Golfe 2016: designers rejeitados estão perplexos

03/12/2011


Grandes escritórios querem saber qual foi o critério utilizado para deixá-los fora do concurso


   Palmer: sem qualificação para ficar entre os finalistas para desenhar o campo olímpico de golfe?
    Palmer: sem qualificação para ficar entre os finalistas para desenhar o campo olímpico de golfe?

Clique aqui para ler a reportagem sobre a escolha dos finalistas

por: Ricardo Fonseca

Um clima de indignação e perplexidade tomou conta dos grandes escritórios de design que foram excluídos do processo olímpico ao não ser escolhidos pelo Rio 2016 entre os oito finalistas do concurso internacional que vai definir o projeto executivo do campo que vai receber o golfe de volta aos Jogos Olímpicos, no Rio. Entre os que ficaram de fora estão designers de reputação e reconhecimento mundial como Arnold Palmer, Sir Nick Faldo e Tom Fazio, apontados até pelos concorrentes entre os favoritos.

A pergunta que todo se fazem é uma só: quais foram os critérios técnicos utilizados – essa primeira fase do concurso era só para apresentar a documentação e qualificação das empresas – para deixá-los de fora da final? O que se exigia nessa etapa, além da documentação das empresas, era que comprovassem capacidade técnica e experiência para a empreitada. E, ninguém e sã consciência pode dizer que Palmer, Faldo e Fazio, acostumados a construir campos de golfe em todo o mundo e sob as mais esdrúxulas legislações, não atendem a esses requisitos.

Fontes de um dos escritórios reagiram com ironia. “Fizemos algum erro técnico; não temos um portfolio à altura ou foi por que não nos associamos a uma ex-jogadora do LPGA?”, indaga, referindo-se a Jack Nicklaus, que concorre com Annika Sorenstam, e Greg Norman, parceiro de Lorena Ochoa, ambos entre os finalistas.

Coincidências – Pode-se alegar que Faldo ficou de fora por ter defendido a idéia de construir o campo olímpico a 36 mãos, com cada designer ganhador de major projetando um buraco, tudo isso sob a tutela de Fazio, que administraria esse saco de gatos selvagens, mas isso não explica o veto a Palmer. Na verdade, os três tem muito mais coisas em comum: são os únicos com negócios no Brasil, atualmente.

Palmer está construindo o segundo campo da Fazendo Boa Vista, na JHSF, no interior paulista, num condomínio de alto luxo; Faldo, além de trazer a Faldo Séries, seu circuito mundial para jovens de até 21 anos, para o Brasil, desde 2008, é parceiro de um mega-empreendimento em Secretário, na Serra dos Órgãos, no Rio de Janeiro, perto de Petrópolis, onde vai construir dois campos de 18 buracos e uma clínica de golfe; e Fazio, através de seu filho, Logan, está construindo um campo particular em São Paulo.

Juízes – O júri que cuida do processo seletivo é constituído por representantes da Federação Internacional de Golfe (IGF), do Rio 2016, da Prefeitura e do Comitê de Aconselhamento de Golfe (Golf Advisory Committee). A IGF é presidida por Peter Dawson, executivo-chefe do R&A, que tem como vice-presidente Ty Votaw, vice-presidente executivo do PGA Tour e diretor executivo do Comitê Olímpico da IGF que coordenou, durante mais de dois anos, a campanha para o golfe voltar a ser admitido nos Jogos Olímpicos.

Outros nomes fortes da IGF são o australiano Antony Scanlon, Diretor Executivo da entidade e contratado para cuidar do projeto olímpico com exclusividade; e os membros do Conselho Diretor: David Fay, da USGA; Tim Finchem, do PGA TOUR; Jane Geddes, do LPGA e presidenta do conselho; George O`Grady, do Tour Europeu; Joe Steranka, do PGA of America; Dilip Thomas, da Indian Golf Union e John Byers, o diretor da IGF encarregado das relações da entidade com o Confederação Brasileira de Golfe, onde ele é diretor de regras de assuntos internacionais.

O Comitê de Aconselhamento de Golfe do COB, por sua vez, é formado por Armínio Fraga, ex-presidente do Banco Central; José Antonio do Nascimento Brito, o Josa, ex-presidente do Gávea G&CC, e Lauro Alberto de Luca, o atual presidente do Gávea, que sucedeu Josa. Armínio é golfista desde a infância, já representou o Brasil no Sul-Americano Juvenil e é um dos maiores colecionadores do mundo de livros sobre arquitetura de campos de golfe, assunto pelo qual é apaixonado.

  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course

  • Golfe 2016

    Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados