Greenkeppers fazem cursos de especialização

17/11/2010


Treinamento técnico promovido pela Greenext e FPG teve recorde de participantes


Mecânicos e grenkeppers em aula: apsota na melhora dos campos de golfe de São Paulo
   Mecânicos e grenkeppers em aula: aposta na melhora da qualidade dos campos de golfe paulistas

Com o recorde de 99 participantes de 42 clubes e instituições, a “Palestra e Treinamento Técnico de Mecânicos e Greenkeepers”, promovida pela Greenext em parceria com Federação Paulista de Golfe (FPG), foi mais um importante passo para ajudar os clubes do estado a melhorar a qualidade técnica de seus campos. Apesar do tema extremamente técnico para a maioria, o crescimento técnico dos golfistas paulistas e brasileiros passa pela qualidade dos gramados onde jogam e pela especialização do pessoal que deles cuida.

O curso para mecânicos e as palestras, na sede da Greenext, em Alphaville, em Barueri (SP) foi gratuito e veio dar continuidade ao trabalho que a Federação Paulista de Golfe vem fazendo para ajudar os clubes do estado a desenvolver seu golfe. O primeiro passo foi o aluguel pela FPG das máquinas de furar greens e fairways, que começam a ser usadas pelos clubes em rodízio. O passo seguinte são esses cursos de especialização, nos quais os técnicos que operaram as máquinas de corte e os responsáveis pelo preparo dos campos recebem orientação de especialistas do Brasil e do exterior.

Investimento – “Tudo o que se investe na qualidade do gramado, da superfície de jogo, e de seu entorno, reverte em melhoria técnica dos jogadores e do golfe como um todo”, diz Manuel Gama, Presidente da Federação Paulista de Golfe, que entregou os certificados do curso ao lado dos vice-presidentes Jorge H. Saeki e Horst Loeck Jr; do diretor de desenvolvimento e Novos Projetos, Durval Pedroso Jr; e do diretor executivo, Mauro G. Batista.  

Além do ensino técnico em si, o curso promovido pela Greenext e Federação Paulista de Golfe ajudou a promover a troca de experiências entre os participantes que lotaram as oito palestras do curso. Manuel Gama aproveitou ainda para receber sugestões dos clubes, muitas das quais deverão ser implantadas em breve, como a compra ou aluguel pela FPG de máquinas de afiar as facas de corte e de modernas máquinas de corte de fairways, tão necessárias nos clubes com menos recursos.

Qualidade – “Não faz sentido que clubes com campos de nove buracos ou com menor número de sócios e verbas reduzidas para investimento sejam obrigados a comprar equipamentos caros que usam apenas uma ou no máximo algumas vezes por ano, ou que sejam obrigados a conviver com campos de qualidade inferior”, diz Gama. “Ajudar os clubes a resolver este problema que se arrasta há anos é um dos principais objetivos desta diretoria da Federação Paulista de Golfe, assim como investir na melhora técnica do esporte como um todo”.

O curso de treinamento e as palestras começaram com o engenheiro Narciso José Soares, diretor da Hidrautec, falando do efeito da contaminação do óleo nos sistemas hidráulicos. A seguir, Jair Cabral, consultor de peças da Greenext, falou sobre a importância de usar as peças de reposição adequadas e o que isso influencia no desempenho do equipamento. O dia terminou com uma das palestras mais aguardadas, a sobre tecnologia e cuidados do corte helicoidal, ministrada por Gus Molina, gerente Internacional de Serviços da TORO dos Estados Unidos, convidado especial para o evento.
 
Gramados – No dia seguinte foi a vez de Daniel Tapias, engenheiro agrônomo especialista em golfe, discorrer sobre soluções de problemas em gramados esportivos. Pouco depois, Marcos Gaio, gerente comercial de máquinas da Greenext, falou sobre os novos equipamentos do mercado e mostrou os lançamentos dos modelos 2011.

Os cuidados com a manutenção da irrigação foi o tema abordado por Carlos Garcia, gerente de irrigação da Greenext, antes de uma aula prática sobre corte helicoidal, novamente com Gus Molina. Luis Bernardo Silva, supervisor da Assistência Técnica da Greenext, fechou o dia falando sobre a manutenção preventiva e corretiva de motores Kawasaki.

  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course

  • Golfe 2016

    Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados