Juvenis e Juniores: brasileiros são favoritos na Faldo Series

26/07/2011


Torneio vale ainda para Paulista de Inverno by Embrase e para o Tour Nacional HSB


   Felipe Navarro na etapa sul-americana da Faldo Series: maior circuito de golfe do mundo até 21 anos
    Felipe Navarro na etapa sul-americana da Faldo Series: maior circuito de golfe do mundo até 21 anos

Com 15 dos 20 jogadores em campo com handicap abaixo de 3, o Brasil é o favorito para conquistar os principais títulos da categoria masculina da etapa sul-americana da Faldo Series, de quarta a sexta, no campo do Damha Golf Club, em São Carlos, que recebe sua primeira grande competição internacional. O torneio vale ainda para o Campeonato Juvenil e Junior de Inverno do Estado de São Paulo, que tem patrocínio da Embrase, e para a terceira das quatro etapas do HSBC Tour Nacional Juvenil de Golfe.

Felipe Navarro, paulista radicado no Rio, de handicap +3,2, é um dos principais favoritos ao título, depois de ter jogado importantes competições internacionais em junho, como o St. Andrews Links Trophy e o British Amateur, além de ter sido um dos destaques do Amador Brasileiro encerrado domingo, no Gávea. O mineiro Tomas Pimenta, que joga nos EUA pela equipe da Pardue University e venceu um campeonato do ranking nacional adulto este ano é outro que vem do Amador do Brasil.

Destaques – Outros destaque são Patrick Murray, do São Fernando, que liderou boa parte do primeiro dia do Amador, onde terminou entre os dez primeiros, além de Bernardo Willemsens, Gabriel Casinelli, Pedro Junqueira, Leonardo Kitahara, Thor Salen e Daniel Ishii, do Rio de Janeiro; Luigi Pedrinola, Ivan Tsukazan e Jefferson Yang, de São Paulo; Henrique Pombo, Antônio Douat, do Paraná; Eder Cisternas, do Minas; e Alan Drietrichkeit, do Rio Grande do Sul.

Entre os estrangeiros, os destaques são os chilenos Juan Cerda e Gustavo Silva, que acabam de conquistar a Taça Mário Gonzalez, competição internacional de duplas paralela ao Amador do Brasil, disputada por oito países sul-americanos. Eles ficaram em 10º e 15º lugar, respectivamente. O uruguaio Juan Alvarez, 11º colocado no Amador do Brasil, e os paraguaios Randall Murdoch e Gustavo Vaccaro, são outros destaques entre os jogadores internacionais.

Mulheres – No feminino, o Brasil vai ser representado por uma forte grupo de jogadoras, mas o equilíbrio com as estrangeiras é bem maior. O destaque entre as visitantes é a paraguaia Paloma Vaccaro, campeã até 16 anos da etapa sul-americana da Faldo Series de 2010, no Paraná, e campeã geral do Brasileiro Juvenil deste ano. Outras fortes estrangeiras são as chilenas Macarena Haupt, Daniela Gonzalez, Maria Jose Lathrop, Florência Grez e Maria Jose Gonzalez, a maior delegação de fora do Brasil. Competem ainda as paraguaias Anahí Servin e Alessadra Arza.

Os destaques do Brasil são a paulista Daniela Murray, quarta colocada do Amador do Brasil encerrado domingo; a paulista Julia Shim; a carioca Ana Paula Costa, campeã da Faldo Series sul-americana de 2010 na categoria até 21 anos; e a paranaense Júlia Debowski, campeã até 15 anos e vice-campeã brasileira juvenil geral de 2011.

Importância – Este será o quarto ano consecutivo em que o Brasil sedia o Faldo Series South America Championship, nome oficial do torneio, que funciona como uma seletiva sul-americana para a final mundial do circuito criado pelo inglês Sir Nick Faldo, campeão de seis majors (três Masters e três British Opens), há 15 anos, para revelar novos valores para o golfe internacional. Este ano, além da etapa do Damha, haverá outros 16 torneios classificatórios da Faldo Series, na Inglaterra, Irlanda do Norte, República Checa, Gales, Rússia, Grécia, Holanda, Alemanha e Eslováquia.

A 15ª Faldo Series Grand Final será jogada de 12 a 14 de setembro no Faldo Course do Lough Erne Resort, em Co. Fermanagh, na Irlanda do Norte. O Brasil já sediou a final mundial da competição em 2008 e 2009. Os vencedores de cada categoria das etapas classificatórias como a sul-americana, classificam-se para disputar a Faldo Series Grand Final. Já os vencedores de cada categoria da Grand Final garantem vaga na Faldo Series Asia Final, que será jogada em 2012, em Mission Hills, na China.

Brasileiros – Graças à etapa sul-americana, o Brasil já venceu duas vezes a final mundial e chegou ao torneio de Mission Hills. O primeiro foi Rafael Becker, campeão da categoria até 18 anos, na final de 2008, na Bahia. Depois foi vez de Pedro da Costa Lima, o Pepê, ser campeão da categoria até 21 anos, no Rio. Além de vencer em sua categoria na final mundial, Pepê esteve muito perto de levar o título geral, terminando empatado em terceiro lugar, apenas duas tacadas atrás do campeão.

Em 2010, a final sul-americana da Faldo Séries foi disputada no Paraná, com Daniel Stapff vencendo Rafael Becker num playoff pelo título geral do torneio. Além de Daniel, que foi campeão geral da etapa e da categoria de 19 a 21 anos, o Brasil teve outros dois jogadores campeões de suas categorias se classificando para a final mundial: o paranaense Henrique Souza Pombo, campeão até 16 anos, e a carioca Ana Paula Costa, que levou o título feminino de 17 a 21 anos.

  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course

  • Golfe 2016

    Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados