Golfe 2016: CNN expõe problemas com campo olímpico

11/09/2011


Programa Living Golf fala sobre a disputa pela propriedade da área na Barra da Tijuca


   Vista aérea do terreno da Riserva Uno, na Barra: área em litígio, mas poucos falam sobre isso
   Vista aérea do terreno da Riserva Uno, na Barra: área em litígio, mas poucos falam sobre isso

O quadro especial sobre a volta do golfe aos Jogos Olímpicos, no Rio de Janeiro, em 2016, exibido dentro do programa Living Golf, da CNN, dia 8 de setembro, abordou os problemas jurídicos sobre a posse do terreno da Riserva Uno, escolhido para a construção do campo que irá receber a primeira competição olímpica de golfe em 112 anos. “Os responsáveis não falam a respeito disso, mas há sérias dificuldades, há ações legais sobre a quem realmente pertence essa terra”, diz o irlandês Shane O`Donoghue, desde 2011 o apresentador do programa mensal Living Golf, da CNN.

O`Donoghue ouviu o jornalista Luiz Ernesto Magalhães, do jornal O Globo, que fez várias reportagens sobre o assunto e mostrou as ações que transcorrem na Justiça, bem como os papéis que dariam a propriedade da terra da Riserva Uno a outro grupo. “A propriedade do terreno está sendo questionada por um grupo que diz ser o verdadeiro proprietário da área”, conta o jornalista. “Documentos oficiais mostram que ele pode realmente pertencer a esse outro grupo (e não a quem está negociando com o Comitê Organizador dos Jogos do Rio)”, disse Magalhães, através de interprete.

Pacheco  A CNN ouviu ainda Paulo Pacheco, vice-presidente de Marketing da Confederação Brasileira de Golfe, sobre o impacto do golfe olímpico no Brasil. “Nós temos aproximadamente 25 mil golfistas no Brasil e acreditamos que depois dos Jogos Olímpicos, poderemos mais do que dobrar esse número em dez anos”, disse Pacheco.

O`Donoghue foi a St. Andrews, a sede do R&A, para falar também sobre a importância dos Jogos Olímpicos para o futuro do golfe. Dunca Weir, diretor de desenvolvimento do R&A garante que a entidade está trabalhando duro para que o golfe olímpico seja um sucesso. “Nós acreditamos que o golfe olímpico vai ser um sucesso e que será muito importante para o golfe em todo o mundo, sobretudo em países onde o golfe ainda não é um esporte forte”.

Designers – A CNN lembra que os maiores designers do mundo disputam o direito de desenhar o campo olímpico, mas diz que todos estão de mãos atadas enquanto a questão do terreno não é resolvida na Justiça. O`Donoghue ouviu Nick Faldo, um dos pretendentes, sobre a proposta que mandou para a Federação Internacional de Golfe para que o campo do golfe no Rio 2016 seja desenhado por um time de arquitetos, comandados por um nome de consenso, que seria Tom Fazio.

Greg Norman, outro postulante a designer do campo olímpico, desdenhou da idéia. “A idéia do Nick é uma idéia do Nick”, brincou Faldo ao falar para a CNN. “Ele fala em reunir 18 campeões de majors, mas a idéia não funciona por termos muitos arquitetos excelentes que não venceram majors”, criticou. “Mas o que realmente importa é que alguém tome uma decisão, e rápido, pois o tempo está passando”, disse o campeão de 18 majors para a CNN.

Japeri – O`Donoghue termina dizendo que a construção do campo tem que começar em 2012 para ficar pronta a tempo. O apresentador lembra a importância que o golfe olímpico terá para o golfe brasileiro, e cita como exemplo o trabalho exemplar do campo público de Japeri. “Temos uma nova e forte geração de golfistas aparecendo no Brasil e eles estão vindo das comunidades pobres”, diz Vicky Whyte, presidente do Japeri Golf Club.


Para saber mais



13/08/2011 – Tom Fazio apóia idéia de Faldo para campo olímpico, no Ri
o
Inglês, que está comentando o PGA Championship, defende 18 arquitetos no projeto … saiba mais

09/08/2011 – Golfe 2016: Faldo quer campo olímpico construído a 36 mãos
Cada designer faria um buraco. Norman diz que idéia é um pesadelo logístico, mas será? … saiba mais


  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course

  • Golfe 2016

    Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados