Interfederações: Rio de Janeiro toma susto, mas conquista título masculino

03/09/2012


Equipe formada só por juvenis foi sensação em Búzios. São Paulo leva o título feminino


Equipe de golfe do Rio recebe troféus e comemora título junto com as autoridades presentes à cerimônia

  Equipe de golfe do Rio recebe troféus e comemora título junto com as autoridades presentes à cerimônia

Aguarde álbum com fotos inéditas do torneio, nesta terça. Imperdível!

por: Ricardo Fonseca

Uma equipe formada só por juvenis – Anderson Nunes, Antônio Pedro de Almeida e Silva, Cristian Barcelos, Daniel Ishii e Eduardo Vasena – e tendo Takashi Ishii como capitão, deu ao Rio de Janeiro o título masculino do 17º Torneio Interfederações, no Golf Club Búzios, na Região do Lagos fluminense e a posse da Taça Seymour Marvin. O Rio teve ainda Anderson, 16 anos, de Japeri, escolhido como Revelação do torneio, que terminou invicto, com cinco vitórias e um empate. No feminino, São Paulo manteve a posse da Taça Dora Nardy, que já haviam conquistado na Bahia, em 2011.

O Rio saiu na frente ao vencer Paraná/Santa Catarina e Rio Grande do Sul no primeiro dia da competição que reuniu o recorde de sete equipes no masculino. No sábado, segundo dia de torneio, com rodada dupla, os jogos foram interrompidos quando anoiteceu e só retomados domingo cedo, mas o Rio, que só jogou pela manhã (cada time era bye em uma rodada) passou fácil por Bahia e Pernambuco, indo dormir líder invicto.

No recomeço da segunda rodada, domingo cedo, São Paulo, campeão de 2011, perdeu para o Rio Grande do Sul e para Paraná/Santa Catarina. No jogo entre eles, venceram os gaúchos, que foram para a volta final com apenas uma derrota para o Rio de com chances de lutar pelo título.

Decisão – Na rodada final, com saídas simultâneas em vários buracos, para dar tempo de terminar cedo e todos pegarem seus vôos de volta, o Rio enfrentou a Fecong (Centro Oeste), representada só por Brasília, e São Paulo. Bastava vencer um dos dois confrontos para comemorar o título, já que em caso de empate como os gaúchos, com uma derrota cada, o time do Rio ficaria com o título no confronto direto.

Os meninos do Rio saíram na frente e comandaram os jogos até a segunda metade da volta, quando bogeys seguidos complicaram o que parecia fácil. Os confrontos masculinos eram de três jogos individuais, valendo dois pontos cada, e um de duplas em tacadas alternadas, valendo três. O Rio perdeu para São Paulo, que virou o jogo, e precisava vencer a Fecong de qualquer maneira, para não deixar o título para o Rio Grande do Sul.

Quem garantiu o título para o Rio foi a dupla Cristian e Antônio Pedro, que enfrentava Carlos Barroso e Junio Batista. Depois de estar perdendo por três, a dupla de Brasília virou o jogo e chegou ao 17º buraco vencendo por uma. Mas o Rio ganhou os dois buracos seguintes com par (a Fecong deu três putts nos dois) e ganhou por 1 up, para comemorar o título no último buraco.

Feminino – No feminino, com apenas três equipes (SP, RJ e PR/SC), todas se enfrentaram três vezes, com jogos individuais sexta e domingo, e um individual e uma dupla no sábado. São Paulo tinha Lúcia Guilger, a Barata, número 1 do Brasil, mas a equipe era completada por Roberta Avery, de Poços, de handicap 10, e por Carolina Queiroz, de handicap 16, entre os mais altos em campo. Vivian Golombek foi a capitã.

São Paulo perdeu um jogo para cada adversário e empatou um com o Paraná, mas ganhou todos os outros para somar sete pontos e vencer por um. O título paulista foi garantido pela paranaenses, que derrotaram as cariocas no domingo. O Rio de Janeiro ficou em segundo com duas derrotas para São Paulo e uma para o Paraná e vitórias nos demais (6 pontos). O Paraná, que perdeu três jogos, empatou outro e vencer três, terminou em terceiro.

A festa de encerramento, após três dias de muito sol e vento variado no campo de Buzios, que melhora a cada dia, teve desfile das delegações, entrega de prêmios e arriamento das bandeiras ao som do Hino Nacional Brasileiro. Vicky White entregou o troféu masculino, que leva o nome de seu pai, Seymour Marvin, e o de Revelação, como presidente do Campo Público de Japeri, onde Anderson Nunes foi revelado. Richard Conolly, que defendeu Pernambuco, discursou em nome das equipes, e Carlos Gasparian, em nome do clube anfitrião.

Patrocíno – O 17º Torneio Interfederações conta com o apoio da Confederação Brasileira de Golfe (CBG), do Hotel Atlântico Búzios, da Prefeitura de Búzios e do Búzios Golf Club & Resort. O Portal Brasileiro do Golfe faz a cobertura do evento a convite da Federação de Golfe do Estado do Rio de Janeiro, que ofereceu passagens aéreas e hospedagem. A entidade tem patrocínio do Grupo Libra, através do Azeite 1492, uma das marcas da Olivares de Quepu, empresa chilena de produção de azeite de oliva extra virgem, pertencente ao Grupo Libra.

  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course

  • Golfe 2016

    Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados