na estréia e incríveis 66 tacadas no segundo dia, roubou a cena no domingo. Ele jogou 70 (-2) para somar 209 tacadas (-7) e vencer de virada o Aberto pela terceira vez, sendo que as anteriores foram em 2006 e 2009.

O resultado fez com que Guilherme voltasse ao topo do ranking nacional, posição até então ocupada pelo gaúcho Felipe Lessa. Não bastasse, a vitória abriu portas a Guilherme para entrar na briga por uma das três vagas para formação da equipe brasileira que disputará o Mundial de Golfe na Argentina.

Quem também fez bonito, o que não é de se admirar, foi o paranaense Ivo Leão. Ele, que no primeiro dia jogou 73 (+1), obteve a melhor marca no segundo ao jogar 65. Na final Ivo jogou 73 (+1) para somar 213 tacadas e ficar com o título de vice-campeão.

Entre as mulheres da scratch o ritmo de jogo também foi forte, mas não o suficiente para tirar a liderança das mão da paranaense Patrícia Carvalho, que  viu sua boa estrela brilhar nos três dias de disputa.

Ela jogou parciais de 76-75-73, para conquistar o título com 226 tacadas no total, contra 230 (78-75-77) da também paranaense Isadora Stapff, que levou o título de vice-campeã. Em terceiro lugar ficou a paulista Ruriko Nakamura com 241 (84-77-80).

Os vencedores nas demais categorias dos jogos masculinos foram Ivan Tetsuya, índex até 8,5, com 213; Milton Watanabe, índex 8,6 a 14, com 143; José Antonio Pupo Filho, índex 14,1 a 22,1, com 137.

Entre as mulheres das outras categorias vigentes, as vencedoras foram Ruriko Nakamura, índex até 13,4, com 223; e Rafaela Pilagallo, índex 13,5 a 22,1, com 147.

Em entrevista relâmpago à coluna, o presidente da Federação Paranaense e Catarinense de Golfe, Arata Hara, disse estar muito feliz porque a “nata” do golfe amador brasileiro compareceu ao torneio.

“É a primeira vez que consigo reunir 80 jogadores de primeira categoria e isso já é motivo de sobra para comemorar”. No ano que vem pretendemos que só a primeira e a segunda categorias joguem. Isso significa que o nível técnico de nossos jogadores está cada vez melhor”, conclui.

Nas fotos, de cima para baixo: a campeã do Aberto Patrícia Carvalho, cercada pela vice-campeã Isadora Stapff ( à dir.) e Luciana Fuchs; o campeão do Aberto, Guilherme Oda, com João Paulo Albuquerque e Giordano Junqueira; o vice-campeão do Aberto, Ivo Leão (ao centro), com Henrique Rocha Pombo e Gonzalo Berlin; Bruno Carvalho e Roberto Gomez; Adriana Oliveira, Karina Palmberg e Ruriko Nakamura; Pedro Costa Lima, Octávio Villar e Felipe Lessa; Guy Bragança e Eduardo Pesenti; Felipe Navarro, Daniel Stapff e Rafael Becker; VickyWhite e o presidente da FPCG, Arata Hara.

“Arraia” chique das golfistas
Tendo como tema festa junina, a Taça Malu & Lulu, promovida por  Maria Lúcia Gomes e Maria Lourdes Brecaillo, fez a alegria das golfistas do Clube Curitibano no dia 29 de junho, que compareceram em peso ao green de Quatro Barras. Um shot gun, às 10h30 deu a largada no torneio, disputado na modalidade duplas scramble (80% do menor handicap). O prêmio Melhor Gross ficou com Isadora Stapff/Cassiana Stapff. A dupla jogou 70 tacadas (37-33). Nos jogos net classificaram-se: Gema Lee/Sandra Lewis, com 64,5; Amélia Azuma/Yuko Morimoto, com 64,5; Cecília Calliari/Ivete Chemin, com 65,5; e Amélia Fujihara/Tissako Hara, com 65,5.

O salão principal da sede, onde após o jogo as atletas se reuniram em almoço, foi decorado com bandeirinhas e fitas coloridas, e outros badulaques criativos. Há muito não se via tanta animação dentro e fora de campo. A começar pela data, que festeja São Pedro, um dos importantes santos católicos, passando pelos trajes típicos usados, verdadeiras superproduções multicoloridas, tudo foi motivo para comemoração. Mais do que um torneio, foi uma festa para brincar, comer, beber e se divertir. Teve até “casório” caipira com direito a noivos à caráter e benção de padre. Tudo isso embalado por clássicos do forró. Entusiasmadas com o ritmo, as mais animadas não resistiram e partiram para o arrasta pé no salão. Para completar a festa, houve um concurso de fantasias. Difícil foi escolher as melhores, pois todas surpreendiam pela originalidade.
A festança ferveu até o anoitecer, tempo de ir embora e esperar pelo próximo ano, que tem mais.


Strokes


* Field Day –  Depois do sucesso da Taça Malu & Lulu é a vez da bolinha rolar no campo do Clube Curitibano, terça-feira (6), pela Taça Caranguejo, uma competição que tem como objetivo o encerramento do golfe feminino do clube no semestre. A modalidade de disputa é “menor número de putts”, nas categorias 0/20, 21/30 e 31/40. Mais informações pelo fone (41) 3672-1474. Participem!

* Itapema (SC) – O Plaza Itapema Golf e Resort abre os portões nos dias 17 e 18 para o 5.º Aberto do Plaza Itapema, válido para o ranking paranaense e catarinense. Na véspera da competição haverá uma clínica de golfe. Além da programação esportiva haverá a social, que prevê jantar, no dia 17, às 20 horas; e cerimônia de premiação no dia 18, às 17h30.

* Joinville (SC) – De depois de amanhã (sexta-feira) até sábado, no Joinville Golf & Country Club, disputa-se a quinta edição do Torneio Sênior e Pré-Sênior da ABGS (PR/SC). No masculino, a disputa será na modalidade stroke play, nas categorias handicap índex até 15, de 15,1 até 24, e de 24,1 até 36. Na categoria pré-sênior, a modalidade será stroke play, nas categorias hcp índex até 22, e stableford nas categorias hcp índex  22,1 até 36. Haverá ainda um torneio por idades para homens, separados em cinco grupos diferentes: Grupo A (55/59 anos); Grupo B (60/64 anos); Grupo C (65-69 anos); Grupo D (70-74 anos); Grupo E (75 anos ou mais). Na competição feminina, as golfistas com hcp até 22 disputarão o título na modalidade stroke play (cat. índex hcp de 22,1 até 36) e stableford. Prêmios especiais (masculino/feminino): near pin no buraco 6 e straightest drive, no buraco 3.  

  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course

  • Golfe 2016

    Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados