Faldo Series: Patrick joga 66 para ser o líder isolado no Damha

11/07/2013


Jogador revelado no São Fernando tenta repetir feito da irmã, que venceu o torneio em 2011


 Patrick: madeira 3 no lugar do driver para liderar torneio de golfe da Faldo Series no Brasil
 Patrick: madeira 3 no lugar do driver para liderar torneio de golfe da Faldo Series no Brasil 

por: Ricardo Fonseca

Seis birdies numa volta sem bogeys deram a Patrick Murray, revelado no São Fernando Golf Club, em Cotia, a liderança isolada do Faldo Series South America Championship 2013, que começou a ser jogado nesta quinta-feira, no Damha Golf Club, em São Carlos (SP). Patrick, que é austríaco e acaba de concluir o segundo grau no país de seus pais, vai estrear na NCAA, em agosto, defendendo a Barry University, tenta repetir o feito da irmã, Daniela, que venceu a Faldo Series no Damha, em 2011, e se classificou para disputar a final mundial do circuito de Nick Faldo, no final do ano, na Irlanda.

“Quem sabe eu não vou para lá também”, brinca Patrick. Ele recorda que, para sua irmã, melhor do que jogar a final, foi poder conhecer e ter clínica com Rory McIlroy, o embaixador do circuito de Nick Faldo. O número 2 do mundo é o mais famoso dos jogadores revelados na Faldo Series, que hoje já tem 40 torneios, em 30 países, e duas grandes finais, a da Irlanda, e outra na Ásia, onde o circuito não para de crescer.

Jogo curto
– Patrick, que joga há um ano sem driver, por ter perdido a confiança no taco – “não acertava nada” -, soube compensar a distância que perdeu ao só bater madeira 3 dos tees, com seu jogo curto, que está melhor do que nunca. Ele embocou da banca para fazer seu primeiro birdie do dia no buraco 1, e fez outro no buraco 6, o temido par 3 com um green-ilha, onde embocou um putt de sete metros.

Mas foi na segunda volta que Patrick se superou. Ele fez mais quatro birdies, incluindo os dois últimos buracos: o 17, outro dos mais temidos do campo, um par 4 que exige um tiro longo para o green por cima de um grande lago, e o 18, par 5 também com água na frente do green. Patrick comemorou muito a liderança, mas sabe que vencer o torneio, seja na geral, seja na categoria até 21 anos, não será tarefa fácil.

Destaques – O líder é seguido de perto por João Paulo Carlos da Silva, jogador revelado no Damha que venceu a categoria 18 anos da Faldo Series sulamericana, em Brasília, em 2012, e lidera a mesma categoria este ano com uma volta de 67 tacadas, cinco abaixo e apenas uma atrás de Patrick. João Paulo fez birdies nos três primeiros buracos para jogar quatro acima de ida, e chegou a oito abaixo com mais quatro birdies até o buraco 16, mas fez um quádruplo bogey (8) no 17 que estragou o seu dia. Ele ainda reagiu com mais um birdie no 18, seu nono do dia.

O catarinense Antonio Douat jogou 68 para ficar em terceiro, seguido por Cristian Barcelos, do campo público de Japeri, que jogou 69. O uruguaio Federico Levinsky, com 71, foi o último a quebrar o par do campo. Patrick lidera na categoria de 19 a 21 anos, com três de vantagem sobre Barcelos e seis à frente de Luiz Jacintho, de Bauru, hoje nos EUA, e Alessandro Melle, de Ribeirão Preto, que vem empatados em terceiro, com 72. O chileno Gustavo Silva, campeão da etapa da Faldo Series em seu país, jogou 73.

Idades – Na classificação até 18 anos, João Paulo tem uma de vantagem sobre Douat e está quatro à frente de Levinsky. Já na turma até 16 anos, Ulisses de Toledo, do Paraná, e Paulo Mattos, de São Paulo, lideram com 72 tacadas, o par do campo, com o paulista Pedro Nagayama e o gaúcho Rohan Boettcher, duas tacadas atrás.

Mas demais categorias masculinas, que não são oficiais da Faldo Series e não classificam para a final mundial, o paulista Thomas Choi, do Terras de São José Golf Club, lidera a turma até 13 anos, com 76 tacadas, seguido por Daniel Celestino, com 78. E na turma até 11 anos, Tomas Afonso Ribeiro, o mais novo reforço da equipe do Damha, lidera com 92 tacadas, contra 97 do paulista Guilherme Nunes Grinberg.

Meninas – Entre as meninas, onde só há duas categorias oficiais da Faldo Series, a chilena Florencia Vinagre, campeã da etapa em seu país, lidera a categoria de 17 a 21 anos com 77 tacadas, seguida pelas paulistas Julia Shin (82), Carolina Yamada (85) e Florence Any Hirose (92). Na categoria até 16 anos, a líder é a espanhola Nina Rissi Miozzo, com 86, seguida pelas irmãs Laura Caetano (89) e Luíza Caetano (92). Há ainda uma categoria extraoficial até 13 anos onde Sofhia Ohf Campos lidera com 84.
 
No Brasil, a Faldo Series é apresentada pelo HSBC e pela Rolex, e conta com patrocínio mundial do R&A, ISPS Handa e do Tour Europeu.

Paulista de Inverno – Paralelamente está sendo disputado o Campeonato Paulista Juvenil de Inverno, válido para o ranking paulista e brasileiro, onde as categorias de idade são um pouco diferentes. Entre os meninos, as categorias até 18, 13 e 11 anos são as mesmas, mas não existe a até 21 anos, e a até 15 anos substitui a até 16. No feminino, existem as categorias até 18, 15 e 13 anos.

Paulo Mattos, com 72 tacadas, lidera a categoria até 15 anos com dez de vantagem sobre Victor Pinto, de São José. E na categoria feminina até 15 anos, Hirose Florence, com 92, está uma à frente de Carolina Queiroz. Os paulistas são mais da metade dos jogadores em campo e os 25 melhores em suas categorias estão jogando com transporte, hospedagem, alimentação e inscrições pagas pela Federação Paulista de Golfe.

  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course

  • Golfe 2016

    Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados