Festivel Primavera de Golfe: uma idpeia de sucesso

16/09/2010


Pelo oitavo ano consecutivo, o golfe ajuda o Grupo Primavera a arrecadar fundos para um dos mais premiados trabalhos sociais


Meninas do Grupo Primavera no torneio de golfe de 2009: trabalho social exemplar
  Meninas do Grupo Primavera no torneio de golfe de 2009: trabalho social exemplar

O Grupo Primavera, organização não governamental (ONG) que atende a cerca de 500 crianças e jovens da periferia de Campinas (SP), reunirá executivos e empresários no 8º Festival Primavera de Golfe 2010. O evento será no próximo sábado, dia 18, a partir das 7h, no Clube de Golfe de Campinas (foto), em Sumaré, e dará início às comemorações dos 30 anos da instituição.

Ao longo de oito anos de torneio, o evento adquiriu visibilidade também entre os sócios do clube e comprova que o golfe não é só um esporte, mas uma fonte de lazer capaz de agregar empresas em prol de uma causa. “Nossa entidade sobrevive por meio de doações de pessoas físicas e jurídicas. E o torneio mostrou-se uma excelente maneira de as empresas participarem da causa do GP, sendo solidárias e colocando seus jogadores em campo em prol da formação das meninas da comunidade do São Marcos”, diz John Sieh, diretor da ONG.

Festival – Segundo ele, o golfe é um exercício das práticas fundamentais do empreendedorismo. “Os golfistas devem fazer o jogo com consciência. Está cheio de regras, mas não tem ninguém fiscalizando o jogador. Este pode dar várias tacadas erradas, mas basta uma para levantar o ânimo e jogar bem novamente”, acredita. Além disso, observa Sieh, Campinas está carente de torneios esportivos. “O Festival Primavera de Golfe pode ser o início de uma série de outras atividades na cidade.”

São esperados 130 jogadores, entre presidentes, diretores e executivos das empresas patrocinadoras, além de jogadores do Clube de Golfe de Campinas. A lista dos patrocinadores já confirmados para este ano inclui: Adere Produtos Auto-adesivos Ltda.; Buckman Laboratórios Ltda.; Eaton Trucks Components Ltda.; Honda Automóveis do Brasil Ltda.; Invista Brasil; Merial Saúde Animal Ltda.; Minasa Fios Amparo; PricewaterhouseCoopers Auditores Independentes; Instituto Robert Bosch; Têxtil Tapecol; Escola Americana de Campinas; Graber Holding; e 3M do Brasil.

Apoios – A PricewaterhouseCoopers está entre as empresas que participam desde a primeira edição do Festival Primavera de Golfe, apoiando ativamente o evento. “Sempre tivemos representantes golfistas e não golfistas em cada festival. É importante apoiarmos essa iniciativa em conjunto com outras empresas da região para fortalecer ainda mais as iniciativas do Grupo Primavera, que tem por objetivo central atender adolescentes carentes de nossa região de atuação”, diz Francisco Fagundes, sócio da PwC em Campinas, que conheceu a ONG em 1998, por meio da prestação de serviços profissionais de auditoria. “O que mais me encantou quando conheci o Grupo Primavera foi a preocupação em orientar as meninas de uma comunidade carente e o cuidado que a organização tem na formação delas para que se prepararem mais adequadamente para uma vida melhor, tanto pessoal como profissional, formando as mulheres do amanhã, que é a missão da ONG. E estarmos associados a uma entidade com reputação, conduta ilibada e seriedade no trato de seus assuntos, nos enche de orgulho e de satisfação.”

Fagundes acredita que os 30 anos de existência do Grupo Primavera são resultado de um trabalho feito com seriedade e dedicação, que fazem uma enorme diferença para as meninas atendidas. “Por isso a ONG tem prestígio e é reconhecida pela sociedade em geral como uma organização destacada em sua área de atuação. Como entidade que alia respeito ao próximo e que, acima de tudo, procura transmitir conhecimento e profissionalismo aos diversos que atende com o suporte e apoio da sociedade em geral e de diversos amigos que comungam dos mesmos princípios do Grupo Primavera, a instituição não só terá êxito para os próximos 30 anos, como também para os 60, os 90 e os outros períodos seguintes”, acredita.

Entidade modelo – O Instituto Robert Bosch é uma organização que também participa desde o início dos festivais de golfe do GP e apoia a ONG desde o início das atividades. “Nós somos um dos patrocinadores porque acreditamos que ações como esta podem contribuir não só com a sustentabilidade financeira do Grupo Primavera, mas também podem alavancar novos apoiadores e parceiros”, diz Otavio Antoniacci Junior, gestor do Instituto Robert Bosch.

Para ele, que atua na área social há mais de 20 anos em Campinas, o GP faz parte da história do terceiro setor da cidade. “É impossível falar em atendimento social sem citar as ações do GP. É uma entidade modelo em nossa região. Não só pelos seus resultados percebidos por meio dos números, mas por toda a transformação na vida das pessoas que passaram por lá durante estes 30 anos. E o que mais me chama a atenção na ONG, desde que a conheci, é a seriedade e o comprometimento com a qualidade nos serviços prestados e o respeito para com as pessoas que procuram a organização. Isso é marcante e tem um valor inestimável.”

Conforme Antoniacci Junior, no futuro, o Primavera terá como desafio levar toda a experiência acumulada ao longo de 30 anos de atividades no Jardim São Marcos para outras ONGs, para o poder público e para a comunidade. “E que possam multiplicar o sucesso alcançado até aqui”, deseja.

Valores – A Eaton é outra empresa que participa dos festivais de golfe do GP desde o início, tanto como patrocinadora quanto como uma das equipes competidoras. “Mas meu primeiro contato com o Grupo Primavera aconteceu por volta de 2007, logo que cheguei ao Brasil, por meio do convite que recebi do senhor John Sieh”, lembra Patrick Randrianarison, presidente da Eaton Corporation na América do Sul. Para ele, o que mais destacou em relação ao trabalho da ONG, na época, foi o fato de atender somente meninas, atuar há muito tempo (sustentabilidade) e também a forma como a entidade desenvolve o empreendedorismo, estimula valores, iniciativa e auto estima entre as jovens. “Reconhecemos a seriedade do trabalho desenvolvido pelo Grupo Primavera e a forma como é administrado. Ao trabalhar valores como respeito, pontualidade, colaboração, participação, organização e iniciativa, e também desenvolver habilidades e competências, a ONG está colaborando para a inserção social e profissional das jovens.”

Randrianarison avalia que o futuro do GP será de crescimento, podendo abrigar e atender cada vez mais jovens. “Contudo, para que este crescimento seja efetivo, é necessário que a entidade continue a ter um grupo administrativo tão forte e sólido como o atual, tornando possível a continuidade do excelente trabalho desenvolvido até agora.”

Relevância – Luis Alberto Tomasi Dias, diretor jurídico da Adere Produtos Auto-adesivos Ltda, diz que este é o terceiro ano que sua empresa participa do festival de golfe do GP. “Somos patrocinadores de uma das cotas do evento e ainda integramos o torneio como golfistas. Eu e o meu irmão gostamos tanto de participar que este ano formamos dois grupos da empresa para disputar a taça. A ONG tem um trabalho muito nobre de preparar e incluir as meninas atendidas no mercado de trabalho, auxiliando muito na própria vida pessoal e social delas. Então, é uma satisfação poder ajudar e atrelar o nome da nossa empresa ao evento de uma instituição que tem essa relevância e destaque.”

Dias prevê um futuro ainda mais promissor para a entidade que completará 30 anos. “Acredito que o Primavera alcançará cada vez mais sucesso, abrangendo mais crianças e jovens da comunidade em que atua e conseguindo o apoio de novas empresas para ajudar nessa importante causa de transformar meninas em mulheres do amanhã.”

Honda campeã – Em 2009, pelo segundo ano consecutivo, a Honda conquistou a Taça Responsabilidade Social, disputada no 7º Festival Primavera de Golfe, também realizado em Sumaré. A equipe obteve 51 putts e fez o menor número de tacadas em relação às demais participantes para os acertos nos buracos. Em segundo e terceiro lugares ficaram as empresas Fort Dodge e Adere, respectivamente. O evento é, atualmente, o principal realizado anualmente pela entidade, reunindo as principais lideranças do mundo empresarial de Campinas e região em prol da continuidade das atividades da ONG.

Grupo Primavera – O Grupo Primavera, fundado em 1981, vem crescendo a cada ano. Seu potencial e credibilidade já levaram a premiações no Brasil e no mundo. Hoje, a entidade atende a aproximadamente 500 crianças e adolescentes entre 8 a 18 anos com o foco de formar “as mulheres do amanhã”, por meio de programas e projetos nas áreas de educação, cultura, bem-estar e profissionalismo.

O empreendedorismo inovador é marca já reconhecida na cidade e em toda a região. A entidade é a única a atuar com uma loja diferenciada em um centro de compras – a Oficina Primavera, localizada no Galleria Shopping. Com uma gestão visionária, a entidade mantém uma rede de relacionamentos com outras instituições, empresas, escolas e demais parceiros com o intuito de compartilhar recursos. “É assim que conseguimos manter nosso crescimento mesmo em momentos de crise”, afirma John Sieh.

  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course

  • Golfe 2016

    Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados