01/12/2011
por: Ricardo Fonseca
A Faldo Series publicou dia 23 de novembro o seu calendário completo para 2012, incluindo a etapa Sul-Americana do circuito que estava marcada para o Damha Golf Club, mês de julho, férias escolares, como acordado desde este ano, quando o clube de São Carlos recebeu a competição pela primeira vez. Dias depois, surgiu a informação de que a Confederação Brasileira de Golfe iria mudar a sede para Brasília, o que foi muito criticado nas redes sociais, não pela qualidade do campo do Distrito Federal, mas pelos custos extras que isso iria gerar no transporte e hospedagem das crianças, adolescentes, acompanhantes e staff, em sua grande maioria de São Paulo ou do Rio de Janeiro.
Nesta quarta, depois que o tom das críticas à mudança e sede cresceram na Facebook e no Twitter, a Faldo Series alterou o seu calendário oficial divulgado dias antes – a pedido de CBG – e passou a mostrar a etapa Sul-Americana como sendo no Clube de Golfe de Brasília, de 14 a 17 de junho, época de encerramento do semestre escolar e de provas finais, o que vai prejudicar as crianças e adolescentes que queiram participar do torneio. A mudança foi tão às pressas que a etapa é a única que não está ilustrada com a foto do clube sede (reprodução ao lado) no site oficial da Faldo Series. A alteração não foi explicada nem pela Faldo Series, nem pela CBG, que parecem não ter satisfações a dar à comunidade golfística do país.
Prós e contras – O Clube de Golfe de Brasília, após receber nova irrigação, conseguiu melhorar a qualidade técnica do campo desenhado por Robert Trent Jones e inaugurado em 1964, que já tinha um percurso seletivo e vistas espetaculares, sobretudo nos buracos à beira do lago Paranoá, com a ponte Juscelino Kubitschek de pano de fundo. O problema é que para levar cerca de 100 crianças e adolescentes para lá é preciso encontrar uma forma de subsidiar passagens e hospedagem de jogadores, acompanhantes e responsáveis, pois os custos são muito maiores do que para a hospedagem em São Carlos, e o preço das passagens aéreas também. Isso sem falar na data inconveniente para quem põe o estudo acima do golfe.
Mudar a Faldo Series para São Paulo ou para o Rio de Janeiro até faria sentido, pois os jogadores além de contar com maiores opções e preços menores de hospedagem e passagem, ainda teriam a opção de se locomover em carro próprio ou se hospedar em casa de amigos. Isso para não falar nos custos da própria CBG, dirigentes e o pessoal necessário para organizar o torneio. E dinheiro não está sobrando na CBG, pelo que se saiba, visto os problemas com fornecimento de uniformes e distribuição de água e frutas no campo na Los Andes.
Custos – Espera-se ainda que dinheiro não seja problema, como foi na edição da Faldo Series no Damha, este ano, quando o Brasil conseguiu isenção da taxa do torneio e, mesmo assim, a etapa teve que ser compartilhada com um torneio do ranking paulista juvenil, acarretando uma conta extra para a Federação Paulista de aproximadamente R$ 50 mil.
A partir de 2012, o custo para organizar a etapa tem que ser pago e é de 12 mil euros (R$ 29 mil), já com desconto do preço normal de 15 mil euros. Ao não pagar esta taxa em 2011, o Brasil ficou sem o apoio dos técnicos da Faldo Series, que não vieram acompanhar os jogos, e se meteu numa confusão ao errar na confecção do regulamento que previa categorias de idade completamente diferentes das da Faldo Series, prejudicando atletas juvenis no seu direito de disputar a final mundial do circuito.
Moeda – Para Brasília, uma competição deste nível certamente ajudaria a aumentar o número de oito juvenis locais que estão jogando os torneios do ranking nacional. Mas para os demais juvenis do Brasil e seu responsáveis pode significar um aumento de gastos que vai na contramão do que a Faldo Series vem fazendo em todo o mundo: diminuir custos para os atletas para aumentar a base de jogadores e permitir que os de renda mais baixa participem. Este ano a Faldo Series diminuiu em 20% o valor das inscrições dos jogadores em todas as etapas que organiza.
Coincidindo com a mudança repentina do calendário, segundo informações de ex-dirigentes de Brasília, a Federação do Centro-Oeste, que havia perdido direito a voto da CBG, depois que se desmembrou da Federação da Bahia, conseguiu filiar o campo de Goiânia e, com isso readquirir direito a voto. Assim, já poderia votar na próxima eleição para a presidência da CBG que acontecerá em 2012, pouco depois da etapa da Faldo Series em Brasília. Esperamos, que isso seja mesmo só coincidência e que, ao contrário de outros esportes, o golfe brasileiro são sucumba à tentação do fisiologismo.
Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços
Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course
Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50
31/10/2024
31/10/2024
29/10/2024
28/10/2024
28/10/2024
26/10/2024
© Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados