Golfe 2016: mais problemas para o campo olímpico do Rio

02/06/2014


Ministério Público recomenda a suspensão das obras; atraso pode ser fatal para cronograma


Campo Olímpico sofre nova ameaça de atraso que pode impedir que os Jogos Olímpicos de 2016 sejam disputados lá
Campo Olímpico: nova ameaça de atraso pode impedir que os Jogos de 2016 sejam disputados lá

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro expediu na última sexta-feira recomendação à Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMAC) e à Fiori Empreendimentos a suspensão da licença ambiental e das obras e intervenções do campo de golfe dos Jogos Olímpicos de 2016, na Barra da Tijuca, segundo noticiou em primeira mão o site do jornal O Globo. Por intermédio do Grupo de Atuação Especializada em Meio Ambiente (GAEMA), o MPRJ recomendou à SMAC a suspensão da licença até nova análise do projeto pelo órgão ambiental.

O Globo revela que pareceres técnicos do Grupo de Apoio Técnico do MPRJ (GATE-Ambiental) identificaram inconformidades ambientais do projeto, destacando-se a Lei de Proteção da Mata Atlântica, o Código Florestal, a Constituição Estadual e a própria regulamentação da Unidade de Conservação (APA Marapendi). Na recomendação é destacada a existência de áreas de preservação permanente (APP) no local e de espaços ambientalmente protegidos pela Lei da Mata Atlântica, o que restringe sobremaneira as supressões pretendidas e já realizadas.

Prazo fatal – Tanto a SMAC quanto a Fiori, empresa responsável pela execução do projeto, terão o prazo de dez dias, a contar da notificação, para se manifestar e enviar a documentação suplementar. Segunda a reportagem, as obras do campo de golfe olímpica começaram em abril de 2013, sem um documento chamado Estudo de Impacto Ambiental/Relatório de Impacto Ambiental – EIA/RIMA. De acordo com o secretário de meio ambiente, Carlos Alberto Muniz, o estudo não foi feito porque já estava definido que o campo de golfe seria ali.

O novo problema que pode atrasar mais uma vez a construção do campo olímpico e obrigar a transferência da competição para Búzios pode acontecer um mês depois de o campo de golfe começar a ser irrigado e gramado. A previsão com o atual ritmo das obras, sem novos contratempos, é que o campo só esteja pronto em setembro de 2015, a tempo de receber, em outubro, o Aberto do Brasil, competição válida para o PGA Tour Latinoamérica, terceira divisão do PGA Tour, que seria o evento-teste do campo olímpico.

  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course

  • Golfe 2016

    Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados