Japeri Golfe realiza 7ª edição da Taça Zumbi dos Palmares

14/11/2014


Artistas e dirigentes foram convidados para jogar golfe no Dia da Consciência Negra


Humberto Martins e Rodrigo Lombardi: convidados para jogar golfe no Dia da Consciência Negra, em Japeri
Humberto Martins e Rodrigo Lombardi: convidados para jogar golfe no Dia da Consciência Negra, em Japeri

por: Ricardo Fonseca

Com faz anualmente, o Japeri Golfe, único campo público do Brasil, criado pelos caddies do Rio de Janeiro, organiza dia 20 de novembro, quando se comemora o Dia da Consciência Negra, a Taça Zumbi dos Palmares, que este ano chega à sua sétima edição. O torneio de duplas reunirá times formados por dirigentes e alunos da escola de golfe de Japeri, que já revelou vários talentos para o golfe brasileiro.

“Este torneio tem uma característica muito bacana que é reunir pessoas de mundos muito diferentes”, diz Vicky Whyte, presidente do Japeri Golfe. “As duplas são formadas por um aluno de Japeri, que vive na realidade pobre da Baixada, e um golfista convidado, geralmente alguém de outra classe social, da elite do golfe”, conta. “No nosso campo não há distinção entre negros, brancos, pobres ou ricos; todos somos golfistas celebrando uma data importante”.

Zumbi e o sonho de liberdade – Dia 20 de novembro é a data da morte de Zumbi, o escravo que liderou o Quilombo dos Palmares, localizado na então Capitania de Pernambuco, atual região de União dos Palmares, Alagoas. Zumbi, escravo capturado aos seis anos por missionários portugueses, convertido à força ao cristianismo e alfabetizado em português e latim, assumiu o poder no Quilombo dos Palmares depois que Ganga Zumba, o líder anterior, aceitou um acordo para submeter à Cora Portuguesa o reino formado por cerca de 30 mil escravos foragidos, que ocupava uma área do tamanho de Portugal.

Quinze anos após Zumbi ter assumido a liderança, o mercenário bandeirante paulista Domingos Jorge Velho foi chamado para invadir o quilombo, que foi dizimado por ele. Zumbi, ferido, sobreviveu dois anos escondido, até ser assassinado, em 20 de novembro de 1695, pelos homens do capitão Furtado de Mendonça, que mandou cortar sua cabeça, que foi salgada e exposta em praça pública, em Recife, para desmentir a crença da população sobre a imortalidade de Zumbi.

Destaques – Os atores Humberto Martins, Rodrigo Lombardi e Marcos Pasquim, que já participaram do evento em edições anteriores, foram convidados para jogar este ano, ao lado de golfistas de outros clubes do Estado do Rio de Janeiro e de dirigentes como Paulo Pacheco, presidente da Confederação Brasileira de Golfe; Luis Henrique Leão Teixeira, presidente da Federação de Golfe do Estado do Rio de Janeiro; e Tacashi Ishii, diretor técnico da FGERJ.

Criado em 2005, Japeri Golfe é o primeiro campo público do Brasil e abriga a Escola de Golfe para crianças e jovens em situação de risco e trabalha educação e cidadania através do esporte. Além das aulas de golfe, os alunos recebem preparação física, uniformes, tacos, lanche, assistência dentária, cestas básicas, reforço escolar, inclusão digital e a oportunidade de viajar para competir em outros estados e países. O trabalho desenvolvido em Japeri foi eleito pelo R&A (entidade máxima do golfe mundial) como modelo de inclusão social através do esporte e passou a receber um auxílio da instituição.

  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course

  • Golfe 2016

    Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados