Guerra dos putters: Tour Europeu pode ir contra PGA Tour

26/02/2013


Após reunião do Conselho, Montgomerie dá a entender que entidade apoiará mudança


Monty critica posição do PGA na questão da mudança na Regra do golfe: falando em nome da Europa?
Monty critica posição do PGA na questão da mudança na Regra do golfe: falando em nome da Europa?

Por essa Tim Finchem não esperava. No momento em que parece iminente um confronto entre o PGA Tour, de um lado, e a USGA e o R&A do outro, reportagem do inglês “The Telgraph” diz que o Tour Europeu pode deixar a entidade do outro lado do Atlântico falando sozinha. Segunda a publicação, George O`Grady chefe-executivo do Tour Europeu, que vai tornar pública esta semana sua opinião sobre a proibição das tacadas com os putters ancorados – isto é, com o cabo encostado no corpo – deve apoiar o R&A.

O período de comentários de 90 dias para a proposta de proibição termina nesta quinta-feira, e os jogadores do European Tour podem ter tomado posição contrária à dos americanos, decidindo ir a favor da mudança de regras. A publicação inglesa diz que O`Grady esteve em Tucson, Arizona, na semana passada, aonde se reuniu com Tim Finchem, comissário do PGA Tour, que no domingo usou a transmissão do Accenture para tornar pública a posição dos profissionais americanos de ser contra a mudança de regras.

Debate – O Telegraph também informou que Finchem falou por telefone com Peter Dawson, chefe-executivo R&A sobre a questão, embora nenhum detalhe da conversa tenha sido revelado. A questão foi debatida pelo Tournament Players Committee do Tour Europeu, que não volta a se reunir este mês, e Colin Montgomerie, que é membro da comissão, deixou clara sua preocupação com a oposição do PGA Tour.

“Isso vair abrir a Caixa de Pandora”, disse o ex-capitão europeu da Ryder Cup à Sky Sports. “É uma situação muito perigosa em que estamos nos metendo e eu espero que eles possam resolver isso muito, muito rapidamente”, ponderou Monty.

Autoridade – Finchem disse no domingo que o PGA Tour é contra a proibição porque não havia evidências suficientes para sugerir que os jogadores tiveram vantagem usando um putter longo. “Nós mantemos a USGA em alta consideração como uma parte fundamental do jogo de golfe”, disse Finchem. “Nós não tentamos denegrir a posição deles qualquer maneira, mas a questão, é que acho que se aprovar essa proposta seria cometer um erro”.

Monty não pensa assim. “Eu sempre pensei que as regras do golfe fossem definidas pelo R&A e pela USGA” disse Monty. “Tim Finchem, obviamente, pensa o contrário”, criticou o jogador. “Eu acho que devemos apoiar o R&A e USGA” continuou. “Não importa se os putteres longos deveriam ter sido proibidos há 20 anos ou não, eles devem ser banidos agora”.

Reação – De qualquer forma, a posição do PGA Tour preocupou as duas entidades que governam o jogo de golfe no mundo. Tanto a USGA como o R&A, numa ação incomum, voltaram a publicar uma declaração sobre o assunto nesta segunda-feira abordando a proposta de mudança na Regra 14-1b, que define melhor o que é uma tacada de golfe e proibe a ancoragem.

O período de comentários de 90 dias continua a ser um processo muito proveitoso. Continuamos a ouvir diferentes pontos de vista, e ter muitas conversas produtivas com toda a comunidade de golfe, o que mostra o quanto as pessoas se importam com o jogo – independentemente de sua posição sobre esta questão. Ao considerarmos as várias perspectivas sobre ancoragem, nossa posição é que a Regra 14-1b proposta visa clarificar e preservar a natureza tradicional e essencial do esporte, o que ajudou a fazer do golfe um jogo único e agradável de habilidade e desafio. É o nosso objetivo anunciar uma decisão final sobre a regra proposta até a primavera.

  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course

  • Golfe 2016

    Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados