Golfe 2016: E o vencedor é… Gil Hanse

07/03/2012


O escritório Hanse Golf Course Design, em pareceria com Amy Alcott, vence o concurso do campo olímpico


   Hanse: preocupação ambiental e propostas para o legado do golfe olímpico foram decisivos na escolha
   Hanse: preocupação ambiental e propostas para o legado do golfe olímpico foram decisivos na escolha

Leia também a declaração oficial de Gil Hanse sobre sua vitória no concurso
 
Conheça o Master Plan, com cinco jogos de tees, dois de competição e três para o legado olímpico

por: Ricardo Fonseca

Atenção: Nova versão ampliada e corrigida

A Hanse Golf Course Design, dirigida apelo arquiteto Gilbert S. Hanse, de 48 anos, foi a escolhida pelo Comitê Organizador Rio 2016 para construir o campo de golfe que vai receber o esporte de volta aos Jogos Olímpicos, em 2016. O anúncio oficial, após dois meses e meio de espera e dois adiamentos, foi feito na tarde desta quarta-feira por Carlos Arthur Nuzman, presidente do Rio 2016 e do Comitê Olímpico Brasileiro, no próprio local aonde o campo será construído, ao lado do condomínio Riserva Uno, na Barra da Tijuca.

Os oito finalistas do concurso apresentaram projetos executivos do campo que foram julgados por Nuzman;  Armínio Fraga, do Golf Advisory Council, que assessora o COB; Peter Dawson, presidente da Federação Internacional de Golfe; e pelo arquiteto Augusto Ivan Freitas Pinheiro, da Empresa Olímpica Municipal do Rio de Janeiro.

Visão feminina – Hanse terá como parceira Amy Alcott, ganhadora de cinco majors, entre seus 29 títulos do
LPGA Tour, e membro do Hall da Fama do Golfe Mundial, que ajudou a dar uma perspectiva do golfe feminino para o projeto, uma vez que as duas competições, a dos
homens e a das mulheres, serão jogadas no mesmo campo, com uma semana de
diferença. Homens primeiro. Hanse acaba de ser contratado por Donald Trump para redesenhar o Blue Monster,
o campo do Doral que recebe esta semana no Cadillac Championship, e que
ele comprou junto com todo o resort e os outros três campos de 18
buracos.

Os designers finalistas, além de Hanse, eram, por ordem alfabética: Gary Player Design; Greg Norman e Lorena Ochoa; Martin Hawtree; Jack Nicklaus e Annika Sorenstam; Tom Doak`s Renaissance Golf; Robert Trent Jones II, com o mestre Mario Gonzalez; e Thomson-Perret Golf Course Architects, com Karrie Webb. Doak foi professor de Hanse e é amigo de Dawson, que o encarrega de reformar os campos que sediarão o British Open. Os dois tem estilos parecidos, o que fazia de Doak o favorito nessa linha de escolha, fato que ajudou a supreender o mundo do golfe com a escolha de Hanse.

PPP – Para tornar possível a construção do campo, será feria uma PPP (parceria público-privada) envolvendo o empresário Pasquale Mauro, dono da área; a prefeitura; e o COB. Pasquale vai custear a construção do campo e das instalações olímpicas, orçadas em R$ 60 milhões, em troca de mudanças nos parâmetros urbanísticos, o que vai lhe permitir vantagens – maior npumero de andares por edifício – ao construir condomínios ao redor. O decreto que criou a APA de Marapendi, em 1999 permitiria a negociação.

A administração do campo deverá ser feita numa parceria entre
prefeitura e o Comitê Olímpico Brasileiro. Pelo acordo anunciado, o terreno aonde o campo de golfe será construito foi arrendado por por 25 anos, renováveis por mais 25. O campo será aberto ao público após os Jogos Olímpicos, e todos poderão jogar mediante pagamenteo de green-fee, a taxa de uso do campo. No local funcionará uma academia de golfe a ser administada em conjunto pela prefeitura e pelo COB.

Experiência – A Hanse Golf Design foi criada em 1993 para construir o campo do Tall Grass Golf Club, em Nova York. O TPC Boston, desenhado em 2003 por Arnald Palmer, foi redesenhado por Hanse, em parceira de Brad Faxon, quando o PGA Tour passou a administrar o campo como um de seus Tournament Players Club (TPC), que reúne resorts e clubes privados. O TPC Boston é sede do Deutsche Bank Championship, um dos torneios dos playoffs da FedEx Cup. Hanse desenhou também o Castle Stuart, sede do Scottish Open.

O comitê disse que Hanse, um dos principais nomes da nova geração de arquitetos puros, que não migraram do profissionalismo após vencer majors, foi o que mais atendeu as requisitos de “legado para a cidade”, o pós Jogos, priorizando uma academia de golfe para a formação e lapidação de talentos. A preocupação com a sustentabilidade ambiental, numa área com tantas restrições para construção, também pesou, e Hanse é considerado um especialista nessa área.

Turismo – “O golfe não é um esporte popular no Brasil, mas o projeto olímpico será importantíssimo para gerar mais receitas para a cidade” disse Nuzman à imprensa que acompanhou o anúncio oficial. “O golfe é importante ponto de atração turística de grandes empresários ao redor do mundo”, completou o prefeito Eduardo Paes.

  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course

  • Golfe 2016

    Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados