17/01/2015
Por: Ricardo Fonseca – Fotos: Thais Pastor, enviados especiais a Buenos Aires
Depois de fazer oito birdies, quatro deles seguidos na primeira metade do campo e outros dois embocando de fora do green, pela manhã, para ser o líder na sede, o carioca André Tourinho, bicampeão brasileiro, que defende o Itanhangá, terminou esta sexta-feira com seis abaixo do par, para somar oito abaixo (70-66) e se isolar na primeira colocação da edição inaugural do Latin America Amateur Championship (LAAC), competição que reúne 108 jogadores de 28 países, até domingo, no Pilar Golf, em Buenos Aires, na Argentina. O campeão ganhará vaga para o Masters de 2015, além de outros benefícios que fazem dessa a competição mais importante da região.
Veja também:
Assista aos melhores momentos da histórica liderança de Tourinho
Veja como o carioca ficou líder, o hole-in-one de Echavarria e o recorde de Dominguez
À tarde, o argentino Joaquim Bonjour, que fez nove birdies em 13 buracos, chegou a abrir três de vantagem na liderança, com 11 abaixo no total, antes de jogar duas bolas na água no buraco 17 de par 3, fazer um quádruplo bogey, jogar 68 e terminar o dia em segundo, com sete abaixo, empatado com o chileno Matias Dominguez, que fez oito birdies para jogar 65, sete abaixo, melhor volta do tornei, que igualou o recorde do campo e é o novo recorde da competição.
Brasileiros – Dos seis brasileiros que começaram o torneio, cinco passaram o corte que deixou apenas os 60 primeiros empatados no campo para as duas rodadas finais. Além de Tourinho, estarão defendendo o Brasil neste final de semana o carioca Daniel Kenji Ishii, também do Itanhangá, que vem em 25º, com duas acima (72-74); Pedro Junqueira, mais um do Itanhangá, 33º, com três acima (72-75); o mineiro Tomaz Pinheiro (77-73) e o gaúcho Herik Machado (76-74), ambos com seis acima, na 48ª colocação.
Nas fotos ao lado, de cima para baixo: Tourinho, Kenji, Junqueira,
Tomaz, Herik, Jacintho e Rich Lerner, do Golf Channel, entrevistando o
brasileiro líder do LAAC 2015
O único a não passar o corte foi Luiz Jacintho, que voltou a sentir uma contusão no ombro, piorou 12 tacadas em relação à estreia e ficou fora da linha de corte por oito tacadas, com 16 acima (74-86). Por causa da contusão, Jacintho foi obrigado a desistir de disputar o Campeonato Sul-Americano Individual, na próxima semana, em Lima, no Peru. Ele poderá ser substituído por Kenji, caso os organizadores aceitem a substituição de última hora por motivos médicos.
Após a sua volta, Tourinho deu seis entrevistas para redes de TV internacionais, em inglês, espanhol e português, além de uma concorrida coletiva de imprensa e entrevistas individuais para alguns dos jornalistas especializados em golfe mais importantes do mundo.
Corte – O corte do LAAC foi superado por 62 jogadores com até oito acima do par. Apenas os 14 primeiros estão abaixo do para após 36 buracos. A Argentina classificou nove de seus dez jogadores para a final, seguida pelo Chile, que teve todos os seis passando o corte. Além do Brasil, Colômbia, México e Porto Rico também classificaram cinco dos seis jogadores para as finais.
O dia foi marcado pelo novo recorde do campo, estabelecido por Dominguez, com sete abaixo (65) e pelo primeiro hole-in-one da história do LAAC, feito pelo colombiano Nicolas Echavarria no buraco 8, a caminho de jogar 71, somar uma abaixo e empatar em 12º lugar. Por causa da ameaça de novas chuvas fortes, como as que caíram no começo do noite, provocando transtornos, corte de energia e até mandando literalmente para o espaço a grande bola cheia de gás hélio com o logo do torneio que se desprendeu do driving range e sumiu no céu, a rodada deste sábado terá saídas pelos dois tees a partir das 7h20, com o pelotão indo a campo às 9h10.
TV ao vivo – A transmissão pela TV, prevista para ser ao vivo, poderá ser mostrada em VT, já que será das 13 horas às 15 horas, mas o torneio deverá terminar pouco depois das 13 horas. Mesmo assim vale a pena assistir para ver Tourinho em ação mais uma vez. Nas duas primeiras rodadas, ele foi o único brasileiro mostrado, nesta sexta com várias jogadas e direito a entrevista ao vivo, por telefone. No domingo a transmissão da volta final será das 14 horas às 16 horas, no Brasil, sempre pela ESPN+.
Pouco antes do pelotão formado por Tourinho, Bonjour e Dominguez, sairão a campo, às 8h50 o trio com mais três favoritos ao título, incluindo o uruguaio Juan Alvarez, quarto colocado com -5 (68-70), o colombiano Juan Sebastian Muñoz e o argentino Alejandro Tosti, ambos com cinco abaixo e os mesmos parciais (69-70). No antepenúltimo grupo jogam outros favoritos ao título: o chileno Gustavo Pereira, número 6 do ranking mundial amador de golfe a mais bem ranqueado do continente; o argentino Santiago Bauni e o mexicano Álvaro Ortiz.
Organização – O LAAC, que reúne jogadores da América do Sul, América Central, Caribe e México, é organizado pelo Masters, R&A e USGA e tem patrocínio da 3M, AT&T, UPS, Mercedes-Benz e Zurich, com IBM e Rolex como Scoring Partners.
Além da vaga no Masters, o campeão garantirá presença nas seletivas finais do US Open e do British Open, entrará direto no US Amateur e no British Amateur e em todas as competições oficias da USGA para as quais seja elegível. O vice-campeão e empatados também jogarão na seletiva final para o British Open, que este ano será em St. Andrews, e para o sectional qualifying (final) para o US Open, marcado para o Chambers Bay.
Como chegar. Dicas de hospedagem e alimentação. Preços e serviços
Aproveite o acordo entre a Pousada Travel Inn Trancoso e o Terravista Golf Course
Paris 2024: Corrida olímpica começa com o brasileiro Rafa Becker entre os Top 50
16/12/2024
13/12/2024
13/12/2024
10/12/2024
09/12/2024
09/12/2024
© Copyright 2009 - 2014 Golfe.esp.br. Todos os direitos reservados