Greens rápido são desafio da elite do golfe no Amador do Brasil

17/07/2014


Jogadores elogiam qualidade do campo e percurso. Tourinho tem Conolly como caddie


Richard Connoly orienta Tourinho no seu único treino completo antes da estreia: caddie de luxo
Richard Connoly orienta Tourinho no seu único treino completo antes da estreia: caddie de luxo

A qualidade do campo, a dificuldade de seu percurso e a velocidade dos greens – 12 pés no stimpmeter – chamaram a atenção dos jogadores que realizaram a última volta de treinos nesta quarta-feira, no São Fernando Golf Club, de Cotia (SP), preparando-se para o 84º Campeonato Amador de Golfe do Brasil, que vai ser jogado de hoje, quinta, a domingo. Todos os 86 jogadores em campo – 14 mulheres e 62 homens, dos quais 50 brasileiros e 12 estrangeiros – jogam a partir do tee do 1 entre 7h30 e 11h57, em grupos de três.

O carioca André Tourinho, que defende o título ganho em 2013, chegou dos EUA, onde mora, na manhã de terça-feira, ainda a tempo de treinar nove buracos. Nesta quarta, ele pode fazer seu primeiro e único treino completo antes da estreia, com um importante reforço: Richard Conolly, um dos golfistas que mais conhece o campo do São Fernando e o está recebendo em sua casa ao lado do campo, orientou Tourinho no treino e será seu caddie durante o campeonato.

Insone – Com um filho, Gus Thomas, de apenas 45 dias de vida, Tourinho não teve muito tempo para treinar nas últimas semanas e nem para dormir, já que coube a ele nesse período ajudar a cuidar do bebê durante a noite, para dar descanso à mulher. Mesmo assim, ele jogou muitos eventos internacionais nos EUA e Europa durante e temporada e se diz preparado para enfrentar o desafio do São Fernando.

Nas fotos ao lado, de cima para baixo, Anderson Nunes, Daniel Kenji
Ishii e Leonardo Kitahara; Homero Sobrinho, Luis Thiele e Luiz Jacintho
medindo a caída do green do 18; Roberto Gomez e Gustavo Guang durante os
treinos desta quarta-feira.

Dos 12 jogadores estrangeiros em campo, apenas dois – o uruguaio Juan Alvarez, número 227 do ranking mundial e o argentino Horácio Carbonetti (760º), tem credenciais para se colocar como favoritos ao título ao lado dos melhores brasileiros. Os demais participantes da Taça Mario Gonzales, competição internacional de duplas paralela à competição principal, que reúne, além do Brasil, Argentina, Bolívia, Chile, Equador, Peru e Uruguai, são iniciantes metade dos quais sequer tem pontos no ranking mundial amador.

Destaques – Dos brasileiros, os principais adversários de Tourinho devem ser Luis Thiele, do Paraná, Herik Machado, do Rio Grande do Sul, e Pedro da Costa Lima, o Pepê, de São Paulo. Thiele, o número 1 do ranking, Herik, o nº 2 que já esteve em primeiro durante a temporada, e Pepê, o terceiro da lista, são os jogadores com os melhores resultados nas competições nacionais de 2014. Todos venceram torneios do ranking e além de travar uma batalha direta pelo posto de número 1 do Brasil, ainda disputam vaga na equipe brasileira que vai jogar o Mundial Amador, no começo de setembro, no Japão.

Tourinho e Thiele deverão ficar com duas das três vagas da equipe, uma vez que ele vem sendo levados pela Confederação Brasileira de Golfe para treinar em competições internacionais durante toda a temporada. Herik, a revelação do ano, é um forte candidato à outra vaga, assim como Pepê seria, se já não tivesse sido preterido em competições anteriores.

Mais brasileiros – Mas há muito mais jogadores disputando uma vaga no Mundial, como Pedro Junqueira, segundo melhor brasileiro do ranking mundial (816º) e atual campeão brasileiro juvenil, que foi escolhido para representar o Brasil na Taça Mario Gonzalez, ao lado de Tourinho. A equipe deve ser anunciada após o Amador do Brasil.

Quase todos os Top 10 do Brasil estarão em campo: Thiele (1º), Herik (2º), Pepê (3º), Matheus Balestrin (4º), Daniel Kenji Ishii (5º), Octavio Villar (6º). Gomez (7º), Bruno Carvalho (7º) e Tourinho (10º). A única exceção é o gaúcho Leonardo Conrado (7º). Tourinho está apenas em décimo do ranking porque depois de vencer o Amador de 2013, competiu apenas uma vez no Brasil, no Aberto do Itanhangá, onde perdeu o título para Junqueira, que também só disputou esse torneio no Brasil no último ano.

Outros destaques brasileiros são os cinco jogadores que terminaram entre os Top 10 do Amador do Brasil de 2013: Gustavo Chuang (4º), Tomaz Pimenta (5º), Homero de Toledo (6º), Luiz Jacintho (7º) e Leonardo Kitahara (10º). Também tem condições de surpreender os favoritos jogadores como Patrick Murray, Bruno Carvalho, Thor Salen, Alessandro Fabietti, Roberto Paciornik, Arthur Lang, Antonio Douat, Lucas de Oliveira, Rohan Boettcher, Luiz Gama e Matheus Ballestrin, entre outros.

Feminino – Na competição feminina, Luciane Lee, campeã de 2013, desistiu de defender o título para competir no Women`s Amateur Public Links (WAPL), um dos majors do golfe amador dos EUA, para o qual ela se classificou. Luciane provou ter feito a opção certa ao passar o corte e se classificar entre as 64 finalistas que disputam o título em match play, em chave eliminatória, onde perdeu na primeira rodada, terminando em 33º lugar entre 180 jogadoras. Luiza Altmann, vice-campeã de 2013, que joga nos EUA e se prepara para disputar o US Girls Junior Championship, também não veio disputar o Amador.

Apesar da ausência das duas no Amador, é quase certa a presença de ambas na equipe brasileira para o Mundial do Japão, ao lado da carioca Clara Teixeira. Elas são as três melhores brasileiras do ranking mundial amador com Luciane em 249º lugar (e subindo após sua boa apresentação no WAPL), Clara em 506º e Luiza em 903º. Nathalie Silva, campeã brasileira de 2012, ainda pode conseguir uma vaga se vencer nesta semana.

Ranking – Das quatro primeiras do ranking brasileiro feminino, apenas Lucia Guilger, a Barata, vai jogar no Amador, uma vez que Carla Ziliotto (2ª), Ruriko Nakamura (3º), que desistiu na última hora e Giulia Malmann (4º) não estarão em campo. Os demais destaques da competição são Vitória Teixeira, Julia Shin, Lauren Grinberg, Florence Amy Hirose, Carolina Pereira, Giovanna Yabiku e Karina Palmberg, ex-campeã brasileira, entre outras.

A competição é patrocinada pelo HSBC e pela Rolex.

  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course

  • Golfe 2016

    Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados