03/03/2012
O Golf Channel transmite o torneio ao vivo para o Brasil das 17h00 às 20h00, nestes sábado e domingo
por: Ricardo Fonseca
Num dia em que o outrora temido Champion Course do PGA National, em Palm Beach Gardens, na Flórida, foi humilhado por um desconhecido estreante que flertou com um 59 antes de bater o recorde do campo por três tacadas e por outros três jogadores igualaram a antiga marca de 64, o norte-irlandês Rory McIlroy, número 2 do mundo, que pode assumir o posto de número 1 do golfe com uma vitória esta semana, jogou 67 para somar sete abaixo e ficar a uma tacada dos líderes do Honda Classic. Tiger Woods, por sua vez, precisou fechar a volta com dois birdies para jogar 68 e escapar do corte do torneio com US$ 5,7 milhões em prêmios.
A liderança é dividida pelo inglês Justin Rose, que jogou 66 para somar oito abaixo, e por Tom Gillis, que nunca venceu no circuito, e jogou 64. Dicky Pride jogou 67 para empatar com McIlroy em terceiro, com sete abaixo. Mas a história do dia foi o estreante Brian Harman, vindo do eGolf Tour, onde joga o brasileiro Fernando Mechereffe, que teve a chance de jogar 59, antes de marcar 61 e triturar o recorde do campo. Ele jogou 73 no dia anterior e agora é um dos três jogadores empatados em quinto, com seis abaixo.
Todos esses resultados incrivelmente baixos – os nove abaixo que Harman jogou foi o resultado do campeão de 2011 – deve-se ao pouco vento de manhã, quando os resultados mais baixos foram conseguidos, aos greens macios e à preparação do campo muito mais fácil do que costumeira (tees e posições de bandeiras), algo que daria uma chance para jogadores como Tiger Woods, que estreou com uma acima, na linha de corte, mas acertando muitas raias e fairways, de buscar o resultado e permanecer no torneio aonde ajudou a audiência do primeiro dia a aumentar 86% em relação ao ano anterior.
Woods – O tiro quase sai pela culatra, quando Woods, nesta sexta, acertou um fã na cabeça de crive, encontrou só oito de 14 raias e 10 greens e errou três putts de menos de 3,5 metros numa sequência de quatro buracos. Mesmo assim vinha tranquilo, com três birdies e um bogey, antes de jogar a bola na água no 5 (seu 14º buraco do dia), fazer um duplo bogey e ficar novamente ameaçado de não passar o corte.
O alívio para Woods só veio nos dois buracos finais, onde fez birdies consecutivos para jogar 68, somar uma abaixo e empatar em 31º lugar, voltando a provar que pode embocar sob pressão. Woods deu apenas 24 putts, contra 34 no dia anterior e sua média acumulada de drives é de 308 jardas, a melhor da semana. Mas seu 68 não está nem entre os 20 melhores resultados da manhã, quando o vento era bem pouco. Na platéia, seu filho, Charlie, de 3 anos, acompanhava o primeiro torneio do pai escoltado pela avó, Kutilda.
McIlroy – Rory é quase visinho da casa nova de Woods, depois de ter montado uma base americana na Flórida para jogar mais torneios do PGA Tour este ano, agora como membro oficial do circuito. O norte-irlandês que vem de um vice-campeonato no Accenture, teve um começo cauteloso, já com vento, ao fazer um birdie e 11 pares nos 12 primeiros buracos. Ele fez seu único bogey no 13, onde não salvou o par da banca, mas reagiu com três birdies nos cinco buracos seguintes.
McIlroy perdeu dois birdies de 1,5 metro e outro de 3,5 metro, mas reagiu ao bogey com dois birdies consecutivos em pares 4, precisando apenas empurrar a bola no 14 mas embocando de cinco metros no 15, antes de dar dois putts de 23 metros para novo birdie no 18, de par 5, onde foi com a segunda para o green. Rory já está dois abaixo – sem nenhum bogey, na Bear Trap, a perigosa sequência do 15 ao 17, onde, na terceira rodada de 2011 ganhou o apelido de Magic Johnson ao fazer três duplos bogeys seguidos. Uma brincadeira com o triple-double do basquete, que é quando um jogador consegue dois dígitos em três das cinco estatísticas, normalmente pontos, rebotes e assistências.
Recorde – Mas nesta sexta só se falava do 61 de Harman, que começou o dia com birdie, birdie, duplo birdie, par e birdie, cinco abaixo em cinco buracos. Ele fez mais um no oito para jogar 29 de ida. Com mais três birdies seguidos, do 14 ao 16, ele chegou a nove abaixo, com chances de um 59 (-11), mas fez par no 17 e no 18, um par cinco de onde se pode chegar ao green em duas, bateu um belo drive, seguido de um híbrido para a banca, de onde fez apenas par.
Além do líder Gillis, Ted Potter, Jr. e Graeme McDowell, campeão do U.S. Open de 2010 também jogaram 64. Davis Love III, o líder da véspera com 64, graças a um hole-in-one no 5, dessa vez fez duplo bogey nesse par 3, jogou 72 (+2) e está empatado em 11º, com quatro abaixo. Entre os que não passaram o corte estão Jim Furyk, Hank Kuehne, Thomas Bjorn, Johnson Wagner e Darren Clarke, campeão do British Open.
Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços
Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course
Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50
29/10/2024
28/10/2024
28/10/2024
26/10/2024
25/10/2024
25/10/2024
© Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados