Interfederações: RS vence em final dramático; RJ leva feminino

10/09/2013


São Paulo foi vice-campeão das duas categorias, depois da retificação dos resultados


Os gaúchos e as cariocas com suas taças: campeãs invictas do Torneio Interfederações de Golfe
Os gaúchos e as cariocas com suas taças: campeãs invictas do Torneio Interfederações de Golfe

por: Ricardo Fonseca | fotos: Fábio Vicente

Observação: Esta reportagem foi publicada segunda-feira, mas retirada do ar pouco depois por se basear em um resultado informado errado que, após ser corrigido, modificou a classificação masculina da segunda à quarta colocação.

O time masculino do Rio Grande do Sul conquistou invicto o título do 18º Interfederações encerrado neste domingo, no Porto Alegre Country Club. O time da casa conquistou a Taça Seymour Marvin vencendo todos os cinco confrontos, mas de forma dramática, com o título sendo garantido em uma vitória apertada, no último buraco do último jogo, contra a equipe do Paraná e Santa Catarina, que teve a chance de ser campeã até o último minuto.

O confronto que decidiu o torneio foi entre o gaúcho Leonardo Conrado e o paranaense Ulisses Júnior, resultado que havia sido informado como empate, quando na verdade Conrado empatou o buraco final para vencer por 1 up. Se a vitória fosse de Ulisses, ele teria dado o título à Federação Paranaense e Catarinense de Golfe (FPCG) pois haveria empate por pontos entre os dois times com a decisão do primeiro lugar sendo pelo confronto direto.

Tríplice empate –
Com esse resultado, São Paulo, Paraná e Rio de Janeiro empataram em segundo, com três vitórias e duas derrotas cada (todos perderam do RS e cada um perdeu um jogo para o outro entre os empatados em segundo). Com isso, São Paulo terminou como vice-campeão por ter vencido mais buracos durante a competição, 58, contra 56 dos outros dois adversários.

Paraná ficou em terceiro, por ter vencido o confronto direto contra o Rio, o quarto colocado, seguindo o regulamento do Interfederações, que é cópia do da Los Andes, o Campeonato Sul-Americano de Golfe por Equipes, que também é jogado em match play, todos contra todos. Fecong (Centro-Oeste) e Bahia/Espírito Santo, empatavam em quinto.

Invictos – A Federação Riograndense de Golfe (FRGG) assumiu a liderança desde o primeiro dia, ao vencer a Federação de Golfe do Estado do Rio de Janeiro (FGERJ) e a Federação Paulista de Golfe (FPG), e a manteve com uma vitória sobre a Fecong no dia seguinte. No domingo, os gaúchos não tiveram dificuldade para vencer a Federação Baiana e Capixaba de Golfe (FBCG), sem ceder um empate sequer nos seis jogos disputados. Mas só garantiram o título derrotar a Federação Paranaense e Catarinense de Golfe (FPCG), com três vitórias e um empate, contra duas vitórias e um empate dos adversários.

Os gaúchos foram campeões com Octávio Villar, o Fanta, e Leonardo Conrado, números 1 e 4 do ranking amador de golfe brasileiro, respectivamente, além da revelação Herik Machado, do Projeto Novos Talentos; de Arthur Lang; e de Daniel Dias, que substituiu Matheus Balestrin, contundido, na véspera da competição. O capitão foi Christiano Saboya, também capitão do clube sede.

Destaques – São Paulo, que jogou com o apoio da Air Liquid e do FPG Golf Center, foi vice-campeão jogando com Ivan Tsukazan, Marcos Negrini, Leonardo Yoshikawa, Renato Song e Marcelo Giumelli. O capitão paulista foi Durval Pedroso, vice-presidente técnico da FPG. A FPCG jogou com Homero Sobrinho, Antônio Douat, Lucas Gabriel, Ulisses Júnior e Rafael Bernardi, o capitão do time. A FGERJ, patrocinado pelo Azeite 1492, jogou com Cristian Barcelos e Daniel Ishii que foram campeões no ano anterior e teve ainda Duda Vasconcelos, Thor Salen e Bernardo Willemsens, com Tacashi Ishii como capitão.

A Federação Baiana e Capixaba de Golfe foi comandada por seu presidente, Bruno Tariant, capitão e jogador, ao lado de Jardiel Pereira, Marcelo Leal, Kledson Quirino e João Carlos Cutini. Já a Federação Centro Oeste de Golfe (Fecong), também jogou com seu presidente, Kadu Barroso, ao lado de Diogo Brito, Walter Nunes Souza, Cauê Souza e Ralph Wagner, o capitão. Os dois times empataram entre si, no único ponto que conquistaram.

Feminino – No feminino, o time do Rio de Janeiro, patrocinado pelo Grupo Libra, através do Azeite 1492, também foi campeão invicto e por antecipação, com vitórias sobre São Paulo, que vinha de dois títulos seguidos, e Rio Grande do Sul. As cariocas só cederam um empate no último dia, para o Paraná, mas poderiam até perder que seriam as campeãs. São Paulo foi o vice-campeão, seguido pelas paranaenses e gaúchas.

O Rio de Janeiro foi campeão jogando com Giulia Mallmann, Marleuza Cunha e Meidy Gama, e tendo Elza Ishii de capitã. São Paulo ficou em segundo jogando com uma equipe totalmente renovada, formada por uma juvenil – Carolina Pereira – e por duas pré-juvenis – Giovana Yabiku e Lauren Greinberg. A FPCG, ficou em terceiro com Carolina Yamada, Ana Beatriz Pinnow e Adriana Toledo, também capitã, no desempate contra as gaúchas, que tiveram Elisangela Fagundes, Gabriela Dietrichkeit e Marinez Pontes, também capitã.

  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course

  • Golfe 2016

    Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados