Golfistas ´sentam a púa` no Itanhangá

14/04/2015


Quarto torneio em homenagem ao patrono da aviação de caça do Brasil foi um sucesso


Equipe campeã da Taça Brigadeiro Nero Moura recebe troféus das autoridades presentes
Equipe campeã da Taça Brigadeiro Nero Moura recebe troféus das autoridades presentes

por: Ricardo Fonseca

A quarta edição do Torneio de Golfe da Aviação de Caça – Taça Brigadeiro Nero Moura, em homenagem ao golfista, herói da II Guerra e patrono da aviação de caça do Brasil, foi um sucesso, tanto pela quantidade e qualidade dos golfistas do clube e convidados que participaram do torneio, como pela presença das mais altas autoridades da Aeronáutica, que foram ao Itanhangá prestigiar o evento que já se tornou obrigatório no calendário nacional. A Taça Brigadeiro Nero Moura teve mais uma vez patrocínio do Grupo Libra, um dos mais importantes parceiros do golfe do Rio de Janeiro e do Brasil.

Nas fotos ao lado, de cima para baixo: Grupo de Sergio Carpi, com Milton Souza, Celso Silva e Clara Teixeira; Celina Torrealba Carpi, do Grupo Libra, homenageia o Major Brigadeiro José Euclides da Silva Gonçalves, Comandante do Terceiro Comando Aéreo Regional (III COMAR); Carpi com o Coronel Aviador Mário Moreira, um dos idealizadores do evento; o símbolo do “Senta a Púa!”; Yim King Po, da YKP, com Carpi; detalhe do show dos paraquedistas; Sergio e Celina Carpi; banda da Base Aérea de Santa Cruz; Carpi discursa com autoridades da Aeronáutica ao fundo, e o troféu-homenagem do Grupo Libra à Aeronáutica do Brasil

Sergio Carpi, o presidente do Itanhangá, sua esposa e patrocinadora do evento, Celina Torrealba Carpi, executiva do Grupo Libra, juntamente com a diretoria do clube, receberam, entre outros, o Brigadeiro Mario Bhering Cardoso, Diretor do Museu Aeroespacial; o Major Brigadeiro José Euclides da Silva Gonçalves desde março o Comandante do Terceiro Comando Aéreo Regional (III COMAR); o Major Brigadeiro Paulo João Cury, Comandante da Universidade da Força Aérea e Presidente da Comissão de Desportos da Aeronáutica, e o Coronel Aviador Mário César Soares Moreira, um dos idealizadores do evento. Entre os convidados civis estavam Leonor Moura, filha do Brigadeiro Moura; Yim King Po, presidente da YKP; e o empresário Wagner Moraes.

Importância – O torneio organizado pelo Itanhangá Golf Club, com apoio do Comando da Aeronáutica, ganhou destaque redobrado este ano depois que a Aeronáutica passou a apoiar fortemente o golfe brasileiro, investindo numa equipe de talentos da geração olímpica que passaram a defender a entidade, alistados como terceiro sargentos. O forte grupo de golfistas brasileiros apoiados pela Aeronáutica inclui os profissionais Daniel Stapff, Ronaldo Francisco e Rafael Barcellos, também membros da equipe YKP/Azeite 1492 de golfe; Lucas Lee, único brasileiro com cartão do Web.com Tour; Fernando Mechereffe; e Luciane Lee, do Symetra Tour, circuito de acesso ao LPGA Tour; além da amadora Clara Branco Teixeira.

Rafael Barcellos foi uma das atrações do evento, recebendo os convidados da Aeronáutica para uma concorrida clínica de golfe no driving range do clube, seguida por um torneio de embocadas no green de treino. Já Clara Teixeira jogou a competição principal, uma Laguneada, como membro da equipe que teve ainda Sergio Carpi, Milton Souza e Celso Silva.

Destaques – Entre os dirigentes do Itanhangá que participaram do evento, que reuniu quase 200 golfistas, estavam Luis Henrique Rimes, do Conselho do clube, os diretores Ricardo Stabile e Gilberto Fonseca, e os capitães Estélio Zen e Esther Schimitz. Mario Moreira e Yim King Po também jogaram. O vice-presidente do Itanhangá Rodrigo Junqueira, e a diretora Silvia Pontes se juntaram às demais personalidades na composição da mesa da cerimônia de encerramento.

Houve um grupo composto por membros da aeronáutica que reuniu os pilotos Rogelio Ortiz, Renato Cianfloneno, William Cristovam e F. Roselou. Outro grupo que merece destaque reuniu três dos jogadores mais velhos em atividade no Brasil: Lauro Sued, de 88 anos, Pepe Torras, 78, e Antenor Barros Leal, 75, escoltados por Aluísio Mendes Filho, de 57.

Campeões – O título da Laguneada ficou para Mario Gibson, David Daniel, Hubert Thouvenot e Antônio Primo, que superaram o grupo de Alexandre Petroni, Leandro Apolinário, Patrick Amorim e Cinara Conrado nos critérios de desempate. In Yu Kang, Pedro Pozzi, Paulo Pozzi e João Lourenço terminaram em terceiro lugar. Estelio Zen ganhou o prêmio especial pela bola mais perto da bandeira, no buraco 10, e Masayoshi Komatsu, pelo driver mais longo e preciso, no buraco 9.

Houve ainda uma premiação especial para os aviadores, vencida por Hugo Moura, com William Cristovam em segundo lugar. No torneio paralelo, para iniciantes, em nove buracos, par point, disputado nos buracos de 19 a 27, venceu Maria Beatriz Ryff, com Larissa Ryff em segundo lugar. No torneio de embocadas para iniciantes, comandado pelo profissional Rafael Barcellos, venceu Renan Cardoso, com Rubens Gonçalves em segundo e Rodrigo Perdona, em terceiro.

Paraquedistas – A cerimônia de premiação foi antecedida pelo hino nacional executado pela banda da Base Aérea de Santa Cruz, seguido por exibição de paraquedistas, primeiro um grupo de cinco homens, que fizeram entrega das bandeiras do regimento às autoridades, e, depois de quatro mulheres paraquedistas. Todos desceram perto da sede, após um sobrevoo em que traziam bandeiras atreladas ao corpo.

Durante todo o evento, o salão principal do clube exibiu uma Mostra do Museu Aeroespacial, com peças de artilharia antigas e modernas, equipamentos de combate e réplica do avião utilizado pelo 1º Grupo de Aviação de Caça da Força Aérea Brasileira, na Segunda Guerra Mundial que tem como símbolo e grito de guerra a famosa frase “Senta a Pua!”.

O IV Torneio de Golfe da Aviação de Caça – Taça Brigadeiro Nero Moura, teve o patrocínio do Grupo Libra, organização do Itanhangá Golf Club e apoio do Comando da Aeronáutica.


Conheça o Brigadeiro Nero Moura

O Brigadeiro Nero Moura, homenageado no evento (Cachoeira do Sul, 30 de janeiro de 1910 – Rio de Janeiro, 17 de dezembro de 1994) é o patrono da aviação de caça do Brasil. Promovido a segundo-tenente em janeiro de 1931, suas primeiras missões foram no Correio Aéreo Militar. Promovido a capitão, em 1937, foi designado subcomandante e comandante substituto do Terceiro Regimento de Aviação em Santa Maria, no Rio Grande do Sul.

Participou da organização e criação do Ministério da Aeronáutica e da Força Aérea Brasileira, em 1941, já como major-aviador, tendo sido instrutor do curso de aperfeiçoamento de oficiais. Durante a Segunda Guerra Mundial foi comandante do Grupo de Caça, tendo realizado 62 missões de guerra entre 4 de novembro de 1944 e 1 de maio de 1945. Em 1945 foi nomeado comandante do Primeiro Regimento de Aviação da Base Aérea de Santa Cruz. Aposentou-se da Aeronáutica aos 35 anos, com 5000 horas de voo. Fundador e organizador da Aerovias Brasil e do Loide Aéreo.

Getúlio Vargas, ao ser eleito para Presidente da República, o convidou para ser ministro da Aeronáutica em 1951, posto que exerceu até 18 de agosto de 1954. Durante sua gestão foi responsável pela criação dos Centros de Preparação de Oficiais da Reserva (CPOR) na Aeronáutica, pela inauguração da Base Aérea do Cachimbo e pelo recebimento dos primeiros aviões a jato da Aeronáutica, o Gloster Meteor. Seus restos mortais repousam no Memorial Senta a Púa, na Base Aérea de Santa Cruz no Rio de Janeiro.

  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course

  • Golfe 2016

    Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados