Juvenil de Inverno: Gui Yoshikawa e Maria Eugenia Peres lideram torneio do WAGR, no Damha

05/10/2024

Competição prevista para julho, foi adiada por três meses por causa das enchentes no RS

Gui Yoshiokawa, na Damha: liderança isolada. Foto: Thais Pastor/F2 Assessoria

Guilherme Yoshikawa, de Bastos, e Maria Eugenia Peres, do Porto Alegre Country Club, assumiram a liderança do Campeonato Juvenil de Inverno do Estado de São Paulo, que começou a ser jogado nesta sexta-feira, 4 de outubro, e prossegue até domingo, 6, no Damha Golf Club, em São Carlos. Esta é a 12ª competição válida para o ranking mundial amador de golfe (WAGR) que a Federação Paulista de Golfe (FPGolfe) organiza em 2024. O torneio vale ainda para o Ranking Nacional Juvenil e para os rankings da FPGolfe.

Como o próprio nome indica, o Juvenil de Inverno estava previsto para ser jogado em julho, nas férias escolares, mas foi adiado por quase três meses, e está sendo jogado na primavera, em respeito aos juvenis gaúchos que são parte muito importante dos golfistas de alto rendimento de até 18 anos do Brasil.

Por causa das enchentes que provocaram uma tragédia nunca vista antes no Rio Grande do Sul, a partir do final de abril, fechando o aeroporto internacional da capital e interditando centenas de estradas, além de provocarem mais de 180 mortes e deixarem milhares de desabrigados, esses golfistas tinham dificuldade para viajar e mesmo para treinar.

Respeito – A decisão do adiamento, tomada pela FPGolfe, atendendo a um pedido das partes interessadas e ouvida a Confederação Brasileira de Golfe, teve como objetivo respeitar e preservar o direito dos juvenis gaúchos participarem do torneio do ranking mundial em igualdade de condições com os demais atletas, buscando os pontos que são decisivos para a maioria deles que tentem se classificar para as principais competições internacionais, como o LAAC e o WALA, além de almejar bolsas de estudo para jogar na NCAA, nos Estados Unidos.

Infelizmente, dada a grande quantidade de competições previamente agendadas no calendário da maior federação de golfe do Brasil, que reúne 53 clubes filiados e realiza quase uma centena de competições por ano, o torneio coincidiu com o período letivo e ainda terminou no final de semana das eleições. Mas, apesar dos problemas que a troca de datas gerou, o principal objetivo, que era respeitar os atletas de alto rendimento, foi atingido, com o Juvenil de Inverno atraindo sete dos oito primeiros colocados do ranking juvenil masculino, incluindo todos os cinco primeiros colocados, e quatro das cinco melhores do feminino, das quais três gaúchas que estão entre as Top 5 do Brasil. Ao todo, participam 38 atletas de alto rendimento (incluindo sete gaúchos), de cinco estados (SP, PR, RS, MG e AM) e do Distrito Federal, além de um paraguaio.

Lideranças – Gui Yoshikawa fez quatro birdies na estreia para jogar 70 tacadas, duas abaixo do par e uma à frente de Eduardo Matarazzo, do São Fernando, atual campeão brasileiro juvenil, que também fez quatro birdies para jogar 71, uma abaixo. O paraguaio Alejandro Echague vem em terceiro, com 73 tacadas, seguido por dois jogadores com 75: Arthur Fernandes, do São Fernando, que lidera entre os pré-juvenis (14 e 15 anos), e Nicolas Lima, de Maringá. Gustavo Giacometti, do Graciosa, atual campeão brasileiro pré-juvenil, vem em segundo em sua categoria, com 77.

Entre as meninas, a gaúcha Maria Eugenia Peres lidera com 72 tacadas, o par do campo, quatro à frente de duas jogadoras, com 76: Beatriz Menga, do São Fernando, que estragou sua volta com um triplo bogey-7, no 17, e Maria Antônia Gavião, do Belém Novo (RS), que além de um quádruplo bogey-8, na primeira metade do campo, fechou o dia com dois bogeys nos três buracos finais.

Mais destaques – Maria Eduarda Cheuiche, de Pelotas, ficou em quarto, com 76, seguida por Maria Eduarda Souza, a Dudinha, do Arujá, com 78. Na classificação exclusiva para juvenis, Bia Menga e Gavião lideram com 76, seguidas por Dudinha, com 78. Não há meninas das categorias mais jovens em campo.

Na masculina até 13 anos, Daniel Esteves, de Iguaraçu (PR), lidera com 80 tacadas, seguido por Henrique Cachapuz, de Porto Alegre, com 81, e por Martin Matarazzo, com 82. Na até 11 anos, Lorenzo Almeida, do São Paulo Golf Club, jogou 74 e lidera à frente de dois gaúchos: Lucas Soares, com 77, e Inácio Gigena, com 83. Na até 10 anos, que joga apenas 9 buracos por dia, Otavio Leite Sales, de Indaiatuba, estreou com 43.

Resultados e horários de saída

 

  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course

  • Golfe 2016

    Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados