Juvenis: competição internacional volta após dez anos

13/07/2010


Campeonato de Inverno de São Paulo terá jogadores do Chile e Paraguai e muitas atrações


Luiz Jacintho: favorito para vencer competição internacional de golfe juvenil
  Luiz Jacintho: favorito para vencer competição internacional de golfe juvenil

Dez anos depois de sua primeira edição a Copa Internacional de Golfe Juvenil volta ao calendário do golfe paulista durante a disputa do 7º Campeonato Juvenil de Inverno do Estado de São Paulo, um verdadeiro festival de golfe para jogadores de até 18 anos, que vai ser jogado de quarta a domingo, no Arujá Golf Clube juntamente com a 15ª Copa Infantil – Taça Yoshito Nomura e a 4ª rodada do Golfe Nota 10, programa da Federação Paulista de Golfe, que comemora três anos de sucesso.

A Copa Internacional reunirá seis equipes compostas por três jogadores cada, valendo somente os dois melhores resultados de cada time. Vão a campo equipes representantes da FPG, Federação Paranaense e Catarinense, Federação Riograndense, Brasil (com jogadores de outros estados), Chile e Paraguai. Segundo a diretoria da FPG, o objetivo da competição é atrair a vinda ao País de observadores estrangeiros e facilitar aos jovens golfistas brasileiros que mais se destacarem a obtenção de bolsas de estudo nas principais universidades dos Estados Unidos, Canadá e Europa, por exemplo.

História – A I Copa Internacional de Golfe Juvenil foi disputada em 2000, no campo do Terras de São José GC, em Itu, reunindo equipes com dois meninos e uma menina de dez países, incluindo o Brasil. O gaúcho Felipe Lessa, então com 12 anos, bateu driver para o green do buraco 18, um par 5, no terceiro dia, para ficar com um putt para eagle, que ele errou, mas o birdie bastou para lhe dar o título individual. O segundo melhor brasileiro foi Felipe Almeida, que somou 234 tacadas para ficar em 11º lugar entre 46 jogadores.

Daniel Barbetti, da Argentina, hoje profissional, foi vice-campeão, três tacadas atrás de Torito. Clodomiro Caranza, também da Argentina, jogou 72, o melhor resultado da volta final, para terminar em terceiro na classificação individual e dar a seu país o título por equipes do torneio. No feminino, a colombiana Maria Loza foi a campeã, seguida por Sofia Gorelik, da Argentina, e pela mexicana Cristina Gonzalez.

Destaques – Luís Antonio Jacintho e Julia Shin, líderes do ranking juvenil do Estado de São Paulo, estão entre os favoritos ao título, ao lado dos paraguaios Nicolas Torcida, Isamu Murakami e Milagros Chavez Peña; dos chilenos Alan Feinoso, Pastor Aguirre e Daniela Gonzalez; dos catarinenses Antônio Almeida Douat e Luís Felipe Pujol; do gaúcho Sandro Gonçalves Tavares; e o também paulista Felipe Gonzalez, do Damha.

As outras três competições programadas para este meio de semana, no Arujá, não terão a participação de estrangeiros, mas são igualmente importantes. O Campeonato Juvenil de Inverno será jogado num total de 54 buracos, sendo 18 por dia, e conta pontos para os rankings scratch e por handicap índex. Já a Copa Infantil – Taça Yoshito Nomura e a 4ª rodada do Golfe Nota 10 são reservadas a jogadores iniciantes, sem handicap oficial.

  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course

  • Golfe 2016

    Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados