Faldo Series: Boettcher é líder geral e até 16 anos no Belém Novo

17/05/2014


Herik Machado é o primeiro até 18 anos, à frente chileno Gustavo Silva, o melhor até 21


Boettcher: única volta abaixo do par no campo de golfe do Belém Novo nesta sexta-feira
Boettcher: única volta abaixo do par no campo de golfe do Belém Novo, nesta sexta-feira

por: Ricardo Fonseca | fotos: Thais Pastor

Um volta regular, com um bogey de ida e dois birdies de volta, deu a Rohan Boettcher, gaúcho de Santa Cruz do Sul de apenas 15 anos a única volta abaixo do par da rodada de abertura da etapa sul-americana da Faldo Series e as lideranças geral e até 16 anos do torneio que começou a ser jogado nesta sexta-feira no Belém Novo GC, em Porto Alegre. O torneio que vale pontos para o ranking mundial termina domingo, quando serão conhecidos os campeões das cinco categorias (masculina até 16, 18 e 21 anos; e feminina até 16 e 21 anos) que se classificarão para disputar a final mundial do torneio, a 18ª Faldo Series Grand Final, no The Greenbrier Resort, em White Sulphur Springs, West Virginia, nos EUA, no começo de outubro.

Na categoria até 16 anos, a mais concorrida do torneio, com 25 participantes, Boettcher tem três de vantagem sobre o paulista Denis Kakimoto, de Bastos, que jogou 74 para ficar sozinho em segundo. O carioca Thomas Sampaio vem em terceiro, com 76, empatado com o peruana Diego Cornejo. O paulista Lucas Park vem em quinto, com 77, seguido pelo chileno Felipe Zilleruelo e pelo paulista Paulo Mattos, com 78, e por Daniel Celestino, que marcou 79 e foi o último a jogar abaixo de 80.

Galo Cinza – Herik Machado (ao lado), gaúcho de Santana do Livramento que aos 17 anos já é o número 3 do ranking brasileiro adulto, deu um susto na torcida mas depois mostrou por que é considerado a maior revelação do golfe brasileiro dos últimos anos. Depois de jogar quatro acima de ida, com quatro birdies, o Galo Cinza, como ficou conhecido, jogou quatro abaixo de volta, com cinco birdies, para jogar 72, o par do campo e terminar o dia em segundo na geral, apenas uma tacada atrás de Boettcher, e como líder isolado até 18 anos.

Herik tem três de vantagem sobre o gaúcho Matheus Balestrin e o catarinense Antonio Douat que jogaram 75 para empatar em segundo na categoria, enquanto o uruguaio Facundo Alvarez, o paranaense Homero Sobrinho, e o paulista Marcos Negrini, vem em quarto com 76. Negrini, do Damha Golf Club, de São Carlos, juvenil número 1 do Brasil, que fez quatro birdies em sua volta, vinha liderando a categoria até fazer um bogey no 15 e um triplo bogey no 16, um par 5, que estragaram seu dia.

Chileno – O único estrangeiro a liderar uma categoria masculina é o chileno Gustavo Silva (ao lado), número 235 do ranking mundial de golfe, que já venceu três vezes na temporada, duas em seu país e uma no Aberto de Brasília, onde deixou Herik em segundo, empatado com Pedro da Costa Lima, o Pepê. Gustavo fez quatro birdies para jogar 73 (+1) resultado que além da liderança até 21 anos, o deixa em terceiro na geral, atrás apenas de Boettcher (-1) e Herik (par).

Gustavo tem agora quatro de vantagem sobre Thomas Nelz, e Gramado, que jogou 77 para ficar sozinho em segundo, seguido pelos gaúchos Alan Dietrichkeit e Sandro Gonçalves, com 80, e pelo paulista Kevin Liu, com 82.

Meninas – A atuação das meninas estrangeiras, todas da categoria até 16 anos, foi a boa surpresa do dia, com três delas terminando entre as seis primeiras colocadas da classificação geral que, na Faldo Series, não distingue sexo. A peruana Josefina Fernandez-Davila jogou 72, o par do campo, para empatar em segundo com Herik e liderar a categoria até 16 anos. A uruguaia Priscilla Fabini, com 73, vem em quarto na geral, empatada com Gustavo Silva, e em segundo na categoria, enquanto Anneke S. Kolind-Hansen, também do Peru, vem em sexto na geral, com 74, ao lado de Kakimoto, e em terceiro em seu grupo.

Na categoria feminina até 21 anos, onde não há estrangeiras e apenas cinco participantes, a catarinense Julia Debowski (ao lado) lidera com 80, seguida pela paranaense Carol Yamada, com 81 e pela carioca Giulia Mallmann, com 84. O primeiro dia da Faldo Series foi difícil para todos e não houve nenhuma rodada livre de bogeys, mas sim algumas livres de birdies e poucas livres de duplos bogeys, tanto entre os meninos como entre as meninas.

Pelotão misto – Os jogos deste sábado começam às 7 horas, com a última saída ao meio dia. A precisão é de dia claro, sem vento, e com temperaturas subindo rapidamente dos 11º C para 24º C no mio da tarde. Também não há distinção de sexo para montar os horários de saída, valendo apenas os resultados. Assim, Boettcher e Herik terão Josefina a seu lado no pelotão, enquanto Gustavo sai escoltado por Priscilla e Anneke.

Há ainda categorias regionais apelidadas de Mini Faldo, que não valem para a competição principal. Na masculina até 13 anos, Fabricio Saboya e Joao Victor Toledo dividem a ponta com 81, seguidos por Matheus Park, com 84. Na até 11 anos, Pedro Sasso lidera com 96, seguido por Nikolas Kogiaridis (97), Deivid de Oliveira (98) e Guilherme Grinberg (98). E na feminina até 13 anos, a uruguaia Jimena Vazquez jogou 87 para abrir boa vantagem sobre Ana Cordeiro (94) e Karen Hoshino (99).

Patrocínio – Matthew Faldo, filho de Sir Nick Faldo, idealizador do circuito que já revelou campeões como Rory McIlroy, representa o pai no evento que tem patrocínio mundial do R&A, ISPS Handa e do European Tour. No Brasil, a competição é apresentada pela Rolex e tem apoio da Federação Rio Grandense de Golfe e do Belém Novo Golf Club.

  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course

  • Golfe 2016

    Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados