Golfe 2016: campo olímpico entra em semana decisiva

23/01/2012


Termina nesta quarta prazo para entregar propostas finais. Resultado sai antes do Carnaval


  Perto do fim: vencedor será conhecido antes do carvaval. Constução do campo de golfe começa em outubro
  Perto do fim: vencedor será conhecido antes do carvaval. Constução do campo de golfe começa em outubro

por: Ricardo Fonseca

Às 18 horas desta quarta-feira, dia 25 de janeiro, termina o prazo para que os oito finalistas do concurso para desenhar o campo olímpico para os jogos do Rio, em 2016, entreguem suas propostas finais ao Comitê Olímpico Brasileiro. Muitos dos concorrentes decidiram entregar pessoalmente seus projetos executivos para o campo, sem depender dos couriers internacionais, e permanecer no Brasil até a semana seguinte, quando serão ouvidos, um a um, para explicar e defender as suas propostas para os juízes que vão decidir o projeto ganhador, provavelmente ainda antes do Carnaval.

As oito empresas finalistas do concurso internacional para o projeto do campo que vai receber o golfe de volta aos Jogos Olímpicos, após 112 anos, são, em ordem alfabética: Gary Player Design, Greg Norman Golf Course Design (com Lorena Ochoa), Hanse Golf Design (Gil Hanse), Hawtree Ltd. (Martin Hawtree), (Jack) Nicklaus Design (com Annika Sorenstam), Renaissance Golf (Tom Doak), Robert Trent Jones II (com Mário Gonzalez) e Thomson-Perret Golf Course Architects (Peter Thomson/Ross Perrett, com Karrie Webb).

Apresentação – Na terça-feira seguinte, dia 31, e no dia 1º de fevereiro, será feita a apresentação dos projetos pelos designers. Cada um deles terá 90 minutos para expor os detalhes de suas propostas, que já deverão prever todos os detalhes do campo e de suas instalações principais, e responder às perguntas dos juízes. Serão quatro apresentações por dia, respeitando a ordem alfabética das empresas. Gary Player abre a série de apresentações, que será encerrada pela Thomson-Perret.

Todos os finalistas participaram, em meados de dezembro, de dois dias de workshops no Rio de Janeiro. No primeiro, visitaram o local onde o campo vai ser construído, na Barra da Tijuca, onde permaneceram até o meio da tarde. No dia seguinte, na sede de um hotel, ouviram os detalhes das normas do concurso que, além de um campo de golfe de altíssimo nível para os Jogos do Rio, prevê detalhes ambientais e a criação de uma escola de golfe que permanecerá como um legado para a cidade.

Financiamento privado – Os proprietário do terreno irão financiar a construção do campo, que utilizará verbas privadas, e não públicas. Os projetos atuais são detalhados, mas não no nível necessários para a construção. Depois de definido o campeão, ele terá que apresentar os desenhos detalhados, que serão utilizados para a empresa de engenharia a ser contratada para a construção, que será brasileira.

Caberá ao construtor contratar os especialista necessários para aspectos específicos, como shapers, construção de greens e irrigação, que podem ou não ser do Brasil. Os projetos finais só não incluem a sede do campo, que terá seu desenho escolhido em novo concurso público, desta vez aberto apenas para escritórios de arquitetura brasileiros. A construção do campo deve começar em outubro de 2012, tão logo seja concluída a aprovação ambiental e definidas as questões judiciais sobre a propriedade da terra, ainda pendentes.

  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course

  • Golfe 2016

    Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados