Gillette Cup: Gomez pode ser campeão brasileiro em cinco décadas diferentes

21/07/2011


Paulista de 53 anos já tem quatro títulos do Amador do Brasil e enfrenta outros cinco ex-campeões


Roberto Gomez: dez anos para tentar recorde mundial no golfe
   Roberto Gomez: dez anos para tentar recorde mundial no golfe

O paulista Roberto Gomez, de 53 anos, entra em campo nesta quinta-feira, na primeira rodada da IV Gillette Golf Cup – 81º Campeonato Amador de Golfe do Brasil, tentando estabelecer um recorde difícil de imaginar em qualquer outro esporte: caso vença o torneio que termina neste domingo, ele terá sido campeão brasileiro em cinco décadas diferentes! Mais um recorde na carreira de um dos maiores campeões do golfe nacional, que representou o Brasil 13 vezes no Mundial Amador de Golfe, uma competição bienal, onde só perde em número de participações entre atletas de todos os países, para outro golfista brasileiro: a gaúcha Elizabeth Nickhorn, 17 vezes campeã brasileira, que jogou 14 mundiais.

Roberto venceu seu primeiro Amador do Brasil em 1980 (último ano da década de 70, que vai de 71 a 80), no Porto Alegre CC, no RS. O segundo título veio no ano seguinte – 1981 (primeiro ano da década de 80), no Itanhangá GC, no RJ. Voltou a vencer em 1991 (primeiro ano da década da 90), no Clube Curitibano, no PR, e levantou o quarto título de campeão brasileiro, em 2004 (primeira década do século XXI) em SP. “Não pretendo esperar um torneio na Bahia para ser campeão em cinco décadas diferentes em cinco estados diferentes”, brinca Gomez. “Não vejo problema em repetir o Rio, pois ainda terei vencido em cinco campos diferentes, nada de favoritismo de local player”.

Gomez sabe que não será uma tarefa fácil. Ele vai enfrentar cinco ex-campeões brasileiros, começando pelo gaúcho Ricardo Góes, campeão em 1996 e 1999, que voltou a jogar como amador, depois de alguns anos como profissional. Os demais, são os quatro últimos campões do Amador do Brasil: Pedro da Costa Limas, o Pepê (Gavea, 2007); Felipe Lessa, o Torito (São Paulo GC, 2008); Daniel Stapff (Itanhangá, 2009); e Rafael Becker (Itanhangá, 2010).  Ao todo, seis vencedores de dez títulos brasileiros.

Mario Gonzalez, o homenageado com a  Taça que leva seu nome, no torneio internacional de duplas do Amador, é o maior ganhador da história desse torneio com nove títulos conquistados entre 1939 e 1949, ano em que virou profissional. Seu irmão, José Maria Gonzalez Filho, o Pinduca, ganhou quatro títulos consecutivos de 1953 a 1956. Seus filhos ganharam outros cinco títulos: Mario Gonzalez Filho, o Marinho, em 1965 e Jaime Gonzalez em 1969, 1971, 1972 e 1976. Outro recordista de vitórias é Nico Barcellos com seis títulos.


Veja a lista de todos os campeões do Amador do Brasil

  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course

  • Golfe 2016

    Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados