Felipe Navarro chega entre os 200 melhores do mundo

12/02/2011


Ele subiu mais de cem posições na lista desta semana e já é o amador número 187 do ranking


Felipe Navarro: posição recorde no ranking mundial a caminho do profissionalismo no golfe
  Felipe Navarro: posição recorde no ranking mundial, a caminho do profissionalismo no golfe

Pela primeira vez, o Brasil tem um golfista listado entre os 200 primeiros colocados de um ranking mundial masculino. A honra coube a um amador, Felipe Navarro, paulista radicado no Rio de Janeiro, que, com a computação dos seus primeiros resultados de 2011, subiu mais de cem posições no ranking mundial amador de uma só vez, passando o ocupar a 187º posição na lista divulgada esta semana.

O feito de Navarrinho torna-se mais importante ainda porque, a partir deste mês, o ranking mundial amador passou a ser conduzido e adotado também pela USGA, que cuida do golfe nos EUA e México e divide com o R&A a condução do golfe mundial. O ranking servirá já este ano para determinar os participantes das competições amadoras mais importantes do ano, incluindo o US Amateur e o British Amateur, que compõe o Grand Slam do golfe amador.

Profissionalismo – Mesmo antes desse resultados, Navarrinho já planejava jogar diversos torneios nos EUA e Europa, de forma a acelerar o processo de profissionalização previsto para novembro. Com esse salto no ranking, as coisas vão ficar mais fácil para o brasileiro, que vai poder entrar direto nos maiores torneios amadores do mundo. O objetivo, segundo Rafael Navarro, pai do jogador e um dos melhores profissionais da história do golfe brasileiro, é fazer a primeira temporada completa como profissional em 2012, visando o PGA Tour e as Olimpíadas.

O salto de Navarro no ranking mundial amador deve-se à computação dos pontos de uma só vez de seu resultado individual na Copa Jose G. Artigas, disputada de 6 a 9 de janeiro, no Cantegril Country Club, em Punta del Este, no Uruguai, onde ficou em sétimo lugar entre os melhores amadores do continente, e do Aberto do Estado do Rio Grande do Sul, no começo de fevereiro, onde só perdeu o título no playoff, após empate em primeiro lugar.

Brasileiros – Felipe Lessa, o Torito, que venceu o aberto gaúcho, subiu 494 colocações no ranking de uma só vez, para chegar a 950ª colocação entre os mais de 5 mil jogadores que compõe a lista. Só mais quatro brasileiros aparecem entre os mil primeiros do mundo: Daniel Stapff (371), Guilherme Oda (387) – que vai deixar a lista por ter virado profissional -, Rafael Becker (716) e Giordano Junqueira (845).

O ranking masculino leva em consideração mais de 1.800 torneios, 13 deles no Brasil, e lista 5 mil jogadores de 70 países. O ranking do R&A foi lançado dia 23 de janeiro de 2007 e já teve, entre outros, como amador número 1 do mundo, Rory McIlroy, Rickie Fowler e Matteo Manassero.

  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course

  • Golfe 2016

    Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados