Golfe volta Jogos Pan-Americanos de Toronto, em 2015

30/10/2011


Comitê Organizador e Odepa vão definir os critérios de classificação para competição


  Priscila Iida: duas medalhas de ouro para o Brasil no golfe do Sul-Americano de 2002, no Paradise
  Priscila Iida: duas medalhas de ouro para o Brasil no golfe do Sul-Americano de 2002, no Paradise

por: Ricardo Fonseca

O Comitê Organizador dos Jogos Pan-Americanos de Toronto, no Canadá, em 2015, confirmou neste sábado que o golfe voltará a fazer parte da competição, por fazer parte do programa dos Jogos Olímpicos de 2016, que vão ser jogados no Rio. Esta será a primeira vez que o golfe será jogado na maior competição esportiva das Américas, depois de já ter feito parte dos Jogos Sul-Americanos de 2002, no Brasil (Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba e Belém).

Além do golfe, a novidade no Pan-Americano de Toronto será a volta futsal, que fez sua estreia em 2007, no Rio de Janeiro, e foi cortado logo depois. Outros esportes, como rúgbi, também tiveram sua permanência no programa garantida pelo comitê organizador. Há a possibilidade de alguns esportes sem muito apelo mundial, como pelota basca, serem cortados da disputa no Canadá. A programação oficial, porém, só será divulgada após reunião entre o comitê organizador e a Odepa (Organização Desportiva Pan-Americana).

O Pan de Toronto está programado para ser realizado entre os dias 10 e 26 de julho de 2015, enquanto o Parapan está previsto para ser disputado entre os dias 7 e 14 de julho. De acordo com o comitê de organização, os Jogos estão orçados em pouco mais de R$ 1 bilhão, entre construções de sedes e da Vila Pan-Americana e investimentos na cidade.


Memória: golfe deu duas medalhas de ouro e uma de prata ao Brasil


No Sul-Americano de 2002, a equipe brasileira, formada por Vicky Meyer, a campeã brasileira de 2001; Patrícia Carvalho, que a sucedeu como vencedora do Amador do Brasil, uma semana antes; e Priscila Iida, a número 1 do ranking brasileiro, ganhou a medalha de outro por equipes com 11 tacadas de vantagem, na soma dos dois melhores resultados de cada dia. Priscila ganhou também o ouro na competição individual.

No masculino, o time formado por Felipe Lessa, Ricardo Iversson e Fernando Guimarães conquistou a medalha de prata. A medalha de ouro ficou para os chilenos. A medalha de bronze ficou para o Uruguai, com 580 tacadas. Na competição individual o Chile fez dobradinha com Benjamin Alvarado (ouro) e Mark Tullo (prata). O paraguaio Fabrízio Zanotti levou o bronze.

O Chile foi o país que mais conquistou medalhas nas competições de golfe dos Jogos Sul-americanos de 2002, com duas de ouro e três de prata. O Brasil ficou em segundo, com duas de ouro e uma de prata. A Argentina levou duas de bronze e Paraguai e Uruguai uma medalha de bronze cada.

  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course

  • Golfe 2016

    Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados