Juvenis: Herik vira jogo ao superar Boettcher no 3º buraco extra

02/02/2015


Negrini, do Damha, termina em terceiro lugar. Lauren vence mais uma no feminino


Herik Machado: abrindo última temporada juvenil de golfe com vitória de virada, no Curitinano
Herik Machado: abrindo última temporada juvenil de golfe com vitória de virada, no Curitinano

por: Ricardo Fonseca

O gaúcho Herik Machado superou o também gaúcho Rohan Boettcher com um birdie no terceiro buraco extra para vencer a segunda etapa do Tour Nacional Juvenil de 2015, encerrada neste domingo, no Clube Curitibano, no Paraná. No feminino, Lauren Grinberg conquistou seu segundo título consecutivo, após ter estreado com vitória no Campeonato Juvenil de Verão do Estado de São Paulo, em janeiro, que valeu como primeira etapa do circuito juvenil nacional.

Herik, que vem de competições internacionais seguidas – jogou nos campeonato amadores Latino-Americano e Sul-Americano – terminou o torneio com 210 (70-71-69) tacadas, seis abaixo do par, empatado com Boettcher (69-69-72), que vinha de um terceiro lugar em São Paulo e liderou esse torneio desde o primeiro dia. Eles empataram o primeiro buraco do desempate com birdie e o segundo com par. No terceiro buraco do playoff, Herik deixou perto da bandeira para fazer birdie, enquanto Boettcher ia na banca para fazer bogey.

Virada – Boettcher começou o dia vencendo por três e aguentou a pressão de Herik, que fez três birdies nos primeiros oito buracos, ao manter a vantagem com eagle no 2 e birdie no 8. Boettcher fez bogey no 9, mas um duplo bogey de Herik no 10 ampliou sua vantagem para quatro tacadas, restando oito buracos a jogar. Mas Boettcher fez bogeys seguidos no 11 e no 12, para jogar sua única volta acima de 70 na semana, enquanto Herik fazia os dois birdies que precisava para empatar o jogo.

Marcos Negrini, do Damha Golf Club completou o pódio ao terminar em terceiro com 216 (72-71-73) tacadas, o para do campo. Pedro Nagayama, do São Fernando, ficou em quarto, com cinco acima, empatado com o paranaense Ulisses Júnior.

Essas cinco posições se repetiram na categoria juvenil, até 18 anos. Na pré-juvenil, até 15 anos, Daniel Celestino venceu com 225 tacadas e uma de vantagem sobre Thomas Choi. Fred Biondi ficou em terceiro com 239. Na categoria até 13 anos, Tomas Afonso Ribeiro venceu com 242 tacadas e 10 de vantagem sobre o argentino Mariano Andres Racca. Jack Loughridge veio a seguir com 254. E na até 11 anos, venceu Renato da Silva Filho, com 273, contra 286 de Gabriel Mercer Gallego e 323 de Andreas Olivê de Carli.

Feminino – Entre as meninas, Lauren foi campeã com 236 (80-78-78) tacadas, 20 acima do par, seguida por Luíza Caetano, com 238, e Rachel Ventriglia, líder do primeiro dia, com 245. Como a campeã não conseguiu jogar abaixo de 78 em nenhuma rodada, o torneio feminino está ameaçado de não valer para o ranking mundial feminino pela segunda vez consecutiva, como já havia acontecido em São Paulo. Para um evento valer pontos, a campeã precisa jogar uma volta ao menos abaixo do score base, que é de 78.

Rachel foi a campeã da categoria até 18 anos, seguida por Thuane Oliveira, com 251 e por Célia Luz, com 252. Na até 15 anos, Lauren e Luíza foram seguidas por Sophia Campos, terceira colocada com 253. Na até 13 anos o pódio teve Maria Julia Ribeiro (320), Annie Santos (321) e Meilin Hoshino (329).

A Federação Paranaense e Catarinense de golfe, que organizou o torneio, ofereceu sorvetes, balas, churros e cachorro quente para os jogadores. O sistema oficial de resultados Blue Golf, que não funcionou em São Paulo, desta vez teve a ajuda dos país dos golfistas.

  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course

  • Golfe 2016

    Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados