HSBC Champions: a última grande batalha de 2011, com TV

01/11/2011



Torneio da série mundial, em Xangai, será derradeiro confronto do ano para a elite do golfe


   Westwood: nº2 do mundo busca título que deixou escapar em 2010, no maior torneio de golfe da Ásia
    Westwood: nº2 do mundo busca título que deixou escapar em 2010, no maior torneio de golfe da Ásia

O HSBC Champions, quarto e último torneio do ano da série de campeonatos mundiais (WGC), que começa nesta quinta-feira, no Sheshan International Golf Club, em Xangai, na China, será o último grande torneio do ano a reunir a elite do golfe mundial de todos os continentes. A maioria dos 78 jogadores em campo venceu algum torneio nos últimos dois anos, está entre os melhores do ranking de seu circuito ou entre os 32 primeiros do ranking mundial, que completaram o campo.

Para alegria dos brasileiros que não querem perder essa última grande batalha do golfe mundial em 2011, o Golf Channel transmite o torneio ao vivo de madrugada, e em VT, a partir das 11 horas, de quinta a domingo. Depois disso, as grandes disputas de encerramento da temporada serão o Dubai World Championship, o playoff do Tour Europeu, mas apenas com jogadores daquele continente, que o Golf Channel também transmite, e a Presidents Cup, sem nenhum europeu, que a ESPN promete passar ao vivo, de madrugada, ou em VT, se sua grade repleta de futebol comportar.

Tiger – Tiger Woods, número 56 do mundo esta semana, pela primeira vez na carreira, não conseguiu se classificar para um torneio da série mundial, que ele dominou por uma década, com quase 50% de vitórias nos eventos stroke play. O ex-número 1 do mundo foi o único a conquistar o World Slam, quando a World Cup fazia parte da lista, mas não conseguiu fechar o novo Slam, desde que o HSBC Champions substituiu a World Cup como quarto torneio da série, em 2009.

Para muitos jogadores, o HSBC Champions é mais do que o torneio mais importante e de maior premiação da Ásia. Ele é o major asiático. “Eu gosto da tradição dos majors”, diz o inglês Lee Westwood, o número 2 do mundo. “Mas eu também gostaria de ver outro major fora dos EAU e Europa, um na Ásia ou Austrália, e esse torneio é um sério candidato”, completa o vice-campeão de 2010, que perdeu o título para o italiano Francesco Molinari, por uma tacada. Phil Mickelson, em 2009, foi o outro campeão do HSBC Champion em sua nova fase nos WGC.

Aquecimento – A maioria dos jogadores desta semana também já estavam na Ásia se aclimatando para o torneio e participando de dois outros grandes eventos: o CIMB Asia Pacific Classic, na Malásia, co-sancionado pelo PGA Tour, e o Shanghai Masters, torneio organizado pela IMG, a gigante do marketing esportivo, que não integra nenhum circuito oficial.

Na Malásia jogaram Vijay Singh, Stewart Cink, Brendan Steele, Brandt Snedeker, Camilo Villegas, Lucas Glover, Jason Dufner, Jonathan Byrd, Rory Sabbatini, Mark Wilson e Ben Crane. Em Xangai estavam Westwood, Charl Schwartzel, Rory McIlroy, Keegan Bradley, Jim Furyk, Geoff Ogilvy, Hunter Mahan, Anthony Kim, K.J. Choi, Louis Oosthuizen, Padraig Harrington e Ian Poulter.

Ausência – A única grande ausência é a do inglês Luke Donald, número 1 do mundo e do PGA Tour em 2011, que também está perto de terminar o ano como número 1 da Europa. Como seu segundo filho está para nascer esses dias, ele decidiu não jogar na China, para ficar ao lado da mulher. Uma decisão que deixa em aberto a escolha do Jogador do Ano do PGA Tour, surpreendentemente adiada para começar na próxima semana, quando Donald, campeão do último torneio do ano, na Disney, já comemorava o título.

Donald é um dos cinco jogadores que ganharam duas vezes este ano no PGA Tour, ao lado de Mark Wilson, Keegan Bradley, Nick Watney e Bill Haas. Donald, que venceu também o Accenture Match Play Championship, o primeiro torneio dos WGC da temporada, tem um histórico muito melhor do que o dos outros quatro, com 14 Top 10 em 19 torneios (fora outras duas vitórias na Europa).

Votos – Mas Bradley venceu um major, o PGA Championship, e o Grand Slam of Golf, há duas semanas, derrotando Schwartzel, McIlroy e Darren Clarke, os outros campeões de majors da temporada. Uma vitória em Xangai poderia fazer os votos dos companheiros migrarem para o nome do estreante, enquanto Schwartzel por entrar na disputa para ser votado o Jogador do Ano se vence em Xangai pois seria o único com um major e um título da série mundial.

No ano passado, Francesco Molinari tornou-se o primeiro italiano a vencer um torneio dos World Golf Championships ao jogar 67 (-5) na volta final e superar Westwood por uma, após uma disputa tacada a tacada durante toda a rodada. Infelizmente para Molinari ele não ganhou três anos de isenção para o PGA Tour por não ser membro do circuito, apenas uma vaga no Hyundai Tournament of Champions, em Kapalua, no Havia, em janeiro, onde terminou em 15º.

  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course

  • Golfe 2016

    Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados