Jogadoras da Taça Escudo fazem homenagem a Nomura

30/03/2011


Foi feito um minuto de silêncio durante o jogo, no horário do enterro do dirigente


Minuto de silêncio durante a Taça Escudo: homenagem a Yohsito Nomura
  Minuto de silêncio durante a Taça Escudo: homenagem a Yohsito Nomura

Ao meio-dia desta terça-feira, no momento em que uma missa de corpo presente era rezada no velório do Araçá, antecedendo o enterro de Yoshito Nomura, uma sirene soou no São Fernando Golf Club, em Cotia, parando a disputa da Taça Escudo e dando início a um minuto de silêncio em homenagem ao dirigente morto na manhã segunda-feira, aos 85 anos, em casa, vítima de enfarte. Menos de 20 horas antes de sua morte, Nomura tinha, como diretor da Comissão de Arbitragem da Federação Paulista de Golfe, percorrido do São Fernando para confirmar se as marcações de campo estavam corretas para a primeira rodada da competição feminina que reúne equipes e seis jogadoras de 12 clubes paulistas.

Quem pode, foi levar sua homenagem pessoalmente a Nomura, que teve seu enterro, no cemitério do Araçá, acompanhado por mais de uma centena de amigos, parentes, golfistas e dirigentes do esporte. A mulher, Emi, acompanhada da filha Tiemi, que chegou dos Estados Unidos momentos antes para se despedir do pai, receberam os pêsames no local.

Homenagens – Clubes e entidades do golfe brasileiro mandaram uma dezena de coroas de flores que enfeitaram e cobriram todo o espaço disponível no velório. Rachid Orra, presidente da Confederação Brasileira de Golfe (CBG), e ex-presidentes como Pedro Cominese, que veio especialmente do Paraná para a despedida, e Luiz Arthur Caselli Guimarães Filho, também estiveram presentes, ao lado de Manuel Gama, presidente da Federação Paulista de Golfe (FPG), e Márcio de Melo, ex-presidente da entidade. Adauto Kiyota, outro ex-presidente da FPG, não pode estar presente, mas se fez representar por sua esposa Júlia.

Antônio Nascimento representou a PGA do Brasil ao lado de outros profissionais, enquanto diversos jogadores e dirigentes do São Paulo GC e do São Fernando GC, clubes dos quais Nomura era sócio, se juntaram aos amigos para a despedida. Nomura foi sepultado no jazigo da família, deixando em todos a certeza da imensa perda que o golfe brasileiro estava sofrendo com a partida desse que foi um exemplo de paixão pelo esporte.

Discurso – Muneki Tikasawa, que sucedeu o fundador Nomura, em 2010, na presidência da Associação Nikkei de Golfe do Brasil, que tem mais de 3,5 mil associados, leu um discurso em homenagem ao amigo, mas quase não chega ao fim, voz embargada pelo choro incontido. A cerimônia terminou com aplausos para aquele que foi um dos mais importantes dirigentes e árbitros do golfe brasileiro, uma vida toda dedicada ao golfe e a promover o que há de melhor no esporte, sobretudo entre as crianças e adolescentes.

Nomura foi duas vezes presidente da Federação Paulista de Golfe, de 1988 a 1990 e de 1993 a 1994, e trabalhou como dirigente da entidade por 35 anos. Atualmente, ocupava a presidência da Comissão de Arbitragem da FPG.Apesar de doente, Nomura, que tem uma Taça infantil em seu nome, não ficou longe do golfe, continuando a trabalhar como árbitro em todos os torneios que pode. Seu último torneio foi há uma semana, no Aberto Bandeirantes, onde atuou como árbitro.

  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course

  • Golfe 2016

    Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados