LAAC: Tourinho estreia em 12º em busca de vaga no Masters

16/01/2015


Kenji e Junqueira fazem voltas de recuperação para empatar em 23º. Hoje é dia de corte


Tourinho bate ferro no 9, com símbolo do torneio como marca de tee: melhor brasileiro em campo
Tourinho bate ferro no 9, com símbolo do torneio como marca de tee: melhor brasileiro em campo

por: Ricardo Fonseca – Fotos: Thais Pastor, enviados especiais a Buenos Aires

Os três jogadores do Itanhangá que disputam o Latin America Amateur Championship (LAAC), todos jogando à tarde, foram os destaques do Brasil na rodada de abertura do torneio que vale vaga para o Masters e está sendo disputado por 108 jogadores de 28 países da América do Sul, Central, Caribe e México no Pilar Golfe, em Buenos Aires, na Argentina. André Tourinho, bicampeão brasileiro amador, foi o destaque do grupo ao fazer cinco birdies para jogar 70, duas abaixo, e estrear em 12º lugar, a duas tacadas de quatro líderes, mas todos os seis brasileiros em campo ainda têm condições de passar o corte que deixará apenas os 60 primeiros e empatados em campo após a rodada desta sexta-feira.

Leia também:
Casa de Campo sediará competição de 2016
Dirigentes dizem que não escolheram o campo olímpico para rodízio entre regiões

Tourinho começou o dia com um bogey no 2, de par 5, mas reagiu com três birdies seguidos do buraco 5 ao 7. No 8, um par 3, ele deixou a bola a menos de um metro bandeira, mas errou o putt que o teria levado a três abaixo e à liderança temporária do torneio. No 9, Tourinho bateu o drive para a água à esquerda, que separa os greens geminados que fecham as duas metades do campo e ainda fez um bom bogey para jogar uma abaixo de ida. Ele fez novo bogey no 12, mas reagiu com birdies no 13, o par 5 mais fácil do campo, e no 16, para mostrar porque vinha sendo apontado entre os favoritos ao título.

Pedro e Kenji – Pedro Junqueira, que saiu pelo tee do 10, fez birdies no 14 e no 15 para aparecer em segundo lugar no placar, mas devolveu uma tacada no 17 para jogar uma abaixo de ida. Mas um triplo bogey no 2 quase estraga seu dia. Junqueira reagiu com birdies no 3 e no 5 para volta ao par de campo e estrear com um bom 23º lugar, empatado com mais 11 jogadores.

Entre eles está Daniel Kenji Ishii, que também saiu pelo 10 e fez seis birdies para jogar o par de campo. Kenji começou com um bogey no 11, mas reagiu com birdies no 17 e 18 para jogar uma abaixo de ida. No 1, um adversário levantou sua bola, achando se tratar de uma provisória de outro integrante do grupo, e Kenji bateu bola errada, sendo penalizado em duas tacadas, para fazer duplo bogey. Após um birdie no 3 ele voltou a faze duplo bogey, no 5, seguido de bogey no 6, para ficar em situação desesperado. Mas Kenji reagiu ao fechar o dia com três birdies seguidos (7 ao 9) e ver renascer suas a de ir a Augusta.

Mais brasileiros – Os outros três brasileiros jogaram pela manhã, quando não havia vento e os greens estavam mais úmidos e macios por causa das chuvas da véspera, mas não foram bem. O melhor deles foi Luiz Jactinho, que saiu pelo 10 e jogou uma acima de ida, com um duplo bogey e um birdie no 17, onde deixou a bola dada para hole-in-one. Após três bogeys nos cinco primeiros buracos da segunda metade do campo, Jacintho reagiu com dois birdies nos três buracos finais para jogar 74, duas acima, e estrear em 46º, dentro da linha de corte.

Já Herik Machado, que fez apenas um birdie, no 13, e cinco bogeys, com quatro greens de três putts, jogou 76, quatro acima, para estrear na linha de corte. Uma tacada atrás, com 77, cinco acima, vez Tomaz Pinheiro, que jogou uma abaixo de ida, mas perdeu o controle do jogo após um triplo bogey no 12, seguido de um duplo bogey, dois bogeys e um birdie, seu quarto do dia, no 17. Tanto ele como Jacintho fizeram birdies nos mesmos três buracos de par 3, os de número 6, 8 e 17, sendo os dois últimos em greens geminados.

Liderança – O primeiro dia do LAAC começou com quatro jogadores empatados em primeiro, incluindo o uruguaio Juan Alvarez, que já teve excelentes resultados no Brasil. Alvarez fez cinco birdies e apenas um bogey para jogar 68, quatro abaixo, e dividir o primeiro lugar com o mexicano Álvaro Ortiz, com o argentino Gaston Bertinotti e o jamaicano Ian Facey, que também marcaram 68.

Outros sete jogadores empataram a seguir, com 69, três abaixo, entre eles os argentinos Joaquin Bonjour, outro velho conhecido dos brasileiros, Alejandro Tosti, outro dos favoritos ao título e Jaime Lopez Rivarola. O chileno Guilherme Pereira, número 6 do ranking mundial amador e jogador mais bem ranqueado em campo, fez três birdies e três bogeys, incluindo um de três putts no buraco final, para estrear no par do campo.

TV ao vivo – A ESPN + transmite a segunda rodada ao vivo para o Brasil das 16 horas às 18 horas. Nesta quinta, a TV mostrou apenas Tourinho entre os brasileiros. Hoje Jacintho, Herik e Pinheiro jogam à tarde, no horário da transmissão. O LAAC é organizado pelo Masters, R&A e USGA e tem patrocínio da 3M, AT&T, UPS, Mercedes-Benz e Zurich, com IBM e Rolex como Scoring Partners.

  • Onde Jogar

    Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços

  • Turismo

    Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course

  • Golfe 2016

    Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50


  • Newsletter

    Golfe.esp.br - O Portal Brasileiro do Golfe

    © Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados