Federação Paulista de Golfe comemora resultados

18/02/2010


Depois de colocar em prática 90% das propostas iniciais, diretoria anuncia projetos para 2010


Diretoria da Federação Paulista de Golfe
    Diretoria da FPG em ação: a partir da esquerda, Vlademir da Silva (Marketing); Horst Kurt Loeck Jr.
   (Técnico); Manuel Gama (Presidente); e Jorge Saeki (Administrativo-Financeiro)

Federação Paulista de Golfe comemora resultados
Depois de colocar em prática 90% das propostas iniciais, diretoria anuncia projetos para 2010

A atual diretoria da Federação Paulista de Golfe (FPG), sob o comando de Manuel Gama, completou um ano de trabalhos no mês de janeiro com mais de 90% de seus projetos de campanha realizados e o entusiasmo provocado pelo anúncio da volta do golfe aos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro. E aproveitou para anunciar novos projetos para 2010.

Uma das iniciativas de maior sucesso da Federação, o Golfe Nota 10, projeto lançado em 2007 para difundir e incentivar a prática deste esporte nas escolas, chegou ao fim de 2009 com atendimento prestado a mais de 1.500 crianças nas escolas públicas e particulares, além de outras 5.500 em eventos diversos. O sucesso do esporte é tanto junto ao público infanto-juvenil, que 13 alunos de escolas que participaram do Golfe Nota 10 já tiraram seu handicap oficial.

Cartão afinidade – Neste início de ano, em conjunto com o São Paulo Convention & Visitors Bureau, a FPG lançará o Cartão de Afinidade, que vai proporcionar aos jogadores com handicap facilidades e descontos em aproximadamente 100 estabelecimentos comerciais de São Paulo, como lojas, hotéis, locadoras de veículos e bares entre outros.

Crescimento – Em parceria com a Prefeitura de São Paulo, a FPG também avalia outra iniciativa importante para 2010, que é a criação de um driving range no Parque do Ceret.  O projeto levará o primeiro centro de golfe à zona leste da capital para difundir o esporte entre os moradores da região e, especialmente, entre os alunos de escolas públicas.

Em 2009, mais de 90% das propostas apresentadas pela Federação foram colocadas em prática, sempre com o intuito de promover o crescimento e o desenvolvimento do golfe. “Nossa diretoria trabalha pensando em atender da melhor maneira possível os clubes e golfistas, dos juvenis aos seniores, dos amadores aos profissionais”, diz Manuel Gama. “Para este ano, além do público adulto, vamos intensificar ainda mais o incentivo nas categorias juvenil e feminino”, adianta o presidente.

Conquistas – Entre as conquistas do ano passado está a filiação de quatro novos campos de golfe à FPG: o Santana Golfe Clube; a Associação Terras do Golfe, em Campo Grande (MG); a Quinta do Golfe Clube, em São José do Rio Preto (SP); e o São Paulo Futebol Clube/Golfe, primeiro clube de futebol paulista a incluir o golfe em seus quadros. 

Para proporcionar o primeiro contato com o esporte a centenas de pessoas, a FPG firmou também parceria em vários eventos organizados pela Prefeitura de São Paulo, com destaque para a “Virada Esportiva”, realizada em setembro. Pelo segundo ano consecutivo, uma equipe da Federação promoveu clínicas gratuitas à população como forma de disseminar a modalidade. Com a iniciativa, mais de 5 mil moradores das regiões próximas aos parques Villa-Lobos e do Carmo, na zona leste da cidade, puderam dar suas primeiras tacadas nos dois dias de evento.

Clubes Esportivos – Ainda com o objetivo de difundir a prática do esporte, a entidade lançou em outubro o “FPG Experience”, projeto que levou uma equipe especializada aos principais clubes esportivos de São Paulo para dar aulas gratuitas de golfe aos associados. Entre os clubes participantes estavam o Paineiras do Morumby, Pinheiros e Hebraica. Em cada um deles, cerca de 1.500 pessoas foram atendidas pelas clínicas.

Uma das notícias mais importantes para o golfe em 2009 foi o anúncio da volta do esporte às Olimpíadas depois de mais de 100 anos fora da competição. Para Manuel Gama, o retorno será muito importante para o desenvolvimento da modalidade no país. “A inclusão será fundamental para o crescimento do número de praticantes e para o aperfeiçoamento técnico dos atletas brasileiros”, avalia.  

Eventos – O ano teve um calendário de muitos torneios, pontuados por eventos como o Aberto do Estado de São Paulo, que chegou à sua 60ª edição, e o Interclubes Masculino Scratch, que estreou novo formato neste ano, com todas as etapas disputadas em três dias consecutivos no Damha Golf Club, em São Carlos.

Em busca de um salto quantitativo no golfe paulista, a Federação organizou durante o ano palestras e cursos sobre regras no golfe em clubes do interior de São Paulo e na própria sede da entidade. Outra iniciativa foi a realização da primeira palestra sobre manutenção de campos e equipamentos para os capitães, greenkeepers e demais profissionais dos clubes de golfe.

Palestras – Em 2010, as palestras não param. Entre os temas que devem ser abordados estão regras de golfe, starter, administração de clubes, administração de torneios, slope systems, formação de árbitros e proteções a lesões do esporte.

“Diante de tantas conquistas, só tenho de agradecer aos clubes, dirigentes, jogadores e todas as pessoas envolvidas no golfe do estado de São Paulo”, dia Manuel Gama. “Neste ano, vamos dar continuidade aos eventos e torneios e garantir todo o suporte necessário aos 44 clubes filiados à Federação”, conclui Manuel Gama.

Federação – Fundada em 8 de março de 1973, a Federação Paulista de Golfe é a maior federação da modalidade no país, com 44 clubes e cerca de 5 mil golfistas filiados. Em 2000, a FPG criou o primeiro campo público de golfe em área privada no Brasil, o FPG Golf Center.

Sob o comando de Manuel Gama, a FPG desenvolve diversas atividades para o desenvolvimento e o crescimento do golfe no estado de São Paulo. Entre as principais atribuições da entidade estão representar os clubes filiados, organizar eventos e normatizar o esporte, além de criar projetos que promovam o golfe junto aos mais diferentes setores da sociedade.

  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course

  • Golfe 2016

    Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados